Inea recolhe 40 mil litros de líquido com óleo na Quinta da Boa Vista

Marcos Furtado
domingo, 9 agosto 2020 19:08
Contenção de óleo foi concluída. Foto: Inea.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) concluiu na última quinta-feira (6) a retirada de aproximadamente 40 mil litros de óleo e de água oleosa de um lago na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. O trabalho de contenção e de retirada dos resíduos começou três dias antes, na terça-feira (4), após frequentadores observarem uma mancha avermelhada e com forte odor no parque.

Os técnicos coletaram amostras de água para análise e os resultados evidenciaram que o material recolhido apresentava mais de 1400 miligramas de óleo e de graxas por litro de água. Para evitar o alastramento dos resíduos, barreiras de contenção foram instaladas no local.

Segundo o instituto, um biguá (Nannopterum brasilianus) e dois patos sujos de óleo foram resgatados e encaminhados ao BioParque, antigo Rio Zoo, para receberem os cuidados necessários.

Há rumores de lançamento ou vazamento clandestino de óleo nas galerias que recebem águas das chuvas, provocando a contaminação em um dos lagos do local. O órgão ambiental estadual investiga a origem desse material.

 

Leia Também

Projetos financiados pelo Fundo da Mata Atlântica poderão ter cortes de até 17%

Trabalho de reconstrução e recuperação do acervo do Museu Nacional caminha em ritmo lento

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.