Notícias

Serra da Capivara é a protagonista da 3ª temporada do Pé no Parque

Novos episódios da websérie apresentam o Parque Nacional da Serra da Capivara, paraíso da arqueologia e da Caatinga, e dão sequência às ações do Movimento Pé no Parque

Redação ((o))eco ·
12 de junho de 2019 · 5 anos atrás
Serra da Capivara. Foto: Marcio Isensee e Sá.

Depois de passear pelas exuberantes paisagens de Mata Atlântica, a 3ª temporada do Pé no Parque desembarca na Caatinga. Os novos episódios da websérie realizada pela Associação O Eco e patrocinados pela Fundação Grupo Boticário apresentam o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no interior do Piauí. O primeiro episódio, intitulado “O Parque é Nosso”, estará no ar no canal do Youtube do WikiParques hoje (12/06). Nas próximas semanas, sempre às quartas-feiras, entrarão no ar os três episódios seguintes, todos sobre o parque piauiense.

Ao longo da 3ª temporada, o Pé no Parque levará o público para conhecer a fantástica Serra da Capivara, que abriga a maior concentração de pinturas rupestres das Américas. A área protegida desde 1979, é considerada um paraíso arqueológico no país. Sua importância levou o parque a ser reconhecido com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Os episódios revelam uma pouco conhecida Caatinga, verdejante e colorida. Emoldurada pelas formações rochosas, a vegetação do semiárido mais biodiverso do mundo se transmuta ao longo do ano e transforma o parque consigo, da seca ao verde exuberante. Junto com as belezas naturais, a websérie traz depoimentos emocionantes de moradores locais que tiveram suas vidas transformadas pela criação do parque: aprenderam a valorizar a conservação da natureza e se orgulham hoje de serem os herdeiros da pré-história na Serra da Capivara.

A direção da websérie é do fotógrafo Marcio Isensee e Sá, diretor do documentário Sob a Pata do Boi (2018). Isensee ressalta a importância das pessoas conhecerem e visitarem as áreas protegidas abertas à visitação e se apropriarem delas. “O Parque Nacional da Serra da Capivara é um Patrimônio Mundial da Humanidade, mas é um patrimônio essencialmente brasileiro, assim como tantos outros locais incríveis que existem no Brasil. Nós precisamos valorizar essas áreas protegidas. E a melhor forma de preservar é conhecendo, essa é a meta do Pé no Parque”, pontua o diretor. “A websérie é um aperitivo, mostra um pouco das belas paisagens e das histórias, mas o nosso verdadeiro objetivo é que as pessoas de fato visitem o parque e conheçam a Caatinga, um bioma incrível e único exclusivamente brasileiro”, conclui.

O lançamento da nova temporada foi realizado no Centro de Visitantes do parque no último sábado (08/06), um presente de aniversário para a área protegida, que completou 40 anos no Dia do Meio Ambiente. Além da exibição, o Movimento Pé no Parque também engrossou a programação com duas vivências de educação ambiental. A História dos Sentidos, desenvolvida pelo Instituto Moleque Mateiro, foi realizada na tarde de sexta e na manhã de sábado, e engajou visitantes e alunos de escolas municipais do entorno. Aos pés da Pedra Furada, um dos principais atrativos turísticos do parque, a contação da história da Caatinga e da Serra da Capivara através do estímulo dos sentidos chamou a atenção dos turistas que iam visitar o cartão-postal.

Acompanhe os episódios:

Episódio 1: O parque é nosso

A apresentação da verdadeira e surpreendente Caatinga, que se transforma, resiste e floresce. Um bioma que representa o próprio sertanejo, que junto com a mata persevera mesmo durante os meses de seca. No Parque Nacional Serra da Capivara, essa relação ganha força nas comunidades do entorno que se apropriam do patrimônio cultural e natural protegido e o defendem como parte da sua própria vida.

(Disponível a partir de hoje, 12/06)

 

Episódio 2: Arqueologia e conservação

A Serra da Capivara é o paraíso arqueológico no Brasil. A história da região se mistura com a trajetória da arqueóloga Niéde Guidon, que iniciou as escavações na Serra da Capivara na década de 70 e fez descobertas que revolucionaram o que se sabia sobre o povoamento das Américas na pré-história do homem do continente americano.

(disponível a partir do dia 19/06)

 

Episódio 3: Herdeiros da pré-história

Mais do que proteger a natureza, o Parque Nacional Serra da Capivara transformou a vida dos moradores que vivem no entorno do parque, os verdadeiros herdeiros da pré-história. Através do turismo e das pesquisas arqueológicas, o parque gerou emprego e renda e se tornou o principal vetor de desenvolvimento da região.

(disponível a partir do dia 26/06)

 

Episódio 4: Para além das pinturas rupestres

Mais do que visitar os sítios arqueológicos e as pinturas rupestres que tornaram a Serra da Capivara mundialmente famosa, o parque possui uma lista enorme de atrativos. As opções vão desde trilhas, mirantes e observação da fauna de Caatinga, até um circuito cultural que remonta a vida dos maniçobeiros, que habitavam o interior do parque.

(disponível a partir do dia 03/07)

 

Acompanhe os episódios no Canal do WikiParques no Youtube

Equipe do Moleque Mateiro em ação durante atividade de educação ambiental. Foto: Duda Menegassi.

Apresentação do Pé no Parque em evento de lançamento na Serra da Capivara. Foto: Henrique Júnior. 

Leia Também

https://www.wikiparques.org/o-primeiro-episodio-do-pe-no-parque-esta-no-ar/

2ª temporada do Pé no Parque exibe paraíso desconhecido do Superagui

As vidas do Parque Nacional da Serra da Capivara

 

 

Leia também

Análises
18 de junho de 2017

As vidas do Parque Nacional da Serra da Capivara

Saí de São Raimundo Nonato um ano e meio após minha chegada, mas parecia que décadas haviam se passado, tamanha quantidade de vida que me passou naquele tempo

Notícias
14 de março de 2019

2ª temporada do Pé no Parque exibe paraíso desconhecido do Superagui

Novos episódios da websérie realizada pela Associação O Eco mostram o Parque Nacional do Superagui, no litoral do Paraná, onde prevalecem os manguezais, praias, restingas e a cultura caiçara

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.