Reportagens

Animais domésticos matam bilhões de silvestres e levam espécies à extinção

Em seu novo livro – Unnatural Companions – Peter Christie aborda a magnitude dos impactos que animais domésticos têm sobre a conservação no mundo todo

Bernardo Araujo ·
6 de abril de 2020 · 4 anos atrás
Gatos são responsáveis pela morte de bilhões de aves todos os anos apenas nos EUA. Foto: Pixabay.

Por várias noites, os latidos se repetiam. Sons que não deveriam ser ouvidos no coração de um Parque Nacional, mesmo quando a unidade em questão é o Parque Nacional da Tijuca, imerso na cidade do Rio de Janeiro. Tive o privilégio, durante meus dias de biólogo, de auxiliar no projeto de reintrodução de cutias na Tijuca, e – como o adorador de cães que sou – era estranho sentir um frio na espinha toda vez que um latido ecoava na floresta. Apesar dos esforços dos funcionários do Parque em controlar esses animais, alguns cachorros de casas do entorno da Tijuca adentravam a mata, e outros eram abandonados às escondidas por lá. Por conta disso, mais de uma vez, observamos um cão (ou vários) perseguindo uma cutia.

Felizmente, o projeto foi bem sucedido em restabelecer uma população desses roedores na floresta, que hoje se mantém lá por conta própria, sem qualquer auxílio humano. Outras histórias de conservação envolvendo animais domésticos não tiveram um final feliz. Cães foram os principais responsáveis pela extinção de 11 espécies de pequenos mamíferos, aves e répteis em todo o mundo. Gatos, dotados de instintos de caça que sobreviveram muito bem à milênios de domesticação, acrescentam 63 outras espécies a esta lista. Para além de extinções, estima-se que esses felinos matem algo entre 1,3 e 4 bilhões de pássaros e 6,3-22,3 bilhões de pequenos mamíferos anualmente apenas nos Estados Unidos. Juntos, nossos dois companheiros animais mais comuns continuam a ameaçar centenas de espécies, e são parte de um problema de conservação muito maior do que eu poderia imaginar há algumas poucas semanas atrás.

“Eu nunca estive no Brasil, mas este é o microcosmos perfeito da tensão que eu pretendia abordar,” conta Peter Christie. Peter é um jornalista especializado em questões de meio ambiente e vida selvagem, e sua obra mais recente – Unnatural Companions (Companheiros não-naturais) – é a compilação mais abrangente já feita de um tópico controverso dentro do mundo dos amantes de animais: os impactos de animais domésticos na conservação da vida selvagem.

Companheiros de jornada e destruição. Foto: Pixabay.

Para minha surpresa, Peter já estava a par da situação de cachorros na floresta da Tijuca antes de eu mencioná-la em nossa conversa. De fato, ele parecia conhecer a questão de animais domésticos no Brasil muito melhor que eu. “Vocês tem mais de 52 milhões de cachorros em seu país mais cães do que crianças. É inacreditável! Em alguns aspectos, acho que poderia ter escrito todo o meu livro apenas sobre o Brasil, porque essa tensão entre animais domésticos e a vida selvagem parece estar tão à mostra por aí.”

Ele não estava errado. Em 2018, pouco tempo depois de meus anos de campo na Tijuca, Katyucha Von Kossel – coordenadora de pesquisa e manejo do Parque – e colaboradores publicaram um estudo que estimava uma população de 29 cães circulando pelos 40 km2 da floresta, sendo a oitava espécie de mamífero mais detectada no local. Dois anos antes, Isadora Lessa e colaboradores vasculharam a literatura científica e entrevistaram diretores de parques para averiguar quão longe iam os impactos de cachorros domésticos em Parques Nacionais. Os resultados que encontraram foram surpreendentes: das 31 unidades de conservação avaliadas, 28 confirmaram a presença de cães em seu interior, e 26 já haviam registrado a interação entre esses animais e a fauna nativa, colocando-a em risco por predação, competição por território ou transmissão de doenças. O estudo também levantou uma lista de 37 espécies nativas que já foram observadas interagindo com cachorros em unidade de conservação. Destas, 19 são consideradas ameaçadas no país, e 8 pela Lista Vermelha da União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN).

Mas o problema com animais domésticos vai muito além dos parques brasileiros, e muito além de cachorros e gatos domésticos. A atenção do próprio Peter foi conquistada por uma classe completamente diferente de animal. “Tudo começou quando eu estava fazendo uma história sobre os esforços do Canadá de parar a importação de salamandras por conta do potencial espalhamento de um fungo que havia sido introduzido na Europa, vindo do sul da Ásia, que estava dizimando populações de salamandra na Holanda e na Bélgica.” O fungo em questão era Batrachochytrium salamandrivorans, um parente próximo do fungo que infecta espécies de sapo no mundo inteiro, e já pode ter levado à extinção mais de 90 delas. Em ambos os casos, o comércio de animais de estimação exóticos parece estar implicado na propagação dos fungos através dos continentes.

Capa do livro. Reprodução.

Esse não é o único caso em que patógenos vindos de animais de estimação causam grandes estragos em populações de animais selvagens. A Cinomose Canina e a Toxoplasmose são outras duas doenças carregadas por nossos companheiros mais comuns que já causaram danos em todo o mundo, devastado populações de espécies ameaçadas (como no caso de diversos predadores africanos) e levando outras às portas da extinção (como o furão-do-pé-preto, na América do Norte). Também não é o único caso em que animais de estimação transportados através do mundo causaram graves problemas.

Pítons Birmanesas, nativas do sudeste asiático, encontraram seu caminho até os Everglades, da Flórida, passando pelas mãos de donos que as abandonaram, possivelmente porque seus animais – uma das cinco maiores espécies de cobra do mundo – haviam crescido “demais”. Chegando em seu novo lar por volta do ano 2000, essas constritoras encontraram um ambiente extremamente favorável para seu modo de vida. Hoje, as regiões ocupadas pelas cobras registram reduções de 99,3%,  98,9% e 87,5% nas populações de guaxinims, gambás e linces, respectivamente. Nenhum coelho, outro habitante nativo dos Everglades, foi detectado pelo estudo que averiguou este declínio.

A própria retirada de animais da natureza para servirem como animais de estimação é um problema grave para diversas espécies. Somente no Brasil, é estimado que o comércio ilegal de aves atinja mais de 400 espécies, quase um quarto de toda nossa avifauna, incluindo 36 espécies com algum grau de ameaça segundo a IUCN.

Esses são apenas alguns dos exemplos dos estragos que animais de estimação podem causar à populações selvagens diretamente. A indústria ligada a esses animais também traz impactos indiretos à conservação, principalmente no que diz respeito à derrubada de florestas e outros ambientes para atividades agropecuárias que servem nossos companheiros animais. O consumo de carne por apenas cães e gatos rivaliza com o de países inteiros, de forma que se esses animais formassem sua própria nação, ela seria a quinta maior consumidora de carne do mundo.

Apesar de todos esses impactos, Peter não é contra nossa prática de manter animais de estimação. Muito pelo contrário. “Eu sou um dono de animal também,” ele conta. Sua cadelinha, Maggie, foi uma companheira indispensável durante as longas horas de escrita que levaram ao seu livro. “Nós somos uma comunidade, uma tribo, e deveríamos agir conjuntamente pelo bem de todas as criaturas.”

Peter Christie e sua companheira, Maggie. Foto: Laura Christie.

Segundo o autor, os problemas que temos com a indústria de animais de estimação se deve a um erro em nosso senso de biofilia. Biofilia, uma hipótese cunhada por Edward O. Wilson – um dos biólogos mais reverenciados do mundo e professor na Universidade de Harvard, nos EUA –, é a tendência que nós humanos temos de buscar conexão com a natureza e com outros seres vivos. Peter acredita que nossos companheiros animais tenham sequestrado boa parte da nossa atenção, nos deixando parcialmente cegos em relação aos outros seres vivos que estão mais distantes de nós.

“Minha esperança com este livro é inspirar donos de animais de estimação a se juntar à legião de conservacionistas,” Peter continua, “e que comecem a mudar seus hábitos para se alinhar melhor com os objetivos da conservação.” É tudo uma questão de manter práticas saudáveis para com nossos companheiros. A culpa de todos os danos causados à vida selvagem obviamente não é de nossos animais em si. São seus donos que tem o poder – e a responsabilidade – de impedir ou amenizar todos os impactos citados acima. E as recomendações para um convívio mais sadio entre nossos animais de estimação e animais selvagens são bem simples.

É importante não deixar cães e gatos livres e desassistidos em ambientes naturais, especialmente em áreas protegidas. Se não é viável manter esses animais próximos o tempo todo, existem aparatos que podem diminuir consideravelmente seus danos, como pequenos chocalhos e coleiras coloridas que impedem que nossos felinos caseiros surpreendam suas potenciais presas. Animais não devem ser abandonados, mesmo que o ambiente de soltura pareça adequado para eles. Por motivos similares, peixes e água vinda de aquários não devem ser despejados diretamente em fontes naturais. Donos de aves e animais de estimação mais exóticos devem se manter muito atentos à origem dos animais que adquirem. Buscar marcas de ração e brinquedos com as práticas mais sustentáveis possíveis também é de grande ajuda.

Por último, conclui Peter, todos nós amantes de animais podemos fazer um esforço para olhar para além das criaturas que nos fazem companhia diariamente, e dar um pouco de atenção à milhões de outros que dividem o planeta conosco. “Se diminuirmos um pouco o impacto de nossos animais, e colocar apenas um pouco de nosso dinheiro e energia na proteção de outros seres vivos, podemos transformar a conservação.”

 

Leia Também 

A multiplicação dos pets é um problema ambiental e ético

Como fica a relação com os animais em tempos de pandemia

Além de Tibbles: descoberta e extinção da cotovia-da-ilha-Stephen

 

  • Bernardo Araujo

    Bernardo Araujo é ecólogo, conservacionista e comunicador científico.

Leia também

Análises
20 de maio de 2018

Além de Tibbles: descoberta e extinção da cotovia-da-ilha-Stephen

O desaparecimento do último passarinho não voador do planeta não ocorreu pelas garras de um único gato, como a lenda atribui, mas por inúmeros deles

Colunas
25 de março de 2020

Como fica a relação com os animais em tempos de pandemia

O direito trata os animais de acordo com sua utilidade, mas agora a situação pode sair do controle

Colunas
15 de junho de 2015

A multiplicação dos pets é um problema ambiental e ético

No Brasil, estima-se que cães e gatos ultrapassaram os 70 milhões. Companheiros da jornada humana, eles não viraram gente, mas já consomem como tal.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 11

  1. Isabel diz:

    Absurdo, culpam os inocentes animais, é o homem que está destruindo as florestas, queimando áreas quilométricas para plantar soja, criar gado e extrair riquezas, exportando e ganhando em dólar. Me poupem dessa desinformação.
    E olha quem patrocina, são hipócritas.
    Nem um nem outro tem o que comer, inclusive morrem de fome e de sede.
    Pensem em todos os animais queimados na Floresta Amazônica.
    Pessoal, olhem o patrocinador.


  2. Dr Bones diz:

    Quer dizer que os cães e os gatos são os "grandes predadores" da natureza? Sinceramente nunca li um artigo mais ridículo em minha vida.


  3. Lauro Eduardo Bacca diz:

    Caes e gatos são um problema sério também em nossa RPPN Reserva Bugerkopf, em Blumenau.
    Esta semana encontrei 4 caes na floresta preservada e estou tentando localizar seu proprietário. Há alguns anos dois pequenos cães foram responsáveis pela morte de pelo menos três cervídeos da Reserva, não por que os mataram a dentadas, eram pequenos demais para isso. Mataram os veados de cansaço, ataque cardíaco, de tanto persegui-los. Um deles, um macho belíssimo de Mazama americana, morreu entre as prateleiras de uma pequena loja de produtos agropecuários daqui do bairro, durante a tentativa de fuga da dupla. Bem vindo pois, esse livro, tomara que também seja traduzido para o Português e que contribua para o início dessa dificílima conscientização entre nós, brasileiros.


  4. Rud diz:

    Tenho um sitio proximo s area de preservacao e é bsstante preocupante. Pessoas estao indo pra lá, com cachorros e gatos e soltam na natureza. Logico, por instinto eles estao acabando com todos os animais silvestres, e não é por falta de comida, matam e abandonam o animal. Já denunciei, falei com moradores e NINGUEM se preocupa com isso, um absurdo!!!


  5. William Gomes diz:

    Você cientistas biólogos o quer que seja a única desgraça no planeta terra e o diabo do homem e o homem ainda procura desculpa inventando outras coisas onde o único culpado e o próprio homem o homem só que mídia aparece o homem e o apocalipse do mundo e o homem nem sabe disso e ainda se acham o máximo destruindo tudo o que pertence a Deus a natureza as florestas o desmatamento e matança de animais o homem mata Judéia e maltrata com todos os animais a ambição a ganância do homem por dinheiro sem fim o verdadeiro problema não são os animais domésticos não o verdadeiro problema é o homem mesmo com essas super população de mas de 10 bilhões de habitantes no planeta terra e mas de 5 bilhões passam fome isso sim e um grande problema e o homem que colocar a culpa ainda nos animais domésticos a natureza e os animais são inocentes agora o homem s e o apocalipse do mundo a ambição a ganância do homem por dinheiro sem fim essas grandes metrópoles as grandes cidades gigantescas cada vez mais invadido a natureza as florestas desmatando tudo pela frente destruindo a natureza e em consequência a casa dos animais os animais tudo entrando em extinção por causa de uma super população de habitantes no planeta terra e nós irresponsáveis esse cientistas biólogo aínda fica arrumando desculpas para colocar nos animais onde a verdadeira destruição da natureza e da extinção do animais e essas super população deveria fazer já urgente enquanto há tempo um controle de natalidade no mundo inteiro 2 filho já urgente enquanto há tempo pois depois vamos todos morrer por causa da irresponsabilidade do homem sobre o meio ambiente a natureza e os animais o homem e o apocalipse do mundo o homem e o diabo é uma abominação da natureza e dos animais a natureza o desmatamento das florestas e matança de animais o homem mata Judéia e maltrata com todos os animais o homem e o apocalipse do mundo a ambição a ganância do homem por dinheiro sem fim o homem e o maior inimigo de Deus destruindo tudo o que pertence a Deus a natureza o desmatamento das florestas e matança de animais o homem mata Judéia e maltrata com todos os animais infelizmente e o homem ainda que colocar desculpa nos outros animais nós homens estamos destruindo todas as florestas a natureza o desmatamento o meio ambiente e matando todos os animais a natureza vai entrar em colapso se continuar assim e eu sei que vai continuar vai ser uma grande catástrofe natural da natureza a natureza vai entrar em colapso por causa da irresponsabilidade do homem sobre o meio ambiente pois nós homens estamos destruindo tudo o homem zombar de Deus destruindo tudo o que pertence a Deus a natureza as florestas o desmatamento e matança de animais o homem mata Judéia e maltrata com todos os animais.


  6. AnimalsLife diz:

    Por exemplo,os dodôs foram extintos por causa de humanos,gatos e cachorros na ilha Maurício.


  7. AnimalsLife diz:

    Por exemplo,os dodôs foram extintos por causa de gatos e cachorros trazidos pelos humanos na ilha Maurício.


  8. Fabio diz:

    Abater cães, gatos, gado e caçadores que aparecem no interior de UCs deveria ser tão normal e padrão quanto varrer o chão do escritório. Da mesma forma que fazem tantos países que são referência no manejo de áreas protegidas


    1. OutdoorsMan diz:

      Lembrando que esses mesmos países permitem caça esportiva/manejada, gerando inclusive receita para ser aplicada em pesquisa e conservação.


      1. Luiz diz:

        Só que aqui no bananão tem a gritaria dos cachorreiros!


    2. Wallace diz:

      E isso mesmo. Não tem como mudar caçador!