Vídeo: O que são recifes artificiais? Por Robin Hilbert

Daniele Bragança (Texto) e Marcio Isensee e Sá (Vídeo e Edição)
terça-feira, 7 agosto 2018 0:32
Navio-tanque russo afundado durante a II Guerra Mundial na costa da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, hoje serve de abrigo aos corais. Foto: NOAA.

Áreas degradadas pela pesca de arrasto industrial podem ser recuperadas através da criação de recifes artificiais, estrutura colocada em contato direto com o fundo do mar onde os recifes crescerão em cima e ao redor.

A criação desses recifes traz de volta os estoques pesqueiros. Neste vídeo, Robin Hilbert, coordenador do programa Rebimar, fala com ((o))eco sobre a atividade que gerencia na costa brasileira para a recuperação da vida marinha. Realizado pela Associação Mar Brasil, o Programa Rebimar instalou mais de 3.500 recifes artificiais no litoral do Paraná, obtendo um grande sucesso ao criar um corredor ecológico, mitigando o problema da pesca de arrasto e restabelecendo a vida no litoral onde o programa é desenvolvido.

Além das espécies locais, os recifes artificiais acabam atraindo espécies ameaçadas, como o mero, que acabou encontrando refúgio nos locais construídos.

Assista:

 

 

Leia Também

Artimanhas marinhas

A história de um mar vazio

Vídeo: Como fazer gestão de unidade de conservação com a participação social? Por Fabiana Prado

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.