Notícias

Sergipe decreta situação de emergência depois de mancha de óleo atingir 10 praias

Até o momento são 132 praias atingidas por petróleo nos nove estados do Nordeste, espalhados em 61 municípios. Causas ainda estão sendo investigadas

Sabrina Rodrigues ·
7 de outubro de 2019 · 5 anos atrás
Manchas na Praia de Pirambu, Sergipe. Foto: Agência Sergipe de Notícias.

Há mais de um mês manchas de óleo têm atingido o litoral dos nove estados do Nordeste e em 61 municípios. Até o momento, são 132 praias com manchas escuras, cuja análise feita pela Marinha e pela Petrobras apontou uma substância encontrada nos litorais como de petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo. Segundo o Ibama, 11 tartarugas marinhas e uma ave Bobo-pequeno (Puffinus puffinus) apareceram mortas por causa do petróleo cru.

O petróleo começou a chegar na costa nordestina no dia 02 de setembro e desde então, se espalhou pelo litoral do Nordeste. Na quinta-feira (3), a mancha chegou à Bahia. O Projeto Tamar suspendeu as solturas das tartarugas marinhas na área de atuação do projeto em Sergipe e no extremo Norte da Bahia. 

Segundo o Ibama, o estado do Sergipe foi o que teve o maior aumento no número de praias atingidas. Inicialmente eram quatro e agora o número subiu para 10 (Praias de Mosqueiro e Atalaia em Aracaju; Praia do Pirambu, no município de Pirambu; Praia do Jatobá, da Barra, da Ponta dos Mangues, do Porto, Atalaia Nova e Praia da Costa, no município de Barra dos Coqueiros e Praia do Abaís, em Estância). Por isso, o governo sergipano montou um gabinete de crise para acompanhar o caso, ficando decretada situação de emergência na faixa litorânea dos municípios atingidos pelo derramamento de produto químico em ambiente marinho, recomendando à população a não utilizar as praias, bem como a não retirada, por conta própria, de nenhuma substância delas. 

Na sexta-feira (4), o Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício à Administração Estadual do Meio Ambiente e à Superintendência do Ibama em Sergipe para saber quais as medidas adotadas e as que estão sendo planejadas para garantir a limpeza das praias e a contenção dos danos ambientais no estado.

O MPF solicitou ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) que adote providências para conter os danos ambientais causados por derramamento de óleo ocorrido no final de setembro deste ano. O órgão ministerial quer a formação de uma equipe específica para realizar a limpeza das 10 praias sergipanas atingidas pela mancha de óleo. 

“A solicitação do MPF é que o Ministério do Meio Ambiente desloque pessoas ou equipes de outros Estados da Federação, atingidos ou não, de forma a garantir efetividade aos trabalhos, seja com revezamento de pessoal, seja com parcerias vindas de qualquer parte do Brasil”, explica o procurador da República Ramiro Rockenbach. O procurador ressalta que as atividades de limpeza devem ser intensificadas o mais rápido possível, “em até 72 horas”, afirma.

O Ibama informou que requisitou apoio da Petrobras para atuar na limpeza de praias.

Segundo o Ibama, não se sabe a origem do óleo. O órgão não confirmou, mas há suspeitas de que o óleo veio de navios petroleiros vindos da Venezuela e que passaram pelo litoral nordestino.

Na sexta-feira (04) a Marinha do Brasil informou que instaurou um Inquérito Administrativo para a apuração das causas e responsabilidades do acidente. “Dentre as ações em curso, estão sendo identificados e notificados navios-tanque que trafegaram próximo às regiões atingidas com as manchas, em período que antecede o acidente, para fins de esclarecimentos sobre supostos vazamentos de óleo”, afirmou, em nota.

No sábado (05), o presidente Jair Bolsonaro emitiu um despacho, publicado em edição extra do Diário Oficial da União, determinando a investigação, sobre as causas e os responsáveis pelas manchas de óleo. No documento, o presidente deu o prazo de 48 horas, a partir da publicação do despacho, para que sejam apresentadas respostas da investigação. A apuração deve ser feita pela Polícia Federal, Comando da Marinha, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). 

 

 

Leia Também

Manchas de óleo de origem indefinida são encontradas em 43 praias do Nordeste

Transbordo de petróleo a menos de 4km da ESEC Tamoios alarma ambientalistas de Angra

Petrobras irá investigar vazamento de óleo na Bacia de Campos

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
7 de janeiro de 2019

Petrobras irá investigar vazamento de óleo na Bacia de Campos

Estatal afirma que uma comissão de investigação irá apurar as causas do derramamento que atingiu 38 quilômetros na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Ibama e Marinha monitoram a área

Colunas
18 de agosto de 2019

Transbordo de petróleo a menos de 4km da ESEC Tamoios alarma ambientalistas de Angra

Empresa solicita licença para fazer transferência de derivados de petróleo entre navios e barcaças próximo de duas unidades de conservação na baía de Angra dos Reis

Notícias
25 de setembro de 2019

Manchas de óleo de origem indefinida são encontradas em 43 praias do Nordeste

Identificada pelo MMA como um hidrocarboneto derivado do petróleo, a substância foi encontrada em 8 dos 9 estados nordestinos e já atingiu ou causou a morte de vários animais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.