Notícias

STF julgará isenção de impostos para agrotóxicos a partir desta sexta-feira

Ação que tramita no Supremo desde 2016 questiona a constitucionalidade de duas cláusulas e um decreto que concederam benefícios fiscais ao setor

Daniele Bragança ·
29 de outubro de 2020 · 3 anos atrás
Ministro Edson Fachin é relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF.

Desde 2016, o PSOL questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) dispositivos que concedem isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e redução de 60% no ICMS para agrotóxicos. Nesta sexta-feira, o STF começa a julgar a ação. O ministro Edson Fachin é o relator da ação. Caso não haja pedido de vista ou destaque, o julgamento deve ser finalizado na segunda semana de novembro.

A ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 5.553 questiona a validade do decreto 7.660/2011 e do convênio nº 100/97, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Por ano, o país deixa de recolher um montante na casa dos bilhões para subsidiar o setor. São 6 bilhões que deixam de serem arrecadados, segundo a auditoria do TCU que analisou as isenções de 2011 a 2016 – podendo chegar a 14 bilhões, segundo cálculo realizado pela Defensoria Pública de São Paulo.

Os cálculos variam pois cada auditoria trabalha com mais ou menos impostos. A auditoria da Defensoria Pública fez levantamento também utilizando isenções no PIS e no Cofins.

O julgamento terá a AGU, representando os interesses da União – e com a ajuda de entidades do setor agropecuário, como a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e a Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) –, defendendo que as isenções diminuem o custo de produção de alimentos e que, por tabela, mantém baixo o preço dos alimentos.

Já o PSOL, a PGR e entidades do setor de saúde e agricultura familiar defenderão que as isenções incentivam o aumento do uso de agrotóxicos no país, e que esse incentivo causa danos ambientais e à saúde de trabalhadores rurais e consumidores. Do lado pela admissão da inconstitucionalidade, as entidades Terra de Direitos, Campanha Nacional Permanente Contra os Agrotóxicos, Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), FIAN Brasil, Defensoria do Estado de São Paulo e Defensoria Pública da União serão ouvidas durante o julgamento como Amicus curiae, instrumento jurídico que permite a entidades civis se manifestarem nos autos do processo como interessados na causa.

Do lado em favor da manutenção das isenções estará a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Defesa Vegetal (Sindiveg), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), também admitidas como amici curiae.

 

Leia Também 

Ação no Supremo questiona isenção de impostos para agrotóxicos

Subsídios para os agrotóxicos podem superar R$ 14,53 bilhões por ano

Inseticida “pouco agressivo” dizima criações do bicho-da-seda no Paraná e em São Paulo

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
16 de junho de 2019

Inseticida “pouco agressivo” dizima criações do bicho-da-seda no Paraná e em São Paulo

Considerado de baixa toxicidade pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o inseticida Novalurom é mortal para o bicho-da-seda

Reportagens
5 de agosto de 2019

Subsídios para os agrotóxicos podem superar R$ 14,53 bilhões por ano

Levantamento foi realizado Defensoria Pública de São Paulo. Desde janeiro, 290 novos produtos foram autorizados pelo governo federal

Salada Verde
20 de setembro de 2018

Ação no Supremo questiona isenção de impostos para agrotóxicos

Desde 2016, o PSOL questiona no STF dispositivos que concedem benefícios fiscais ao mercado de agrotóxico. Quatro organizações serão ouvidas durante julgamento da ação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Paulo diz:

    É brincadeira, a AGU defendendo um setor que não é do governo federal.

    Me desculpem, mas tem algo de muito errado. Tem rolinho.