Salada Verde

Câmeras de monitoramento flagram cena rara de reprodução de harpias

Num registro raríssimo, câmeras instaladas por projeto de monitoramento flagram um casal de harpias durante seu ato sexual

Duda Menegassi ·
20 de abril de 2021 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Imagem rara do momento da cópula de casal de harpias registrado na RPPN Estação Veracel. Foto: Projeto Harpia – Mata Atlântica/UFES/Veracel

Já dizia o ditado popular, uma andorinha só não faz verão. A frase se aplica tanto à pequena andorinha, quanto à maior ave de rapina do Brasil. E em um registro raro, câmeras de monitoramento flagraram um casal de harpias em seu momento de reprodução. A cena foi documentada pela equipe do Projeto Harpia na Mata Atlântica, em um dos dois ninhos que são monitorados na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, no sul da Bahia, desde 2018. O vídeo, com 20 segundos de duração, pode ser assistido aqui e mostra o momento em que o macho inicia a cópula com a fêmea, ao subir em suas costas.

Apesar de estar distribuída por todo território brasileiro, a harpia é considerada vulnerável à extinção no país. Na Mata Atlântica, sua situação é ainda mais frágil e, na Bahia, a ave é classificada como criticamente em perigo de extinção. Com motivos, portanto, o flagra da reprodução foi comemorado pelos pesquisadores e pela equipe da reserva particular.

“Quando este ninho foi encontrado em 2018 na RPPN Estação Veracel, já havia um filhote em desenvolvimento. Acompanhamos todos os cuidados que os pais tiveram com ele. No ano passado, já jovem, ele foi embora e não retornou mais ao ninho. Os pais aproveitaram para reformar a casa e começaram a namorar. Estamos de olho em tudo e na torcida pelo nascimento de mais um filhotinho nessa importante reserva! Monitorar este e outros ninhos na Mata Atlântica tem nos permitido conhecer o comportamento dessa espécie ameaçada e as exigências para sua sobrevivência nos remanescentes florestais protegidos nesse bioma que foi amplamente devastado”, destaca o pesquisador Aureo Banhos, da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenador do Projeto Harpia – Mata Atlântica.

As harpias são aves monogâmicas e o casal quase sempre usa o mesmo ninho para reprodução, costumeiramente em uma das árvores mais altas da floresta. Geralmente as harpias colocam de um a dois ovos, mas apenas um sobrevive.

Leia também

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Reportagens
8 de novembro de 2020

Onde as harpias dormem: protegendo ninhos da maior águia do mundo

Árvores utilizadas para a nidificação da maior águia do mundo também são visadas por sua madeira. Tendo em mãos este impasse, três pesquisadores em conversas improváveis sugerem saídas

Salada Verde
18 de março de 2024

Deputados apresentam à Marina proposta de parque nacional na região sul

A proposta de criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri, localizado entre os estados do Paraná e Santa Catarina, foi apresentada à ministra neste sábado (16)

Reportagens
18 de março de 2024

‘Não sobrou nada’: Maceió carrega as cicatrizes ambientais da mineração de sal

Colapso de mina de sal-gema é ponta do iceberg de décadas de negligência ambiental. Uma CPI investiga o caso

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.