Salada Verde

“Acho que nunca Ibama e ICMBio estiveram tão bem”, diz Bim em entrevista

Em rara entrevista, o presidente do Ibama comentou -- e se desviou de -- assuntos como a falta de recursos, o loteamento de cargos e a possível fusão com o ICMBio

Duda Menegassi ·
22 de outubro de 2020 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Mesmo em meio ao anúncio da retirada dos brigadistas do Ibama do combate devido à falta de recursos do órgão ambiental, o presidente do Ibama, Eduardo Bim negou crise e falou em entrevista que tem orgulho de estar a frente do órgão. Ainda que o cenário, como ele próprio expõe, seja de falta de repasses e de uma dívida de 19 milhões de reais. “Acho que nunca o Ibama e o ICMBio estiveram tão bem em termos de coordenação de políticas públicas”, comemora durante a entrevista feita na Globonews nesta quinta (22).

Bim foi sabatinado pelos jornalistas e se esquivou como bom advogado (essa é a formação dele) de questões como o loteamento político de cargos de chefia no Ibama, a falta de recursos, o desmonte do sistema de multas e atitudes em discordância com pareceres técnicos emitidos pelo próprio Ibama. Sobre a possível fusão do ICMBio com o Ibama, desconversou e comentou que na época que foram separados em duas autarquias distintas também houve muita crítica.

Sobre a indicação de pessoas de fora da área ambiental para cargos de chefia no Ibama, Bim justificou que a origem da pessoa não é motivo para desqualificar o trabalho da pessoa. “O fato da pessoa não ter trabalhado antes e ser de dentro da casa não é um fato depreciativo para sua capacidade de gestão. A gente sabe que tem ‘n’ problemas de gestão, não só no Ibama, como qualquer órgão público”, disse o presidente. (Duda Menegassi)

 

Leia também

Grupo formado por militares deve decidir futuro do Ibama e ICMBio

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
2 de outubro de 2020

Grupo formado por militares deve decidir futuro do Ibama e ICMBio

Ministro do Meio Ambiente instituiu um Grupo de Trabalho com o objetivo de estudar a fusão entre os órgãos ambientais sem a presença de nenhum servidor ambiental

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 7

  1. MadMaria diz:

    ICMBIO criado via Medida Provisória, na calada da noite, sem discussão, sem debate, SEM PLANEJAMENTO ALGUM, para aplacar a raiva que "ALGUÉM" estava dos bagres do Madeira, que estavam "atrapalhando" os negócios das empreiteiras na construção das usinas! Já passou da hora de desfazer esse absurdo!!!


  2. Larry Hama diz:

    Um monte de jornalistas palpiteiros multi-assuntos nessa GNews, que não sabem nada de gestão pública ambiental além do que sai nas MANCHETES e nos memes (afinal, meio ambiente é a modinha do momento!), deu no que deu…entrevista porca! Perderam a chance de informar a audiência, só queriam "lacrar". Inclusive o tal Trigueiro, que se destaca nessa agenda só porque "Em terra de cego, quem tem 1 olho é rei!"… ele achou um "nicho" e vive disso, nem precisa se qualificar muito, qualquer repetição de clichê, franzindo a testa, já passa um ar de grande entendedor do assunto. Aliás, ele se enrolou todo na primeira pergunta, podem checar.


    1. Biloxi Blues diz:

      Ahaha.e voce realmente é um profundo entendedor do tema,na verdade, o jornalismo é isto mesmo, questionar, questionar e questionar, algo pelo qual o presidente que vc elegeu não morre de amores preferindo as abordagens meia pataca da Record e SBT. Vc não tem a minima ideia do que está acontecendo no seu proprio umbigo, quanto mais em Brasilia. Uma comédia a sua manifestação..


      1. Larry diz:

        Negativo, Biloxi…nice movie, btw! Jornalismo bom tem que informar, informar, informar…esclarecer, esclarecer, esclarecer, e deixar o cidadão formar sua própria opinião (salvo nas Colunas opinativas). Os questionamentos do jornalismo militante e parcial não se importam com a resposta, pode ver que geralmente nem tem réplica, tréplica…"lacrou" na pergunta e pronto! Nesse caso, podiam ter perguntado, fugindo do "ser contra ou a favor", quais os fatos e análises que levaram a decisão de juntar Ibama-ICMBio, com base no histórico desde a separação em 2007, para além da justificativa vaga de "melhor eficiência". Ou então, qual foi o aprendizado administrativo nesse ano de crise quanto aos incêndios florestais para que não ocorram novos entraves burocráticos/financeiros/operacionais no ano que vem. Só pra ficar em 2 exemplos.


      2. Tomás diz:

        O Biloxi Blues é um exemplo claro de quem não sabe o que é jornalismo. Fora que já parte para o "argumento" de desqualificar outra manifestação sem apresentar nada. É só mandar um "ahahaha" e tá resolvido. Típico dessa geração de justiceiros de internet!


  3. Paulo diz:

    Já virou político profissional. Perguntava-se um tema, respondia outro assunto, aliás quando respondia.

    Pode jogar fora.


  4. Pedro Cabral diz:

    Presidente comédia. Entrevista vergonhosa.