Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

ICMBio regulamenta pesca esportiva em APAs, RDS e Reservas Extrativistas

Daniele Bragança
quarta-feira, 5 fevereiro 2020 20:36
Pesca esportiva. Foto: lumix2004/Pixabay.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou nesta quarta-feira (05) uma portaria regulamentando a atividade de pesca esportiva em unidades de conservação federais de uso sustentável. A norma apresenta uma série de exigências para a permissão da pesca esportiva e exploração de turismo de pesca dentro dessas áreas.

A norma é restrita à pesca de peixes.

A exploração do turismo para pesca esportiva só poderá ocorrer caso o plano de manejo da unidade de conservação permita. O peixe não poderá ser comercializado e a norma proíbe a utilização de iscas vivas. Também não será permitida a introdução de espécies exóticas nos rios, lagos e mares localizados na área protegida, nem o consumo de espécies ameaçadas de extinção.

A pesca também poderá ocorrer em unidade de proteção integral, como parques, reservas biológicas ou estações ecológicas, caso a área esteja sobreposta a território de população tradicional, “em área regulada por Termo de Compromisso ou sob dupla afetação”.

Leia a norma na íntegra