Notícias

Vozes do Planeta comemora 5 anos em episódio especial

Programa pioneiro em jornalismo ambiental traz personagens importantes da história do podcast para celebrar a data

Bruna Martins ·
17 de maio de 2021 · 3 anos atrás

O podcast Vozes do Planeta lançou na última sexta-feira (14) o episódio especial de comemoração dos 5 anos do programa. Criado e apresentado pela jornalista Paulina Chamorro, o podcast foi ao ar pela primeira vez em maio de 2016 e, desde então, dedica-se em comunicar aos ouvintes assuntos relacionados à questão ambiental. 

Para iniciar o episódio festivo, Paulina conversa com Luciano Candisani, fotógrafo da natureza que foi a primeira voz ouvida pelo Vozes do Planeta. Eles relembram que no momento que o convidado participou do programa em 2016, ele se encontrava na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Feliciano Miguel Abdala, documentando a história do maior macaco das américas, o Muriqui; ele conta o que sentiu quando compartilhou sua narrativa. “Eu to aqui, super cansado e ofegante depois de ter subido pela milésima vez atrás dos macacos, terei a chance de compartilhar com as pessoas o que é isso tudo e, junto com as imagens, palavras e séries de elementos, essa história será muito mais eficiente (…) Foi feito de uma maneira muito genuína, com emoção, com elementos que só o áudio e o podcast podem oferecer”.

“Não posso deixar de dizer a importância dessa ferramenta nesse momento absolutamente sombrio da nossa história ambiental (…) Meio ambiente é tudo, é a principal questão da humanidade e não está desvinculada das outras questões, tudo tem haver com a natureza”, explica o fotógrafo.

Em seguida, Paulina conversou com o jornalista Claudio Angelo, o primeiro colaborador do Vozes do Planeta, presente desde 2016. Ele discute as mudanças políticas da área ambiental desde o governo Temer, já complicado, até o momento de hoje que, segundo Cláudio, piorou de vez. “Você olha para trás e na época já eram coisas muito sérias, mas quando a gente pensa o quanto descemos a ladeira depois da eleição de 2018, não só na área ambiental, até pensamos ‘poxa, quanto fomos injustos com Michel Temer’ (brincando), porque esse é o tamanho do buraco que a gente se meteu”, declara.

A apresentadora Paulina Chamorro. Foto: Arquivo Pessoal.

Algo que se pode observar por culpa do governo Bolsonaro, de acordo com Cláudio, é que nunca se falou tanto sobre meio ambiente e se produziu tantas matérias sobre o assunto; “Ninguém é alheio mais”, ele conclui. Ironicamente, com todo o desgaste causado pelo atual governo, isso contribuiu para o aumento do interesse da população em se informar.

O site ((o))eco também participou do episódio, parabenizando o trabalho importante feito por Paulina e desejando que o compartilhamento de informações ambientais seja continuado pelas próximas décadas. “Parabéns para esse podcast pioneiro de jornalismo ambiental, por dar voz ao planeta, com  múltiplos atores mas sempre discutindo o nosso planeta, o que nós fazemos com ele e, principalmente, como nós podemos cuidar melhor dele. Parabéns Paulina, parabéns Vozes, por todas essa história incrível. Continuem contando com ((o)) eco nessa jornada pelos próximos 5, 10 anos. Vida longa ao Vozes do Planeta!”, felicita Duda Menegassi, representando o site.

Para finalizar o episódio comemorativo, foi feito um apanhado de vozes importantes que participaram do podcast recentemente, que mostram a diversidade e interesse em ouvir diferentes personagens para compreender as relações com a natureza; essas vozes foram: Ailton Krenak, Antonio Nobre, Dario Kopenawa, Amanda Costa e Hugo Fernandes.

Confira aqui na íntegra o episódio “5 anos do Vozes do Planeta”:

  • Bruna Martins

    Jornalista em formação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Leia também

Salada Verde
10 de dezembro de 2020

Podcast discute a legalização da caça de animais silvestres

Último episódio da série conta a participação do biólogo Hugo Fernandes, autor da tese de doutorado que mapeou 525 espécies caçadas para alimentação

Notícias
6 de abril de 2021

Vozes do Planeta discute o impacto da pesca na biodiversidade marinha

Podcast analisa o documentário “Seaspiracy”, lançado pela Netflix e entrevista a diretora de desenvolvimento da Sea Shepherd Brasil, ONG cuja atuação teve destaque no filme

Notícias
13 de agosto de 2020

Agora o ((o))eco é mais uma das Vozes do Planeta

A nova parceria de conteúdo traz, semanalmente, as notícias em destaque do site para dentro do podcast a partir desta sexta-feira (14)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.