Notícias

Vídeo: Quem vai cuidar da natureza no futuro? Por Cheryl Charles

A educação ambiental das crianças começa não na sala de aula e sim no contato direto com ambientes naturais e animais

Duda Menegassi · Marcio Isensee e Sá ·
3 de setembro de 2018 · 3 anos atrás
Crianças fazem o plantio de mudas no Parque Nacional da Tijuca. Divulgação/Facebook.

A fórmula é simples: investir na educação ambiental das crianças é investir no futuro da conservação da natureza. Porém essa é uma lição que não está restrita às salas de aula e professores, pelo contrário, é através do contato direto com os ambientes naturais, em parques, jardins ou até mesmo quintais, que essa conscientização acontece de forma mais poderosa e transformadora.

É o que reforça a CEO emérita da organização Children & Nature Network, Cheryl Charles. De acordo com ela, essa ligação com o ambiente natural é muito mais poderosa quando acontece ainda na infância. “E isso começa com as coisas mais simples, até mesmo em um ambiente urbano, onde as crianças possam brincar ao ar livre, ou mesmo quando plantas e animais são trazidos para dentro de casa, são jeitos simples da criança se conectar com o mundo natural”, pontua.

Durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação,  o ((o))eco conversou com Cheryl sobre como pode ser simples, mesmo dentro de cidades, sensibilizar as crianças através do contato com o mundo natural.

Assista:

PS: Ative a legenda do YouTube para ver a tradução.

 

Leia Também

Vídeo: Qual o desafio de aproximar as crianças da natureza? Por Maria Isabel Amando de Barros

Educação ambiental para as crianças de hoje

Crianças no tráfico de borboletas

 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação e montanhismo. Escreve para ((o))eco desde 2012. Autora do livr...

Leia também

Colunas
11 de agosto de 2009

Crianças no tráfico de borboletas

Norte de Santa Catarina está há dez anos livre de crimes envolvendo aliciamento de crianças para caça de borboletas graças à força das listas de discussão e de bom jornalismo.

Colunas
6 de janeiro de 2014

Educação ambiental para as crianças de hoje

Em um mundo em que a informação vem em turbilhão e as telas empacotam as paisagens, não é fácil ensinar crianças a gostar da natureza.

Notícias
28 de agosto de 2018

Vídeo: Qual o desafio de aproximar as crianças da natureza? Por Maria Isabel Amando de Barros

As crianças do século XXI estão cada vez mais distantes e com menos possibilidades de contato com a natureza, brincar ao ar livre e se sensibilizar com as belezas que esse contato proporciona

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta