Vídeo que viralizou de felino não é onça, nem é na Urca

Duda Menegassi
quarta-feira, 6 maio 2020 15:52
No vídeo que circulou nas redes é possível ver o felino andando na encosta do morro, com o Pão de Açúcar ao fundo.

Ontem (05), começou a circular pelas redes um vídeo que mostra um felino caminhando pela encosta de um morro enquanto ao fundo aparece o bondinho do Pão de Açúcar. A presença do morro icônico da paisagem carioca levou muitas pessoas a associarem o local à Urca, mas o local que aparece na filmagem é na verdade o Morro da Viúva, localizado no Flamengo. Sobre o felino protagonista em questão ao que tudo indica é um gato doméstico, ao contrário das especulações feitas nos comentários de que poderia ser uma onça-parda.

((o))eco conversou com o biólogo carioca Izar Aximoff, especialista em mamíferos, e ele esclarece que mesmo com a qualidade ruim do vídeo, é possível afirmar com certeza que é um gato doméstico. Ele explica que “o Morro da Viúva é uma área muito pequena e cercada de prédios. Para você ter um felino silvestre, mesmo que seja de pequeno porte ali é complicado porque esses são animais que dependem de uma área grande para se alimentar e viver. Além disso, na cidade do Rio de Janeiro inteira não há, a não ser no Parque Estadual da Pedra Branca [que fica na zona oeste da cidade], registro de ocorrência de felinos silvestres. No Parque Nacional da Tijuca não tem, nem em nenhuma das unidades de conservação da zona sul. Então de onde viria esse bicho?”.

No Google Earth é possível enxergar o Morro da Viúva (ponto vermelho) em relação ao Pão de Açúcar. Fonte: Google

O biólogo conta ainda que quando o vídeo começou a circular, foi pesquisar no Google os termos “gato doméstico Morro da Viúva” e, para sua surpresa, encontrou um anúncio de uma moradora do entorno do morro que dizia ter perdido seu gato, Jamie, “todo amarelo com rajado ferrugem, olhos verdes, queixo branco, grandão (6kg)”, conforme a descrição do banner de ‘procura-se’, onde também estava a data do desaparecimento de Jamie: agosto de 2019.

“Eu vi essa imagem do gatão amarelo e comecei a rir. E aí liguei para ela, falando que podia ser, inclusive, o gato dela no vídeo. E ela me contou que já tinha subido o Morro da Viúva em busca de Jamie e descobriu que tem um monte de gatos domésticos circulando lá, inclusive vários amarelos e de tamanho acima do normal. E a história é essa, mistério resolvido, com certeza era um desses gatos, ou o próprio Jamie, que continua desaparecido”, narra Izar.

O Morro da Viúva é uma Área de Proteção Ambiental (APA) criada pela Prefeitura do Rio em 12 de dezembro de 1997 (Lei nº 2.611/1997). No morro há presença de moradores, além de um antigo reservatório da cidade. Por ser rodeado de prédios e literalmente “tampado” da paisagem, muitos cariocas nem sabem de sua existência, apesar dele estar localizado no Flamengo, aos pés da Baía de Guanabara.

Assista ao vídeo:

 

 

Leia também

Mais da metade das unidades de conservação cariocas não tem gestor

Baía de Guanabara com águas cristalinas não é por causa da quarentena

1 comentário em “Vídeo que viralizou de felino não é onça, nem é na Urca”

  1. Da pra ver que é um gato doméstico,se compara-lo aos 2 urubus que ele está espreitando no final do vídeo…no canto esquerdo da tela quando ele para e olha fixamente pra os urubus ,dpois vai em direção ao mato!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.