Notícias

Negacionismo vem de “baixo clero militar”, diz Galvão

Ex-diretor do Inpe diz que desmatamento deve passar dos 10.000 km2 em 2020 e que Conselho da Amazônia deixou Salles “livre para fazer o que quiser”

Paulina Chamorro · Claudio Angelo ·
20 de abril de 2020 · 4 anos atrás
Ricardo Galvão. Foto: Divulgação.

Os sucessivos ataques à razão e à ciência vistos no governo Bolsonaro são obra de um “baixo clero militar”, representado pelo Presidente da República, que predomina sobre um núcleo mais racional de oficiais superiores. Quem diz é Ricardo Galvão, 72, professor do Instituto de Física da USP, que protagonizou um dos maiores embates públicos com o presidente em 2019.

Galvão era diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em junho, quando os alertas do sistema de monitoramento Deter mostraram uma explosão do desmatamento na Amazônia. Bolsonaro disse que os dados eram mentirosos e que o diretor deveria estar “a serviço de alguma ONG”. No dia seguinte, Galvão declarou ao jornal O Estado de S.Paulo que Bolsonaro tivera uma atitude “covarde e pusilânime” e que não podia falar de ciência como se estivesse “no botequim”.

O episódio causou sua demissão, mas pôs os olhos da opinião pública mundial sobre o Inpe e a Amazônia. No fim do ano, Galvão foi escolhido uma das dez personalidades do ano pela revista científica Nature.

Em entrevista ao podcast Vozes do Planeta na sexta-feira (17), o físico se disse surpreso e chocado com a demissão do presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), João Luiz Azevedo, que vinha pressionando contra a desidratação do órgão.

“Não é uma coisa pontual. Esse governo tem muita dificuldade no diálogo com a ciência. Isso vem por uma mentalidade, difícil dizer porque não gosto de generalizar, mas de um baixo clero militar”, afirmou, falando do sítio no interior paulista onde cumpre quarentena com a mulher devido à Covid-19. Segundo ele, há “exemplos espetaculares” de apoio à ciência nas Forças Armadas (o próprio CNPq foi criado por militares, assim como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA).

“Infelizmente neste governo dominou o baixo clero, na pessoa do Presidente da República, que infelizmente ouve aquele astrólogo que está nos EUA [Olavo de Carvalho] e tem problema seriíssimo com a ciência. [Eles] não aceitam resultados científicos que vão contra o que eles gostariam de escutar.”

Galvão afirmou ainda que as mudanças no Inpe após sua saída por enquanto não prejudicam o monitoramento da Amazônia, mas que a reestruturação na coordenação de Observação da Terra proposta por seu substituto interino, Darcton Damião, vem “por imposição de cima” e pode prejudicar a colaboração com a China no programa de satélites CBERS.

O ex-diretor não se arrisca a fazer previsões sobre o desmatamento na Amazônia neste ano, mas diz que a situação é “extremamente preocupante”. “Estamos vendo um aumento do desmatamento numa época que não é muito comum, não chegamos ainda na estação seca na Amazônia”, afirmou. “Neste ponto, esse problema do coronavírus veio para ajudar aqueles que são contra o controle do desmatamento.” Ele lembra que o compromisso assumido em lei pelo Brasil foi de limitar o desmate a 3.925 km2 em 2020. “Vamos passar longe disso. Tenho quase certeza de que passaremos dos 10.000. não sei se chegaremos aos 13.000 km2, 14.000 km2, mas é extremamente preocupante.”

A entrevista vai ao ar neste sábado. Ouça na íntegra no Spotify.

 

logo Republicado do Observatório do Clima através de parceria de conteúdo.

 

Leia Também 

Após 8 meses com interino, MCTI escolherá novo diretor do INPE

Amazônia perdeu área equivalente a 8 cidades do RJ entre 2018 e 2019, aponta sistema Prodes

Sistema Deter corre risco de ser descontinuado, alerta Ricardo Galvão, ex-diretor do INPE

 

  • Paulina Chamorro

    Jornalista com mais de duas décadas de atuação em temas socioambientais

  • Claudio Angelo

    Jornalista, coordenador de Comunicação do Observatório do Clima e autor de "A Espiral da Morte – como a humanidade alterou a ...

Leia também

Reportagens
16 de agosto de 2019

Sistema Deter corre risco de ser descontinuado, alerta Ricardo Galvão, ex-diretor do INPE

Declaração é feita num contexto de descredito dos dados fornecidos pelo INPE sobre desmatamento da Amazônia e testes de sistema privado pelo governo Bolsonaro

Reportagens
18 de novembro de 2019

Amazônia perdeu área equivalente a 8 cidades do RJ entre 2018 e 2019, aponta sistema Prodes

Desmatamento na Amazônia Legal chegou perto de 10 mil km², valor que representa alta de 29,5%, em comparação com ano anterior

Salada Verde
19 de abril de 2020

Após 8 meses com interino, MCTI escolherá novo diretor do INPE

O militar Darcton Policarpo Damião está como interino desde agosto. Regimento interno exige que diretor seja escolhido por um comitê de busca

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 5

  1. altair diz:

    Alex de Morais, era advogado de uma das maiores industrias da america latina
    Facçao criminosa CV
    ?????????????????????????????????


  2. ALTAIR diz:

    o tal Ministro CARECAO,
    DE MORAIS, LEVOU 10 VEZES PARA PASSAR NO EXAME OAB////////////////////////////////////////////////////


  3. ALTAIR diz:

    SE O TAL SUPREMO PRESTASSE, E NAO FOSSE COLIADO COM LULA E SUA QUADRILHA, TODOS ATOS DO ASQUEROSO SERIAM NULOS,
    POIS FORAM ASSINADOS POR UM BEBADO CONTUMAZ/////////////////////////////////////////////////////////////////


  4. ALTAIR diz:

    PORQUE ENQUANTO O BEBADO LULA GOVERNAVA,
    NINGUEM FALOU EM DESMATAMENTO?????????????????????????


    1. Carlos diz:

      Porque era farinha do mesmo saco.