Lançamento de miniguia de aves do Parque Nacional dos Campos Gerais

Em formato digital, o guia traz informações detalhadas sobre 29 espécies de aves encontradas na região do parque, localizado no Paraná

12 de outubro de 2020 · 4 anos atrás
O grimpeiro, espécie emblemática do Paraná. Foto: Hector Bottai/Wikimedia/CC 4.0

A observação de aves é uma atividade que cresce cada vez mais no Brasil, a exemplo do que já acontece no mundo. A reboque da popularização dessa atividade, multiplicam-se os guias de aves de biomas, regiões e de áreas protegidas. Na última sexta-feira (9), foi a vez do Parque Nacional dos Campos Gerais, no Paraná, ganhar sua própria publicação dedicada à avifauna. A parceria dos pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa com o ICMBio, deu fruto a um ebook com a descrição de 29 espécies encontradas no parque e a um miniguia que pode ser impresso e levado para campo. Ambos são gratuitos e podem ser baixados online.

Além das informações sobre as aves, como fotos, características, hábitos e curiosidades, o e-book também traz dicas dos ambientes do parque onde você pode encontrar as espécies.

Entre as espécies que fazem parte da seleção do guia está o grimpeiro (Leptasthenura setaria), ave endêmica da Mata Atlântica do sudeste do Brasil e extremo nordeste da Argentina, e cuja distribuição está ligada à araucária. O e-book traz também espécies ameaçadas no estado, como o papa-moscas-do-campo (Culicivora caudacuta), que ocorre em capinzais altos e classificada na lista de espécies ameaçadas do Paraná como Em Perigo; e o patativa-tropeiro (Sporophila beltoni) um pássaro extremamente raro e também considerado Em Perigo.

O miniguia é só um aperitivo aos observadores mais experientes, já que a região dos Campos Gerais possui cerca de 400 espécies de aves.

Página do Miniguia do Parque Nacional dos Campos Gerais/Reprodução

O Parque Nacional dos Campos Gerais está localizado nos municípios paranenses de Ponta Grossa, Castro e Carambeí. Dentro da área protegida estão matas de araucárias e campos nativos, importantes ecossistemas da Mata Atlântica, mas também fragmentos de Cerrado.

Acesse o e-book aqui.

Acesse o miniguia aqui.

Guia de aves da Floresta Atlântica em novo formato

Lançado o guia de bolso das aves da Chapada dos Veadeiros

O que as aves ameaçadas nos contam sobre o Noroeste Paulista

11 de outubro de 2020

O que as aves ameaçadas nos contam sobre o Noroeste Paulista

O mutum-de-penacho é um exemplo de ave que devido a caça e a extensiva destruição da Mata Atlântica no interior do estado de São Paulo praticamente extinguiram esta espécie localmente.

8 de junho de 2020