Notícias

Nova espécie de ave é descoberta em Alagoas e já está ameaçada de extinção

População da ave, batizada de surucuá-de-murici, é de cerca de 180 indivíduos. Pesquisadores também promoveram ampla revisão dos surucuás-de-barriga-amarela

Cristiane Prizibisczki ·
17 de março de 2021 · 3 anos atrás
Paisagem da Estação Ecológica de Murici (AL), um dos maiores remanescentes da Floresta Atlântica do Centro de Endemismo Pernambuco. Foto: Hermínio Vilela.

Uma nova espécie de surucuá, ave da família Trogonidae, acaba de ser descrita. Descoberta nos remanescentes de Mata Atlântica do Estado de Alagoas, a espécie ocorre em uma área restrita na Estação Ecológica (ESEC) de Murici e conta com poucos indivíduos, por isso, foi considerada pelos cientistas como “criticamente ameaçada”. O artigo que descreve a espécie foi publicado no último dia 6, no Zoological Journal of the Linnean Society.

A nova espécie foi batizada de surucuá-de-murici (Trogon muriciensis), em homenagem à sua área de ocorrência. Ele se distingue de qualquer outra espécie do gênero pelo tamanho – é um pouco menor –, pela coloração da plumagem e pelo barramento da cauda, que segue um padrão de listras. Além disso, foram encontradas diferenças no canto e em caracteres genéticos. Todas estas características foram identificadas em exemplares machos. A fêmea ainda não é conhecida.

“Esta é uma espécie nova e ainda desconhecida da ciência”, explica o ornitólogo Luís Fábio Silveira, curador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) e um dos autores do estudo.

Segundo ele, durante os trabalhos de campo foram detectadas apenas 20 aves, em uma área isolada, e a estimativa dos pesquisadores é que a população não ultrapasse 90 casais. Em museus, há somente dois exemplares depositados. 

Ilustração do Trogon muriciensis (MZUSP 112768) descoberto na Estação Ecológica de Murici, Alagoas. Ilustrado por Eduardo Brettas.

Por estas características, a nova espécie já corre perigo de extinção e “exige urgentes ações de conservação”, alertam os pesquisadores no estudo.

“A ESEC de Murici tem um altíssimo grau de endemismo. Ela foi criada justamente pelo elevado número de espécies endêmicas e aves ameaçadas de extinção. Atualmente, são conhecidas mais de 40 espécies que ocorrem no Centro de Endemismo Pernambuco e estão nesta categoria”, diz Marco Antonio de Freitas, analista ambiental e chefe da Estação Ecológica de Murici.

“O surucuá-de-murici é um pássaro candidato a virar a espécie símbolo da Estação Ecológica, não só pela beleza, mas pelo significado da sua descoberta e seu status de conversação, o que aumenta ainda mais a responsabilidade do ICMbio de finalizar a indenização da área em que será construída a sede da ESEC, para que possamos aumentar a proteção efetiva, a presença física, dentro da unidade”, complementa Freitas.

Revisão taxonômica

O trabalho que levou à descoberta da nova espécie em Alagoas também promoveu uma ampla revisão taxonômica dos surucuás-de-barriga-amarela (Trogon rufus), grupo bastante complexo – já que muitas variações de plumagem receberam nomes, dividindo-o em subespécies ou espécies – e cuja distribuição é bastante ampla pelas florestas da América do Sul e Central.

Antes da revisão, eram consideradas seis subespécies para este surucuá: Trogon rufus rufus, Trogon rufus tenellus, Trogon rufus cupreicauda, Trogon rufus sulphureus, Trogon rufus amazonicus e Trogon rufus chrysochloros, que ocorrem desde o sul da Guatemala até o norte do Uruguai e nordeste da Argentina.

Em 2019, pesquisadores de diferentes partes do globo começaram a se debruçar sobre este grupo de aves, levando à reclassificação de três das subespécies, que passaram a ser consideradas espécies à parte.

Para que esta revisão fosse feita, foram avaliadas 906 peles, depositadas em vários museus do mundo. A análise valeu-se de dados detalhados de coloração – possíveis de serem captados a partir do uso de um espectofotômetro – medidas de bico, asa e cauda, além de outros aspectos morfológicos. 

“Também usamos dados de vocalização e dados genéticos para entender a natureza da variação por toda a distribuição geográfica, e como ela pode ser traduzida na forma da definição das espécies válidas”, diz Silveira.

Segundo os pesquisadores, ao longo da bacia amazônica brasileira existem três áreas de intergradação – quando duas subespécies distintas ocorrem em áreas onde suas populações têm as características de ambas – entre as subespécies dos táxons sulphureus, rufus e amazonicus, que cruzam entre si e que foram mantidas com esta classificação taxonômica. 

Já os táxons tenellus e cupreicauda, que ocorrem no norte da América do Sul e América Central, e chrysochloros, endêmico do bioma Mata Atlântica, são muito distintos de suas subespécies da bacia amazônica, tendo sido considerados espécies distintas. 

Desta forma, com a revisão, além do Surucuá-de-Murici (T. muriciensis), a Mata Atlântica também ganhou uma segunda espécie endêmica do bioma, o Trogon chrysochloros, ainda não batizado com nome popular no Brasil. 

“Isso demonstra o quão importante e relevantes são as coleções biológicas, que são a base material para estudos mais refinados. Além disso, trabalhos de campo e de laboratório, onde dados genéticos e das vocalizações podem ser obtidos e estudados, permitem que o nosso conhecimento sobre a diversidade, expresso em revisões taxonômicas, seja muito mais preciso hoje em dia”, complementa Luis Fábio Silveira. 

Leia Também 

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Reportagens
25 de fevereiro de 2021

Estudo sobre avifauna em área protegida em João Pessoa alerta para fragmentação

O levantamento identificou 113 espécies de aves no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Buraquinho, em João Pessoa, e aponta a necessidade de corredores ecológicos para garantir a conservação efetiva

Notícias
10 de janeiro de 2013

Bothrops muriciensis: protegidos pelo paraíso

Jararacuçus são as maiores espécies de Bothrops e também as mais perigosas. Mas a presença delas é sinal de que a floresta está preservada.

Colunas
6 de fevereiro de 2008

Os Tristes Trópicos de Murici

Passada na terra de Renan Calheiros, a história da Estação Ecológica de Murici daria um bom tragi-romance, que mostraria como o fracasso de nossa educação favorece o populismo.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 30

  1. Marcel Marlia sp diz:

    Glorifiquem o que foi achado ,encontrado ,apareceu não importa é mais uma espécie aparecendo para quem gosta da natureza amém


  2. Alexandre diz:

    Doideira na canastra tem igual


    1. Jeremy diz:

      A população de Alagoas`(Trogon muriciensis) é distincto da população no restante da mata atlantica no sul do pais (incluindo canastra), que tambem fui elevado para o nivel de espécie, o Trogon chrysochloros, nessa mesmo trabalho, antes ere só uma subespécie do Trogon rufus, que agora é o nome para a população amazônica.


  3. Marcelo diz:

    Um único dia em que o Ornitólogo resolve sair do museu e ao ver a primeira ave viva, já a declara espécie nova, rara e em extinção. Tudo só mesmo tempo!🤣
    Viva o Brasil!!!


    1. Jeremy diz:

      Passo muito tempo no mato, obrigado.


    2. Renato diz:

      Caro retardado: o pesquisador estudou muito para elaborar uma pesquisa dessas e tirar essas conclusões, agora para um débil mental formado pelas Faculdades Whatsapp e pós graduado pelo Instituto Mamadeira de Piroca deve ser muito difícil mesmo entender isso.


  4. Valdecir Pinow diz:

    Aqui no oeste de Santa Catarina também tem esse surucuá..
    Já observei várias vezes na mata..


    1. Jeremy diz:

      A população de Alagoas`(Trogon muriciensis) é distincto da população no restante da mata atlantica no sul do pais, que tambem fui elevado para o nivel de espécie, o Trogon chrysochloros, nessa mesmo trabalho, antes ere só uma subespécie do Trogon rufus, que agora é o nome para a população amazônica.


  5. Adaiton diz:

    Sou do Maranhão e moro na roça, e onde moro tem muito dessas aves Aki na mata.


    1. Joao diz:

      Qual lugar do ma vc mora


    2. Jose carlos diz:

      Pesquisador brasileiro é assim mesmo , deve ser porque a ave é predominante verde, se fosse vermalha talves facilitaria o trabalho.


    3. Jeremyh diz:

      A espécie de Alagoas (Trogon muriciensis) é distincto da espécie da amazônia (Trogon rufus) e da mata atlântica (Trogon chrysochloros), esses outros dois fui elevado para espécie nesse mesmo trabalho.


  6. Jorge diz:

    Se é uma nova espécie, que só agora conseguiu ser vista então como podem afirmar que existem poucas, visto que sequer a conheciam????


    1. Jeremy diz:

      Oi Jorge. Só é conhecido da Est. Ecol. de Murici, uma area de 30 km2 (não fui encontrado em nenhum outro remanescente de mata na area), e com uma densidade populacional estimada de 3 pares por km2 (o valor conhecido por o Trogon rufus, uma espécie bem proximo relacionado), dá um total de 90 pares. A verdade é que é muito improvável que a população seja tão alto porque nem todo o habitat será adequado e só fui detectado 20 indivíduos…


  7. Marcos diz:

    Aqui em Minas está cheio agora mesmo tem cinco delas debaixo da minha janela


  8. Rmulo Ruas diz:

    O homem é que deveria estar em extinção, para parar de fazer mal a natureza.


    1. Zombador diz:

      E tu ne humano não besta fera


  9. Gunter diz:

    Apenas descubriram e já está em extinção. Kkkk
    Quais os parâmetros que se usa pra saber se está em extinção se acabam de conhecer. Kkk
    Me poupe.


    1. Jorge diz:

      E pelos comentários essa ave já é conhecida faz tempo e não está nem perto da extinção


    2. Cesar diz:

      Concordo aqui na região metropolitana de Curitiba, em Campo Magro PR também tem essas aves, e conheço elas desde quando criança hoje estou com 33 anos, esses senhores pesquisadores estão bem desinformados, quanto a espécie.


      1. rafael isaacs diz:

        Vc nao leu o artigo inteiro.


  10. Ealmor diz:

    Aqui na região do vale do Itajaí também tem essas aves surucuá do peito amarelo e vermelho, aves belas e o canto bonito.


  11. Wagner diz:

    Olá, sou Wagner, aqui n minha região onde moro,igrejinha.RS
    Tem dessa ave,Surucua do peito amarelo e vermelho.região está,perto da serra gaúcha.


  12. Edson diz:

    Aqui no sul tem bastante


  13. Michel diz:

    Muito interessante. Graças a Deus que ainda existem espécimes vivos!!!!!


  14. John diz:

    É somente uma ave que foi trazida de seu habitat no Sul do Brasil para Alagoas


  15. Andrei diz:

    Esa ave tem em qualquer lugar aqui no sul do pais so agora foram descobri a especie


    1. Renato diz:

      Caro retardado: é uma espécie diferente da qual você acha que vê, não consegue diferenciar um papagaio de um pardal e quer opinar sobre uma pesquisa científica séria.


  16. Arlen diz:

    Vi uma ave destas aqui em Minas outro dia.


  17. Noemi diz: