Ação do ICMBio na Rebio Tinguá combate prática irregular de off-road e apreende motos

16 de março de 2021 · 3 anos atrás

Neste domingo (14), a Reserva Biológica do Tinguá, no estado do Rio de Janeiro, foi palco de uma operação realizada pela equipe de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para coibir a prática de off-road (veículos motorizados em trilhas) dentro da reserva. A operação, batizada de Passagem, resultou em sete autos de infração que totalizam mais de R$7 mil em multa, e na apreensão de motos. O off-road é proibido dentro da reserva biológica (Rebio), considerada de proteção integral e uso restrito à educação ambiental e pesquisa. A prática, além de ilegal, causa impactos como a abertura de trilhas na mata e a compactação do solo.

A Rebio do Tinguá faz parte do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio Teresópolis, que reúne outras quatro unidades de conservação federais no estado: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, as Áreas de Proteção Ambiental (APA) Petrópolis e Guapimirim e a Estação Ecológica da Guanabara.

Vídeo: Por que devemos lutar pela preservação da Rebio do Tinguá? por Leandro Travassos