Em Rondônia, madeireiros colocam fogo em caminhão-tanque do Ibama

Em Rondônia, madeireiros colocam fogo em caminhão-tanque do Ibama

Daniele Bragança
sexta-feira, 5 julho 2019 6:48
Caminhão queimado. Foto: Divulgação.

Um caminhão-tanque que estava a serviço do Ibama foi incendiado nesta quinta-feira (04) em Rondônia, um dos estados mais desmatados da Amazônia. A ação ocorreu no distrito de Boa Vista do Pacarana, no município de Espigão do Oeste (RO). Ninguém ficou ferido, mas os agentes ambientais e o motorista tiveram que ser resgatados pela Polícia Federal e a Polícia Militar.

O Ibama realiza operação na região usando helicópteros. As aeronaves seriam abastecidas com o querosene de aviação que estava sendo transportado pelo caminhão-tanque.

Há uma operação em curso para reprimir a retirada ilegal de madeira na Terra Indígena Roosevelt, habitada pelos povos Apurinã e Cinta larga.

Segundo relatos da Folha, o motorista foi rendido e retirado do veículo. O Ministério do Meio Ambiente não divulgou nota sobre o ocorrido.

Os madeireiros invadem terras públicas de áreas ainda preservadas, como terras indígenas e unidades de conservação, para roubar madeiras. Em abril, o presidente Jair Bolsonaro desautorizou a queima de tratores encontrados desmatando ilegalmente essas áreas. Na ocasião, agentes ambientais colocaram fogo em tratores de madeireiros ilegais que invadiram a Floresta Nacional do Jamari. Políticos locais reclamaram com o presidente, que desautorizou a operação.

 

Leia Também 

Bolsonaro desautoriza operação do Ibama em UC desmatada

MPF recomenda intensificar fiscalização desautorizada por Bolsonaro

Projeto quer impedir Ibama de destruir equipamentos durante fiscalização

 

1 comentário em “Em Rondônia, madeireiros colocam fogo em caminhão-tanque do Ibama”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.