Notícias

MMA diz garantir recursos e Centros de Triagem de animais em Minas são reabertos

Após promessa de ajuda financeira, Cetas de Montes Claros e Juiz de Fora reabrem. Não há confirmação a ajuda se estenderá a todas os centros de triagem do país

Cristiane Prizibisczki ·
17 de maio de 2019 · 5 anos atrás
As unidades mineiras são responsáveis por receber, recuperar, reabilitar e destinar cerca 5.500 animais silvestres anualmente. Foto: Cetas-MG/Facebook.

Três dias após anunciar o fechamento de duas de suas unidades, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Minas Gerais informou que, a partir da última quinta-feira (16), retomaria os trabalhos em Montes Claros e Juiz de Fora, após o Ministério do Meio Ambiente (MMA) garantir ajuda financeira ao órgão.

As unidades do Cetas-MG haviam sido fechadas devido ao corte de 25% nos contratos de tratadores exigido pelo MMA, ao final de abril, a todas as superintendências do Ibama – a quem os Cetas são subordinados. Com o corte, o Centro mineiro perdeu dois de seus seis tratadores – número já insuficiente para manutenção dos trabalhos – e se viu obrigado a paralisar as atividades das unidades do interior, que recebem cerca de 5.500 animais silvestres anualmente.

Segundo a comunicação do Cetas – MG, o MMA garantiu que irá repassar recursos à unidade para a manutenção dos postos de tratadores. “Diante desta promessa, a Superintendente Substituta do Ibama em Minas Gerais, Polyana Faria Pereira, determinou a retomada imediata nas atividades de recebimento dos animais, evitando prejuízos ao meio ambiente e na prestação de serviços ao cidadão”, disse a unidade, em nota.

Não está claro, no entanto, como essa ajuda financeira será realizada e se ela se estenderá a todas os Cetas do país. ((o))eco procurou a assessoria do Ibama em Brasília para saber se este é um indicativo de que MMA voltou atrás na exigência de corte nos contratos de tratadores, mas o órgão federal se limitou a dizer que “a superintendência do Instituto no estado [de MG] busca parceria junto ao órgão ambiental estadual para minimizar o custeio das atividades desenvolvidas nas unidades”.

O estabelecimento de Acordos de Cooperação Técnica com governos estaduais não é novo e tem acontecido em várias superintendências do Ibama pelo país. No entanto, a construção destas parcerias pode se mostrar bastante burocrática e, em alguns casos, demorar anos para ser concretizada. Esse é o caso do Piauí, por exemplo, onde o Centro de Triagem de Animais está desde 2017 trabalhando para que o acordo aconteça, mas ainda está na fase de elaboração do Plano de Trabalho.

Não há informações sobre em que estágio está a construção da parceria entre os órgãos federal e estadual em Minas Gerais.

 

Leia Também 

Minas fecha centro de triagem de animais após corte no orçamento

A vida maltratada que ressurge no Cetas de Manaus

Governo corta R$ 187 milhões do MMA. Saiba como o corte foi dividido

 

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
7 de maio de 2019

Governo corta R$ 187 milhões do MMA. Saiba como o corte foi dividido

Fiscalização do Ibama perdeu 24% do orçamento. Combate às mudanças climáticas foi cortado em 95%. ICMBio teve maior parte do corte na criação e gestão das Unidades de Conservação

Análises
6 de junho de 2013

A vida maltratada que ressurge no Cetas de Manaus

A lente engajada de Diogo Lagroteria, coordenador deste centro de triagem, revela imagens da rotina de recuperação dos animais resgatados.

Reportagens
15 de maio de 2019

Minas fecha centro de triagem de animais após corte no orçamento

Contingenciamento do orçamento põe em risco trabalho de centros de triagem de animais do Ibama de todo país. Ministério do Meio Ambiente 22% do seu orçamento bloqueado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Leo diz:

    A própria foto do trinca ferro já diz tudo: despreparo, desperdício, imperícia técnica, malversação de dinheiro público afinal..

    Jornal de forro, laranjas e mamōes no chão, ração peletizada, bebedouro errado. Cena de horror.

    Que fechem logo, pelo amor aos animais.