Notícias

Vídeo captura onça-parda descansando em reserva no Paraná

Onça-parda é flagrada na reserva de Salto Morato, em Guaraqueçaba. Unidade de conservação é mantida pela Fundação Grupo Boticário.

Daniele Bragança ·
2 de junho de 2015 · 11 anos atrás
Onça-parda. Foto: Daniel Garcia Neto/Flickr.

Imagens divulgadas nesta segunda-feira (01) pela Fundação Grupo Boticário flagram uma onça-parda (Puma concolor) descansando no meio da mata. O vídeo foi filmado dentro da RPPN de Salto Morato, localizada em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, unidade de conservação privada mantida pela Fundação.

O vídeo é colorido e de excelente qualidade, obtido através de uma armadilha fotográfica. Em meio minuto, a onça-parda se incomoda com mosquitos, abre a boca e se lambe. Os movimentos despreocupados lembram a de um gato doméstico.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Tanto o gato doméstico quanto a onça-parda fazem parte da subfamília Felinae. Mas, segundo o IBGE, enquanto os gatos domésticos atingiram uma população de 22 milhões no Brasil, a onça-parda é descrita pela UICN como uma espécie em declínio e extinta em áreas grande da América do Norte. No Brasil, o ICMBio a classifica como Vulnerável (VU), com população estimada em 4.000 indivíduos, mas em queda. O principal motivo para o desaparecimento da onça-parda é a supressão e fragmentação de habitat devido à expansão agropecuária. Também preocupa o número onças mortas por atropelamento e caça/retaliação por ataques a animais domésticos.

Por isso, além da captura de imagens de um animal adulto descansando despreocupadamente ser considerada uma excelente notícia, já que mostra o papel das áreas protegidas para a manutenção da biodiversidade do país.

Assista ao vídeo

 

Saiba mais

Site da Reserva (RPPN) Salto Morato

Leia Também

O que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)
Vídeo: onça-pintada passeia na recepção do Parque do Iguaçu
Traficantes de droga: nova ameaça às onças do Pantanal

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
18 de junho de 2026

Bonn: a batalha sobre representação e poder de agenda

Para os países mais vulneráveis, negociações climáticas podem significar proteção ou desamparo diante da crise do clima

Cerimônia de enterro no cemitério de Redenção após a ação conjunta das polícias Militar e Civil do Pará que terminou com dez pessoas mortas no município de Pau d'Arco, em 2017. Foto: Avener Prado / Folhapress
Notícias
18 de junho de 2026

Amazônia concentra violência fundiária e baixa punição de crimes ambientais

Dados compilados pela plataforma Crime Brasil mostram que estados com mais conflitos fundiários e desmatamento registram baixa punição por crimes ambientais

Reportagens
18 de junho de 2026

Os Woehl, a Mata Atlântica e os anfíbios – uma história de amor

Germano e Elza, premiados por seu trabalho em prol da conservação, dedicam sua vida e suas economias para proteger as florestas remanescentes do interior de Santa Catarina

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.