Notícias

Amazonas: Polícia apreende 150 kg de carne de caça em feira

Carnes de peixe-boi, paca, veado e anta estavam sendo vendidas por cerca de 15 reais o quilo. Dono da banca foi preso em flagrante.

Fábio Pellegrini ·
13 de julho de 2015 · 9 anos atrás

Feirante tentava mascarar a carne de caça quando foi  surpreendido pelo policiais. Fotos: BPMA/AM
Feirante tentava mascarar a carne de caça quando foi surpreendido pelo policiais. Fotos: BPMA/AM

Aproximadamente 150 kg de carne de animais silvestres foram apreendidos pelo Batalhão Ambiental da Policia Militar do Amazonas, em Manacapuru, a 80 km de Manaus, na semana passada. As carnes de peixe-boi, paca, veado e anta, além de 14 quelônios eram comercializadas na Feira da Liberdade.

O dono da banca onde a carne era vendida foi preso em flagrante e levado à delegacia local, onde pagou fiança e responderá pelo crime em liberdade. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (lei 9605/98), em seu artigo 29, ele poderá ser condenado a seis meses a um ano de prisão, além de ser multado e indiciado.

O peixe-boi-da-amazônia consta no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção como espécie em situação vulnerável e, segundo o documento, apesar de estar protegido por lei desde 1967, é provavelmente o mamífero mais caçado da fauna brasileira. Sua caça e comercialização, assim como de produtos derivados, podem levar o infrator a até dois anos de prisão.

O tenente Torres, do Batalhão Ambiental, disse à reportagem de ((o))eco que a carne de caça era vendida a cerca de R$ 15 reais o quilo. Segundo ele, embora muita gente ainda tenha o costume de se alimentar de carne de animais silvestres na região, as pessoas estão se tornando mais informadas sobre o assunto e sobre a lei. Para Torres, isto significa que o consumo desse tipo de carne tende a diminuir, ainda mais com o reforço na fiscalização.

Ainda segundo o tenente, todo o produto da apreensão foi incinerado pois não pode ser doado a instituições de caridade por não haver informações sobre à saúde dos animais. Já os quelônios foram reintroduzidos na natureza.

Toda o produto da apreensão foi incinerado. Já os  quelônios foram devolvidos à natureza.
Toda o produto da apreensão foi incinerado. Já os quelônios foram devolvidos à natureza.

 

 

Leia Também
Caçadores presos em pousada no Pantanal
Japão está proibido de caçar baleias na Antártica
A caça ao javali e outras pragas

 

 

 

Leia também

Colunas
2 de dezembro de 2010

A caça ao javali e outras pragas

Regra do Ibama que proibe caça é um 'mostrengo' que complica ainda mais a conservação de espécies nativas.

Notícias
31 de março de 2014

Japão está proibido de caçar baleias na Antártica

Após ação da Austrália, país asiático será obrigado a deixar de fazer caça "científica" no Santuário de Baleias do Oceano Austral.

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.