Download PDF

((o))eco é feito pela Associação O Eco, uma ONG brasileira que se preza por não ter fins lucrativos nem vinculação com partidos políticos, empresas ou qualquer tipo de grupo de interesse.

O conteúdo do site é fruto do trabalho de uma rede de jornalistas e especialistas, muitos voluntários e outros que trabalham em tempo parcial. A graça de participar de ((o))eco não é financeira, mas acreditar e se beneficiar da sua missão de:

Dedicar-se a cobertura de pautas sobre o meio ambiente. Nossa razão de ser é a conservação da natureza

Treinar e propiciar experiência a jovens (ou nem tanto) escritores, fotógrafos e cinegrafistas vocacionados à cobertura ambiental, sejam eles jornalistas por formação ou não. ((o))eco é uma escola que espera impulsionar a carreira de profissionais brilhantes, motivados e espalhados por todos os cantos do Brasil

Temos valores. ((o))eco é:

Voz de quem não tem voz. Queremos dar voz a bichos e plantas, através daqueles que se interessam em protegê-los

Independente. Suas reportagens não tem objetivo de agradar ou desagradar grupos. Nosso compromisso é com uma apuração séria transformada em boas matérias

Transparente. Deixa claro quem são seus patrocinadores, membros e intenções

Tolerante. Sua perspectiva editorial é aberta a opiniões divergentes, acolhe controvérsias e estimula debates. Desde que os participantes correspondam a essa tolerância com um debate propositivo e não de ofensas vazias

Aberto. Aceita críticas e ser cobrado pelos seus princípios. Se interessa em dividir o espaço do site e promover a participação dos leitores

Ousado. Quer experimentar novas tecnologias e formas de fazer jornalismo

 

Fundação

O nome ((o))eco foi inspirado nos jornais que, anos atrás, eram feitos por alunos nas escolas da rede pública brasileira. O projeto surgiu da visão do ambientalista Miguel Milano e foi criado pelos jornalistas Marcos Sá Corrêa, Kiko Brito e Sérgio Abranches. Entrou no ar em agosto de 2004. Nesses 12 anos de estrada, fechou 2017 com a produção de um conjunto de 28 mil reportagens, notícias, ensaios fotográficos, vídeos e podcasts.

Fontes de financiamento

A ONG nasceu com uma doação da Fundação Avina, que apoia mais de mil projetos de interesse social ou ambiental em nove países da América Latina. Hoje, o principal apoiador e o Grupo Boticário. Mas ao longo de sua existência, recebeu apoio da Fundação Blue Moon, Google, Porticus, Fundação Hewlett e patrocínios de diversas empresas como o Grupo O Boticário, Natura, Cetrel, Braskem, Bradesco, Oi, Siemens, TAM, Petrobras e Vale.

Em 2016 iniciou um novo projeto em parceria com a ONG Imazon e financiamento da Fundação Gordon e Betty Moore e da Norwegian Agency for Development Cooperation (Norad).

Aceitamos doações de pessoas físicas e estamos abertos a anúncios e novos patrocínios (Faça download do midia kit).

 

Presidente do Conselho de Administração

Fernando Fernandes
Biólogo, PhD em Ecologia pela Universidade de Durham (Inglaterra). Professor do Departamento de Ecologia da UFRJ, seu principal interesse em ensino e pesquisa é a Biologia da Conservação.

Conselho de Administração

Conselheiro honorário e fundador: Marcos Sá Corrêa

Carlos Alberto Bernardo Mesquita

Clóvis Ricardo Schrappe Borges

Fernando Antonio dos Santos Fernandez

Luis Octavio da Motta Veiga

Maria Tereza Jorge Pádua

Marc Dourojeanni

Maria de Lourdes Silva Nunes

Pedro da Cunha e Menezes

 

Conselho Fiscal

Carlos Henrique Rossoni

Claudia Duarte Soares

Leonardo José dos Santos

 

Editor-executivo

Eduardo Pegurier
Professor de jornalismo da PUC-Rio e mestre em economia pela universidade George Mason. Entrou para a equipe ((o))eco, em 2004, como colunista de economia ambiental.

Editor de Tecnologia

Paulo André Vieira
Formado em Produção Editorial pela UFRJ, cuida do design e desenvolvimento do site, além de coordenar o projeto WikiParques.

Gerente Administrativa

Nádia Santos
Formada em Marketing pela UNIVERCIDADE, cuida da estrutura e da  organização de ((o))eco.

Repórter de Política Ambiental

Daniele Bragança
Formada em jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Repórter de áreas protegidas

Rafael Ferreira
Um dia foi advogado formado pela UFRJ, hoje é um aficcionado em acompanhar as notícias de parques nacionais e reservas naturais das várias categorias espalhadas pelo Brasil.

Repórter de áreas protegidas

Maria Eduarda Menegassi
Jornalista por vocação, montanhista por paixão. Repórter especializada na cobertura do que acontece nas unidades de conservação e nas trilhas que nos conduzem para conhecer de perto o patrimônio natural brasileiro.

Repórter

Sabrina Rodrigues
Jornalista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Repórter responsável por notícias cotidianas sobre meio ambiente.

 
 

Rede de Colaboradores

Manaus
Vandré Fonseca
Paulistano, viveu em São Paulo até se formar em jornalismo na Casper Libero. Morou em Roraima e depois em Manaus, de onde escreve para ((o))eco.

 

Campo Grande
Fabio Pellegrini
Graduou-se em Jornalismo na Uniderp (MS) em 2001 e é Especialista em Imagem e Som pela UFMS. Apaixonado pela natureza, sempre que pode se enfurna no Pantanal ou na Serra da Bodoquena para fotografar.

Colunistas

 

Adriano Gambarini
Fotógrafo desde 1992, é autor de 11 livros de fotografia. Trabalha na National Geographic Brasil, documenta expedições científicas e possui um arquivo com mais de 140 mil imagens. Formado em Geologia, especializou-se em Espeleologia.

 

Fabio Olmos
Fábio Olmos é biólogo e doutor em zoologia. Tem um pendor pela ornitologia e gosto pela relação entre ecologia, economia e antropologia.

 

guilherme purvin

Guilherme José Purvin de Figueiredo
Procurador do Estado de São Paulo. Doutor em Direito pela USP. Autor dos livros “Curso de Direito Ambiental” e “Propriedade no Direito Ambiental”.

 

José Truda Palazzo Jr.
É jardineiro e indignado. Militante pela proteção das baleias e, hoje, também dos tubarões, fundou a Divers for Sharks. 

 

Marc Dourojeanni
Foi professor na Universidade Nacional Agraria de Lima, diretor geral de Florestas, Parques e Fauna do Peru, chefe da Divisão de Meio Ambiente do BID e vice-presidente da UICN. É presidente da ProNaturaleza (Peru).

 

Pedro da Cunha e Menezes
Membro da IUCN Brasil, Especialista em Unidades de Conservação urbanas. Ex-Diretor Executivo do Parque Nacional da Tijuca.

 

Maria Tereza Jorge Pádua
Engenheira agrônoma, membro do Conselho da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e da comissão mundial de Parques Nacionais da UICN.

 

Reuber Brandão
Biólogo e doutor em ecologia, leciona manejo de fauna e manejo de áreas protegidas na Universidade de Brasília. Estuda répteis e anfíbios com paixão e acredita que estes animais dizem muito sobre a evolução e a conservação das paisagens naturais do Brasil.

 

Suzana Machado Padua
Suzana Padua é doutora em educação ambiental, presidente do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, fellow da Ashoka, líder Avina e Empreendedora Social Schwab.