Notícias

Mais da metade dos rios da Mata Atlântica são impróprios para consumo

Dos 240 pontos avaliados pela Fundação SOS Mata Atlântica, 60 pontos estão com qualidade ruim ou péssima e apenas 6 são consideradas boas

Sabrina Rodrigues ·
22 de março de 2017 · 7 anos atrás
Rio Tietê, em São Paulo. Foto: Cristian Silva/Flickr
Rio Tietê, em São Paulo. Foto: Cristian Silva/Flickr

Neste Dia Mundial da Água, o Brasil não tem muito o que comemorar no que diz respeito à qualidade da água dos rios do bioma onde vivem a maior parte da população do país. Dos 240 pontos de rios, córregos e lagos da Mata Atlântica avaliados pela Fundação SOS Mata Atlântica, somente 6 obtiveram avaliação boa.

No estudo, descobriu-se que 70% dos pontos avaliados encontram-se em situação regular e 26,3% (60 pontos) estão com qualidade ruim ou péssima.

“A principal causa da poluição dos rios monitorados é o despejo de esgoto doméstico junto a outras fontes difusas de contaminação, que incluem a gestão inadequada dos resíduos sólidos, o uso de defensivos e insumos agrícolas, o desmatamento e o uso desordenado do solo”, afirma Malu Ribeiro, especialista em Recursos Hídricos da Fundação SOS Mata Atlântica.

O levantamento foi realizado em 73 municípios de 11 estados da Mata Atlântica, além do Distrito Federal, entre março de 2016 e fevereiro de 2017 e traçou um panorama sobre a qualidade da água de 240 pontos de coleta distribuídos em 184 rios, córregos e lagos de bacias hidrográficas do bioma mais desmatado do país. Ainda segundo a análise, o Brasil está longe de alcançar os compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, com objetivos a serem atingidos até 2030.

 

Saiba Mais
Observando os Rios 2017: o retrato da qualidade da água nas bacias da Mata Atlântica (Relatório completo)

Leia Também

Rios brasileiros: poluição e descaso

Saneamento básico e a qualidade da água que a gente bebe

A quem pertencem as beiras dos rios?

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Colunas
6 de outubro de 2006

A quem pertencem as beiras dos rios?

É cada vez mais comum a privatização de cachoeiras que, apesar de pela Constituição serem públicas, o cidadão só consegue conhecer mediante pagamento de ingresso injusto.

Notícias
7 de maio de 2014

Saneamento básico e a qualidade da água que a gente bebe

Nordeste é a região que tem mais municípios sem água tratada. Entre as capitais, Manaus é a que tem mais domicílios sem água encanada

Reportagens
13 de janeiro de 2011

Rios brasileiros: poluição e descaso

Estudo da SOS Mata Atlântica em 43 rios do bioma mostra que nenhum deles apresenta qualidade de água boa ou ótima. Poluição gera graves efeitos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. paulo diz:

    Operação água podre.