Download PDF

((o))eco é feito pela Associação O Eco, uma ONG brasileira que se preza por não ter fins lucrativos nem vinculação com partidos políticos, empresas ou qualquer tipo de grupo de interesse.

O conteúdo do site é fruto do trabalho de uma rede de jornalistas e especialistas, muitos voluntários e outros que trabalham em tempo parcial. A graça de participar de ((o))eco não é financeira, mas acreditar e se beneficiar da sua missão de:

Dedicar-se a cobertura de pautas sobre o meio ambiente. Nossa razão de ser é a conservação da natureza

Treinar e propiciar experiência a jovens (ou nem tanto) escritores, fotógrafos e cinegrafistas vocacionados à cobertura ambiental, sejam eles jornalistas por formação ou não. ((o))eco é uma escola que espera impulsionar a carreira de profissionais brilhantes, motivados e espalhados por todos os cantos do Brasil

Temos valores. ((o))eco é:

Voz de quem não tem voz. Queremos dar voz a bichos e plantas, através daqueles que se interessam em protegê-los

Independente. Suas reportagens não tem objetivo de agradar ou desagradar grupos. Nosso compromisso é com uma apuração séria transformada em boas matérias

Transparente. Deixa claro quem são seus patrocinadores, membros e intenções

Tolerante. Sua perspectiva editorial é aberta a opiniões divergentes, acolhe controvérsias e estimula debates. Desde que os participantes correspondam a essa tolerância com um debate propositivo e não de ofensas vazias

Aberto. Aceita críticas e ser cobrado pelos seus princípios. Se interessa em dividir o espaço do site e promover a participação dos leitores

Ousado. Quer experimentar novas tecnologias e formas de fazer jornalismo

 

Fundação

O nome ((o))eco foi inspirado nos jornais que, anos atrás, eram feitos por alunos nas escolas da rede pública brasileira. O projeto surgiu da visão do ambientalista Miguel Milano e foi criado pelos jornalistas Marcos Sá Corrêa, Kiko Brito e Sérgio Abranches. Entrou no ar em agosto de 2004. Nesses 11 anos de estrada, fechou 2015 com a produção de um conjunto de 27 mil reportagens, notícias, ensaios fotográficos, vídeos e podcasts.

Fontes de financiamento

A ONG nasceu com uma doação da Fundação Avina, que apoia mais de mil projetos de interesse social ou ambiental em nove países da América Latina. Hoje, o principal apoiador e o Grupo Boticário. Mas ao longo de sua existência, recebeu apoio da Fundação Blue Moon, Google, Porticus, Fundação Hewlett e patrocínios de diversas empresas como o Grupo O Boticário, Natura, Cetrel, Braskem, Bradesco, Oi, Siemens, TAM, Petrobras e Vale.

Acaba de iniciar um novo projeto em parceria com a ONG Imazon e financiamento da Fundação Gordon e Betty Moore.

Aceitamos doações de pessoas físicas e estamos abertos a anúncios e novos patrocínios (Faça download do midia kit).

 

Presidente da Associação O Eco

Pedro da Cunha e Menezes
Membro da IUCN Brasil, Especialista em Unidades de Conservação urbanas. Ex-Diretor Executivo do Parque Nacional da Tijuca.

Conselho de Administração

Conselheiro honorário e fundador: Marcos Sá Corrêa

Maria Tereza Jorge Pádua

Miguel Milano

Marc Dourojeanni

Maria de Lourdes Silva Nunes

Pedro da Cunha e Menezes

Luis Octavio da Motta Veiga

Fernando Antonio dos Santos Fernandez

 

Conselho Fiscal

Carlos Henrique Rossoni

Claudia Duarte Soares

Leonardo José dos Santos

 

Editor-executivo

Eduardo Pegurier
Professor de jornalismo da PUC-Rio e mestre em economia pela universidade George Mason. Entrou para a equipe ((o))eco, em 2004, como colunista de economia ambiental.

Editor de Tecnologia

Paulo André Vieira
Formado em Produção Editorial pela UFRJ, cuida do design e desenvolvimento do site, além de coordenar o projeto Wikiparques.

Repórter de Política Ambiental

Daniele Bragança
Formada em jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Gerente Administrativa

Nádia Santos
Formada em Marketing pela UNIVERCIDADE, cuida da estrutura e da  organização de ((o))eco.


Repórter de áreas protegidas

Rafael Ferreira
Um dia foi advogado formado pela UFRJ, hoje é um aficcionado em acompanhar as notícias de parques nacionais e reservas naturais das várias categorias espalhadas pelo Brasil.

 

Rede de Colaboradores

Manaus
Vandré Fonseca
Paulistano, viveu em São Paulo até se formar em jornalismo na Casper Libero. Morou em Roraima e depois em Manaus, de onde escreve para ((o))eco.

 

Campo Grande
Fabio Pellegrini
Graduou-se em Jornalismo na Uniderp (MS) em 2001 e é Especialista em Imagem e Som pela UFMS. Apaixonado pela natureza, sempre que pode se enfurna no Pantanal ou na Serra da Bodoquena para fotografar.

Colunistas

 

Adriano Gambarini
Fotógrafo desde 1992, é autor de 11 livros de fotografia. Trabalha na National Geographic Brasil, documenta expedições científicas e possui um arquivo com mais de 140 mil imagens. Formado em Geologia, especializou-se em Espeleologia.

 

Fabio Olmos
Fábio Olmos é biólogo e doutor em zoologia. Tem um pendor pela ornitologia e gosto pela relação entre ecologia, economia e antropologia.

 

Fernando Fernandes
Biólogo, PhD em Ecologia pela Universidade de Durham (Inglaterra). Professor do Departamento de Ecologia da UFRJ, seu principal interesse em ensino e pesquisa é a Biologia da Conservação.

 

guilherme purvin

Guilherme José Purvin de Figueiredo
Procurador do Estado de São Paulo. Doutor em Direito pela USP. Autor dos livros “Curso de Direito Ambiental” e “Propriedade no Direito Ambiental”.

 

José Truda Palazzo Jr.
É jardineiro e indignado. Militante pela proteção das baleias e, hoje, também dos tubarões, fundou a Divers for Sharks. 

 

Marc Dourojeanni
Foi professor na Universidade Nacional Agraria de Lima, diretor geral de Florestas, Parques e Fauna do Peru, chefe da Divisão de Meio Ambiente do BID e vice-presidente da UICN. É presidente da ProNaturaleza (Peru).

 

Maria Tereza Jorge Pádua
Engenheira agrônoma, membro do Conselho da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e da comissão mundial de Parques Nacionais da UICN.

 

Reuber Brandão
Biólogo e doutor em ecologia, leciona manejo de fauna e manejo de áreas protegidas na Universidade de Brasília. Estuda répteis e anfíbios com paixão e acredita que estes animais dizem muito sobre a evolução e a conservação das paisagens naturais do Brasil.

 

Suzana Machado Padua
Suzana Padua é doutora em educação ambiental, presidente do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, fellow da Ashoka, líder Avina e Empreendedora Social Schwab.