Notícias

Embaixadores da Noruega e Alemanha não descartam saída do Fundo Amazônia

Autoridades se reuniram nesta quarta-feira (03) com ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Até fim de julho, decisão sobre o fundo será tomada

Claudio Angelo · Daniele Bragança ·
3 de julho de 2019 · 5 anos atrás
O ministro Ricardo Salles. Foto: Foto: Roque de Sá/Agência Senado.

Representantes da Noruega e da Alemanha disseram nesta quarta-feira (03) que pretendem trabalhar para a manutenção do Fundo Amazônia, mas não descartam a saída caso ocorra mudanças profundas nos projetos aprovados pelo fundo. Novas reuniões serão feitas entre os embaixadores e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, até meados de julho. 

“Queremos evitar o worst case (pior cenário)”, disse o embaixador alemão, Georg Witschel, a jornalistas após uma reunião com Salles e com seu colega norueguês, Nils Gunneng. “Existe essa possibilidade, mas queremos evitar.” 

Gunneng disse que a extinção dos dois comitês do Fundo Amazônia, o Cofa (Comitê Orientador) e o CTFA (Comitê Técnico), no último dia 28, pegou os doadores do fundo de surpresa, mas que recebeu garantia de Salles de que “o diálogo continua e que temos oportunidade de chegar a uma conclusão boa para todos”.

Salles afirmou que o fim do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa) no dia 28 de junho ocorreu por causa do decreto do revogaço, mas como o entendimento do Ministério do Meio Ambiente é de que a extinção do conselho não afetará projetos já em andamento, apenas os futuros, não era preciso correr para criar outro. 

O Cofa era formado por representantes do governo federal, governos estaduais amazônicos e sociedade civil. Cada membro tinha mandato de dois anos e direito a um voto dentro de seu bloco.

Os embaixadores e o ministro evitaram entrar em detalhes sobre a negociação em andamento, mas Witschel sinalizou que, para os doadores, é crucial que a nova estrutura do COFA, se e quando for recriado, tenha participação de governo federal, Estados e sociedade civil – como era antes da extinção. 

O MMA havia chegado a desenhar uma proposta de comitê com sete membros, cinco deles do governo federal. A proposta foi rejeitada pelos dois países europeus, que no dia 11 de junho divulgaram uma carta conjunta dizendo que estavam satisfeitos com a governança do Fundo Amazônia e viam as sugestões do governo como quebra de contrato.

“Entendemos que o ministro precisa de um pouco mais de tempo”, disse Witschel, referindo-se à necessidade de Salles de discutir o Fundo Amazônia com o novo presidente do BNDES, Gustavo Montezano. O assunto também será discutido com o ministro alemão da Cooperação e Desenvolvimento, Gerd Müller, que vem ao Brasil na próxima semana.

Salles desconversou quando foi questionado pelos jornalistas sobre as supostas “irregularidades” encontradas por ele no fundo, objeto de uma entrevista coletiva inusitada em maio − na qual nenhuma evidência foi apresentada. 

O ministro disse ser uma “discussão interna” a ser feita com o BNDES, mas que o que interessa agora é o futuro. “Não queremos discutir o passado. Queremos olhar para a frente.”

 

Leia Também 

Maiores doadores, Noruega e Alemanha rejeitam mudanças no Fundo Amazônia

Embaixada da Alemanha e entidades ambientais contradizem declarações de Salles sobre Fundo Amazônia

Governo anuncia que prepara um decreto para alterar regras do Fundo Amazônia

 

 

  • Claudio Angelo

    Jornalista, coordenador de Comunicação do Observatório do Clima e autor de "A Espiral da Morte – como a humanidade alterou a ...

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
27 de maio de 2019

Governo anuncia que prepara um decreto para alterar regras do Fundo Amazônia

Ricardo Salles se reuniu na tarde de segunda-feira (27) com representantes das embaixadas da Noruega e da Alemanha e declarou que governo federal estuda formular decreto para mudar regras

Reportagens
17 de maio de 2019

Embaixada da Alemanha e entidades ambientais contradizem declarações de Salles sobre Fundo Amazônia

Em coletiva, ministro do Meio Ambiente afirmou que há irregularidades em contratos do Fundo Amazônia. Auditoria foi feita pelo MMA sem apoio da Controladoria-Geral da União

Salada Verde
11 de junho de 2019

Maiores doadores, Noruega e Alemanha rejeitam mudanças no Fundo Amazônia

Proposta de mudanças não foi aceita pelos principais doadores do Fundo Amazônia, que financia combate ao desmatamento na Amazônia e manutenção da floresta em pé

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Flávio diz:

    Sim. Aparentemente Salles está conseguindo quebrar a espinha dorsal de uma das ingerências externas no pais. O que o Eco omite é que Salles questiona a gestão do fundo: O Governo recebe mas não consegue determinar o destino do fundo que é usado por ONGs e movimentos sociais sem a necessária aderência aos interesses do país. O trágico da história é o desserviço que a extrema imprensa e alguns ambientalistas prestam ao pais.
    Em tempo, muito esclarecedora a fala do ministro para a Jovem Pan hoje:


    1. Paulo diz:

      Continuo afirmando, ou é atrapalhado, pq não sabe o que fala, ou não quer ninguém verificando, se suas falas tem veracidade.

      Pergunto o que são" aos interesses do país", confuso também esta escrita.

      Muita cortina nebulosa e pouca transparência. Começa a ficar muito parecido aos governos passados.