Salada Verde

Governo não pretende criar nenhuma unidade de conservação, diz presidente do ICMBio

Em entrevista à TV Brasil, Homero de Giorge Cerqueira confunde conceitos, erra números e demonstra que ainda não entendeu o tamanho da missão do órgão que preside

Daniele Bragança ·
8 de março de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O presidente do ICMBio, coronel da PM Homero de Giorge Cerqueira, afirmou que o governo não pretende criar mais nenhuma unidade de conservação. Em entrevista à TV Brasil, o comandante da pasta que cuida das Unidades de Conservação (UCs) federais disse que o ICMBio trabalha para fazer alguns “ajustes” nas que já foram criadas e afirmou, erroneamente, que as UCs são criadas através de um projeto de lei.

“O processo de criação de uma unidade de conservação ele se dá só por projeto de lei [É principalmente por decreto do presidente] e primeiro você faz um estudo, pra qual objetivo é essa unidade de conservação, o tamanho dela, a categoria. Para cada categoria você vai proteger um bioma (sic). Ou vai ser a fauna e a flora, ou a cultura, mas a gente não tem intenção de criar nenhuma unidade de conservação durante esse governo. Nós temos 64 áreas preservadas no país inteiro [O Brasil possui 2.452 unidades de conservação no país, terrestres ou marinhas, das quais 334 são federais. No papel, essas unidades não ultrapassam 25% do território nacional], diferentes de outros países que tem 8% de área preservada, nós temos 64 florestas preservadas no Brasil (Sic). Então não há necessidade de criarmos novas unidades nesse momento. Nós não temos um estudo para criação, mas sim para alguns ajustes das unidades que já foram criadas”, disse, em entrevista que foi ao ar na terça-feira (03).

Um dos ajustes apontados por Homero foi a liberação da pesca esportiva em unidades de conservação federais de uso sustentável, feita no começo de fevereiro.

Pesca esportiva em parques nacionais atrai turismo, afirma Homero. Foto: reprodução/TV Brasil.

“O pessoal vai pra Argentina pra pescar, pessoal vai pros Estados Unidos pra pescar. E a gente tem uma beleza exuberante no Brasil que pode trazer mais turista. 2200 quilômetros de área de preservação”, disse. Outro ajuste é abrir as unidades para a população, principalmente parques, uma política que já ocorre há pelo menos 4 anos.

ICMBio continuará separado do Ibama

Durante a entrevista, Cerqueira descartou a possibilidade de fusão do ICMBio com o Ibama, boato que ronda os corredores de Brasília desde o ano passado.

“Se fosse feito o estudo [para a fusão] o presidente [Jair Bolsonaro] não teria feito o decreto de reestruturação do próprio instituto”, disse, em alusão ao decreto assinado por Bolsonaro no começo de fevereiro que extinguiu seis das onze coordenações regionais do ICMBio.

Para o presidente do ICMBio, a criação das Gerências Regionais, que substituirão as coordenações regionais, dará “eficiência” para a gestão das unidades e que esse enxugamento fará o órgão dar conta do tamanho de sua missão.

Educação ambiental

Cerqueira também anunciou durante a entrevista que o ICMBio está preparando um jogo (game) para ser usado na educação ambiental.

Bioma Amazônia Legal

Durante a entrevista, de cerca de 25 minutos, Homero de Giorge Cerqueira confundiu alguns conceitos da área ambiental, como bioma, categoria de Unidades de Conservação e espécie e espécime. Chegou a afirmar que o bioma Amazônia se chamava bioma “amazônia legal”, uma categoria sociopolítica/administrativa que engloba 9 estados de três regiões geográficas. Já o bioma Amazônia atravessa as fronteiras nacionais. O Brasil divide o bioma com o Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa).

Veja a entrevista na íntegra:

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Dicionário Ambiental
18 de julho de 2014

O que é uma Espécie e um Espécime

O primeiro é um conceito controverso. O segundo as vezes é confundido com o primeiro. Aqui tentamos esclarecer tudo.

Notícias
12 de fevereiro de 2020

ICMBio perde 6 das 11 coordenações regionais

Decreto do presidente Bolsonaro não especifica quais coordenações serão extintas. Mudanças também afetam chefias de unidades de conservação

Notícias
28 de junho de 2019

Presidente do ICMBio quer empregar PMs aposentados nas chefias de Unidades de Conservação

Em comunicado em nome do presidente, diretor da Dibio solicita indicação de policiais militares inativos que possam assumir a gestão de áreas protegidas federais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 10

  1. Pedro Caçula diz:

    Esse jamais conseguiria passar num concurso do ICMBio. Deve achar que morcego é ave e que baleia é peixe.


    1. Manoel Pereira diz:

      Ou pegar um avião e ir fazer prova no Norte e arrumar DAS em Brasília depois. Como muitíssimos servidores fizeram. Talvez virem até presidente, não é mesmo?


      1. José diz:

        Reconhece-se. Fácil um bozoloko, né?


  2. rbbolsona diz:

    Os senhores já observaram a virada do país ao status de extrativista e monocultor ? Engenharia, bens industriais, tecnologia, serviços, empregos…a neta é o emprego do analfabeto funcional tipo mata fone. Qualidade ? Trocamos um abissal por um Bossal. O dólar cantafo guede$ a R$ 5,00 já bateu. Que excelência é está ? Extrair foi subsolo, derrubar a floresta , boi e soja (legais e bandidos) E só. Onde estás sustentabilidade , o bem estar ?


  3. rbbolsona diz:

    O importante é divulgar no exterior civilizado que acredita na sustentabilidade sem denegrir o país ( está é difícil). Quero ver o guede$, o verdadeiro chefe desta virada do país ao extrativismo e monoculturas quando vai pedir dinheiro lá fora e ouvir : isto é produto de garimpo ilegal, boi bandido, soja de terra grilada, aqui tem agtrotoxico ("defensivo") proibido…:__Mr. Guedes, não tem dinheiro NÃO ! Pasmem já está acontecendo isto e o min. $alle$ já levou um pito. Se guede$ levar mais uns pitos(mãos vazias) $alle$ perde a cabeça que já pode estar pedida. Por quem ? Como é a grana bandida que manda aqui o trocarão por um min. Que Não É, e N Par cê Piu um Que Não É mas que Parece Ser. Que não dê certo para eles. Viva a consciência de primeiro mundo, dos "consumidores" e dos conscientes.


  4. Camila Mendes diz:

    Parabéns aos envolvidos.


  5. Iconoclasta diz:

    Impensável esse governo manter um órgão com esse nome…Chico


  6. Paulo diz:

    Infelizmente somente vai cumprir ordens. Não tem base para argumentar questões técnicas.
    "vaquinha de presépio", infelizmente para a Biodiversidade Brasileira.


  7. José Alves diz:

    Nunca gostei do estilo petista de gerir unidades de conservação, porém esse Coronel de 5 estrelas consegue ser pior. Ele é quase uma piada.


  8. Ói procê vê diz:

    Extremamente preparado para a função. Para a função de exterminar as unidades de conservação.