Notícias

Ricardo Salles quer rever todas as Unidades de Conservação federais do país e mudar SNUC

Em entrevista ao Estadão, ministro disse que as áreas protegidas foram criadas “sem critério técnico” e que objetivo é fazer “um trabalho de revisão preciso na lei”

Daniele Bragança ·
10 de maio de 2019 · 5 anos atrás
Objetivo de Ricardo Salles é rever todas as UCs criadas. Foto: Gilberto Soares/MMA.

Dois dias após oito ex-ministros do Meio Ambiente lançarem um manifesto acusando o atual ministro de desmonte da política ambiental que foi sendo construída nos últimos 40 anos, o ministro Ricardo Salles disse para o Estadão que pretende rever, na verdade, os últimos 80 anos. O titular da pasta ambiental informou que revisará todas as 334 unidades de conservação federais, desde o Parque Nacional de Itatiaia, criado em 1934, ao Refúgio da Vida Silvestre da Ararinha Azul, uma das últimas unidades criadas pelo governo federal, em 2018.

Em entrevista ao repórter André Borges, o ministro afirmou que as unidades foram feitas “sem critério técnico” e que um grupo de estudo está sendo montado no Ministério para rever as unidades. O objetivo é recategorizar algumas, mudar traçados de outras e até extinguir. O pacotão de revisão deverá ser lançado já no segundo semestre.

((o))eco entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério para saber a composição desse grupo de trabalho, já que não há criação de nenhum colegiado formal no Diário Oficial da União. Até o fechamento desta matéria, não recebeu resposta.

Mudanças no SNUC

A principal mudança da política de revisão deverá ser na lei que rege o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, de 2000. A lei do SNUC determina que criação de unidades de conservação é atribuição do Executivo, mas o mesmo ato que a cria, um decreto, não pode ser usado para diminuir ou extinguir uma unidade de conservação. Essa é a principal pedra no sapato do governo para mudar o foco da política de conservação. UCs só podem ser extintas por projeto de lei, ou seja, pelo crivo do Congresso Nacional.

A lei do SNUC também separa as unidades em duas grandes categorias: a de proteção integral, que não permite o uso direto de recursos, e a de uso sustentável, que permite.

Em tese, agricultura, pecuária, mineração, pesca e extrativismo não poderiam ocorrer dentro de unidades de proteção integral. E são essas as bases dos atuais conflitos fundiárias, que o governo pretende resolver, acabando com o sistema de proteção.

“A proposta do ministro vai na contramão dos interesses mundiais. O Brasil, como signatário da CDB e das Metas de Aichi, assumiu o compromisso de proteger pelo menos 17% de cada um de seus biomas até 2020. Nos últimos anos foram construídos uma série de mecanismo para resolver a situação de regularização fundiária das UCs do Brasil: como o fundo de compensação ambiental e a compensação da reserva legal. A proposta do Salles é um prêmio ao crime e a incompetência: premia criminosos, desmatadores ilegais e grileiros que historicamente têm invadido e desmatado áreas de UCs e “resolve” de forma vergonhosa a incompetência do próprio MMA, que ao invés de arregaçar as mangas e se utilizar desses e outros mecanismos sérios e técnicos para resolver as questões fundiárias, estruturar as UCs e fazer valer a lei, prefere condenar a nossa maior riqueza, leiloando-a a preço de banana”, afirma Angela Kuczach, diretora da Rede Pró-UCs. “Ao contrário do que diz o ministro, o Brasil é um dos países que mais investe em estudos técnicos e científicos para a criação das UCs. Maria Tereza Jorge Pádua usou a teoria dos refúgios do pleistoceno para criar UCs na Amazônia em pleno regime militar. Duvido que ele saiba o que é isso. Os mapas das áreas prioritárias, que capciosamente Salles retirou do ar, é uma das metodologias mais robustas para avaliação de prioridades em conservação”, explicou Angela, em entrevista por telefone.

O que será revisto. Reprodução: CNUC/MMA.

Na terça-feira (07), o presidente Jair Bolsonaro afirmou à Luciana Gimenez que o governo estuda revogar o decreto de criação da Estação Ecológica de Tamoios, na Baía de Guanabara, onde foi multado pelo Ibama em 2012, por pescar. Objetivo seria abrir a área ao turismo e a pesca subaquática. A categoria Estação Ecológica é uma das mais restritivas dentro do SNUC e só permite estudos científicos.

Além de Tamoios, o governo já havia sinalizado que iria rever o Parque Nacional Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul, o transformando em APA, a categoria mais branda de unidade de conservação dentro do SNUC. O Parque Nacional dos Campos Gerais, no Paraná, e a Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará, também estão sendo estudados.

Das 334 unidades de conservação federais, 149 são de proteção integral, sendo a maioria parques nacionais (74) – que permitem ecoturismo ‒, seguido de reservas biológicas (31), estações ecológicas (30), refúgio da vida silvestre (9) e monumentos naturais (5).

Das 185 de uso sustentável, 67 são florestas nacionais (Flonas) – que permitem a exploração de madeiras e produtos não-madeireiros por meio de licitação e contratos ‒, 66 reservas extrativistas (Resex), 37 áreas de proteção ambiental (APA), 13 área de relevante interesse ecológico (ARIE) e 2 reservas do desenvolvimento sustentável (RDS).

 

Saiba Mais

A diferença entre todas as 12 categorias de Unidades de Conservação podem ser vistas neste link do Dicionário Ambiental – O que são Unidades de Conservação.

Leia Também

Ex-ministros do Meio Ambiente se unem contra “desmonte à governança socioambiental” de Bolsonaro

Bolsonaro quer liberar pesca submarina em reserva onde foi multado

Ex-ministros do Meio Ambiente se unem contra “desmonte à governança socioambiental” de Bolsonaro

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
8 de maio de 2019

Ex-ministros do Meio Ambiente se unem contra “desmonte à governança socioambiental” de Bolsonaro

Rubens Ricupero, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc, Izabella Teixeira e Edson Duarte lançaram comunicado denunciando o descaso da gestão atual

Notícias
8 de maio de 2019

Bolsonaro quer liberar pesca submarina em reserva onde foi multado

Em entrevista a Luciana Gimenez, presidente afirma que estuda revogar decreto de criação da Estação Ecológica de Tamoios, na Baía de Guanabara, onde foi multado pelo Ibama em 2012

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 10

  1. Cristian diz:

    Será que eu ouvi bem ? Diz que ele vai alterar a SNUC ? Com certeza não vai nesse seu mandato curto como “ ministro do meio ambiente”
    Lei é Lei , para alterar tem que passar por todo o Congresso Nacional , e se já está escrito que só pode criar por Decreto , e nunca extinguir e diminuir ou alterar de categoria por outro Decreto
    Assim sendo , a Lei já previa até que criminosos desse nipe do atual Ministro e presidente um dia surgiriam na política deste paisinho medíocre para
    Ser “ eleitos “ por um povo sem visão e sem noção . Por isso a Lei 9985/2000 já previu e impede que se altere limites e ( revise) parques E unidades de conservação , a naum ser com turismo ou atividades de baixíssimo impacto , e os imbecis acham que podem mudar a Lei das SNUC , kkk!
    É praticamente uma cláusula pétrea , tem que passar pela Câmara , pelo Senado , agradar a opinião pública , pois tbem a própria Lei obedece ao art. 225 da Constituição Federal , terão que ser ouvidas varias outoridades renomadas sobre meio ambiente , e assim sendo , depois de tudo isso , e longos tempos de discussão , só por um ínfimo de possibilidade de causar este mau imenso as próximas gerações , aí sendo totalmente irresponsável o congresso nacional etc etcetera é que teria a chance desse devaneio da cabeça de um Imbecil lograr êxito , agora fora isso Não passará!!! 🙌👏👏👏😁😃😤👍! ! Naum tem que indenizar nenhum vagabundo que diz ter terra onde nunca teve … tbem


  2. Carlos Todeselli diz:

    Nao se trata de esquerda x direita, pessoal. Nao e PT x PSL. Sao acordos internacionais q estao sendo descumpridos e que trarão consequências mercadológicas negativas para o Brasil. É deterioração ambiental irrestrita e universal, que vai gerar perda de biodiversidade e agravo à saude humana, entre muitos outros males. É tao difícil de entender isso? E se ha alguma ideologia por trás disso tudo, está o negacionismo da mudanca climatica pelo Salles, que nada mais é do que uma cortina de fumaça para que a ala mais conservadora e retrograda do agronegócio prospere. Vcs ainda tem alguma duvida com relacao a isso?


  3. Fabio diz:

    se for pra regularizar indenizando quem mora por direito nessas terras tudo bem. Agora acabar com as UC com essa desculpa esfarrapada, que prejudica o setor produtivo, só mostra o quanto o ministro é despreparado e não sabe gerenciar o ministério.


    1. Paulo diz:

      Concordo plenamente Fabio.


  4. Paulo diz:

    Vamos ministro Salles, trabalhar mais e mais para regularizar.
    Provar para os governos de esquerda que eles não tinham vontade para regularizar as terras das UC.

    Mostrar seu choque de gestão. Chega de desculpas, ao trabalho.


  5. Ratatouille diz:

    Pode fazer o que for, se não acabar/fundir/substituir o Inst. CHICO MENDES, (aah, esse nome!!!), e seus dirigentes em todos os escalões, a coisa não vai vingar. Afinal, como fazer outro prato com os mesmos ingredientes, cozinheiros e receitas?


  6. Marco Louzada diz:

    O correto é Baía de Ilha Grande. Não Baía da Guanabara.
    Sim, existem muitos técnicos qualificados no IBAMA e no ICMBio.


  7. eu mesmo diz:

    Isso é crime de lesa humanidade. Deveria ser julgado por um tribunal internacional. Atinge o futuro de todas as nossas crianças.


  8. Timbira diz:

    Bandido ambiental é bandido bom, bandido bom é bandido morto.


  9. George diz:

    Critérios técnicos? Ainda tem algum técnico no MMA para fazer isso?