Salada Verde

Documentário sobre natureza está disponível no Youtube

Baseado no livro do professor de Ecologia da UFRJ, Fernando Fernandez, “O Poema Imperfeito” propõe questionamento sobre a interferência do homem no meio ambiente

Sabrina Rodrigues ·
5 de julho de 2018 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Fernando Fernandez é autor do livro “O Poema Imperfeito” que inspirou o documentário. Foto: Divulgação.

O documentário “O Poema Imperfeito”, da diretora Zulmira Coimbra, está disponível na íntegra na internet, através do Youtube. O filme é baseado no livro de mesmo nome, do professor do departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Rede de Especialistas em Conservação Natureza, Fernando Fernandez, e demonstra que a destruição da natureza não é algo recente.

Lançado esse ano em Curitiba e no Rio de Janeiro, o filme, ao longo dos seus oito capítulos, aponta que o processo de devastação da natureza vem acontecendo a milhares de anos. “Eu acho que existe uma percepção geral na maioria das pessoas de que os estragos que a gente causa na natureza são muito recentes na história. As pessoas identificam de um modo geral a crise ambiental como sendo alguma coisa das últimas décadas do século XX, ou no máximo, uma coisa que vem desde a revolução industrial. Essa percepção de que a natureza era intacta até bastante pouco tempo é o que eu chamei da percepção do poema perfeito, a percepção dominante na nossa sociedade. Hoje, por causa da Paleontologia, a gente sabe que isso não foi assim. Então, se você, hoje, vê a biodiversidade do planeta e acha que a biodiversidade é rica e maravilhosa, você precisava ter visto isso aqui há 50 mil anos”, explica Fernando Fernandez, no início do filme.

O livro “O Poema Imperfeito” foi lançado em 2000. Para o autor, o filme pode ajudar a dialogar com outros públicos que não tiveram acesso a obra. “O livro não é encontrado em livrarias e, neste ano, foi relançado, chegando em sua quarta edição, o que mostra que o Brasil tem uma demanda por assuntos desse tipo. Acredito que colocar o material disponível em uma nova plataforma pode reforçar a procura pelo tema”, diz o professor.

“O Poema Imperfeito é a natureza já desfalcada que conhecemos. No fim do século XIX, o escritor americano Henry Thoreau já se referia à natureza como um poema inteiro e ressentia do fato de ter herdado dos antepassados uma versão sem algumas de suas páginas mais importantes”, explica Fernandez.

Produzido pelo Instituto Pró-Carnívoros e patrocinado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o documentário explica como as extinções de várias espécies começaram a partir da saída dos humanos do continente africano e continuam com a fragmentação dos habitats naturais. O filme ainda reforça a importância da criação de áreas protegidas, da refaunação (reconstrução de faunas) e de mudarmos nosso comportamento desperdiçador de recursos.

 

Assista ao documentário na íntegra:

 

Leia Também

Documentário Beyond Fordlândia debate exploração predatória da Amazônia

Estreia na França documentário de ((o))eco sobre desmatamento na Amazônia

O Poema Imperfeito – com Fernando Fernandez

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
4 de agosto de 2004

O Poema Imperfeito – com Fernando Fernandez

Se você nunca conseguiu atravessar a primeira página de um livro sobre meio ambiente, tente “O Poema Imperfeito”. Em suas 257 páginas de...

Notícias
6 de abril de 2018

Estreia na França documentário de ((o))eco sobre desmatamento na Amazônia

Em Toulouse, no Festival FreDD, o filme "Sob a pata do boi" mostra o gigantesco impacto da pecuária no desmatamento da floresta

Reportagens
27 de março de 2018

Documentário Beyond Fordlândia debate exploração predatória da Amazônia

Embates entre o mercado e a floresta, desde a produção de borracha até a contemporaneidade da soja, são revelados em filme premiado.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. Sousa santos diz:

    Ótimo documentário . Lá podem o dedo na ferida . Não fica transferindo a culpa das tragedias amientais para terceiros . Diz com todas as letras . A culpa è da espécie humana.