Livro-reportagem de ((o))eco apresenta 11 travessias em unidades de conservação

Sabrina Rodrigues
segunda-feira, 30 julho 2018 0:29
Trilha na Chapada dos Guimarães. Foto: Duda Menegassi.

Nesta semana, durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), será lançado o livro “Travessias: uma aventura pelos parques nacionais do Brasil”. A obra é fruto de uma parceria entre ((o))eco e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e traz as reportagens produzidas pela jornalista Duda Menegassi, que percorreu 11 travessias em unidades de conservação federais. As trilhas acompanharam as comemorações dos 10 anos de existência do ICMBio e podem ser  lidas online na página de ((o))eco, sob a tag ICMBio 10 anos.

As caminhadas somaram aproximadamente 400 quilômetros de trilhas e percorreram várias das áreas protegidas mais belas e famosas do país, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE).

Por cima do cânion do rio Boca da Mata, no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais. Um visual de imensidões. Foto: Duda Menegassi.

Segundo a autora, o livro ajuda a marcar o momento nacional de abertura dos parques e aumento da visitação nas unidades de conservação, além do recém-criado Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso. “Quando eu fiz a primeira travessia do livro, em junho do ano passado, não havia nem um terço das trilhas sinalizadas que existem hoje. O movimento dos  gestores, servidores e voluntários engajados na implementação e sinalização dos percursos fez com que o Sistema Brasileiro de Trilhas nascesse e ganhasse corpo muito rápido. As reportagens do livro acompanham esse crescimento e também ajudam a divulgar esse atrativo que está ficando cada vez mais popular: a caminhada na natureza”, conta a jornalista.

Mais lançamentos

Além do livro das travessias, o ICMBio lançará outras 5 publicações: Atlas dos Manguezais do Brasil; Boas Práticas na Gestão de Unidades de Conservação; Manual de Sinalização de Trilhas; Centros de Pesquisa ICMBio – Especial 10 anos; Monitoramento Participativo da Biodiversidade. O órgão ambiental também lançará o documentário Parques do Brasil, feito em parceria com a EBC.

O evento será realizado no dia 1 de agosto, das 13:00 às 14:30, no Espaço de Eventos do CBUC.

Imagem: Capa do livro.
Lista completa das 11 ucs:

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT)

Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)

Reserva Extrativista Chico Mendes (AC)

Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE)

Parque Nacional da Tijuca (RJ)

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)

Floresta Nacional de Brasília (DF)

 

Imagem: Capa do livro. 

 

Leia Também

Estreia na França documentário de ((o))eco sobre desmatamento na Amazônia

“Sob a Pata do Boi” ganha prêmio no Festival Fredd, em Toulouse

Lançado o livro vermelho de espécies ameaçadas para crianças

 

 

 

1 comentário em “Livro-reportagem de ((o))eco apresenta 11 travessias em unidades de conservação”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.