Notícias

Fundação Zoo de São Paulo comemora nascimento de dois micos-leões-pretos

A reprodução em cativeiro da espécie, que é considerada ameaçada de extinção, faz parte de projeto de conservação do Zoológico de São Paulo desde 1986

Duda Menegassi ·
10 de setembro de 2020 · 4 anos atrás
Os dois filhotes de mico-leão-preto, novos moradores do Zoo. Foto: Ana Maria Macagnan/Fundação Zoo SP

Nesta quarta-feira (9), a Fundação Parque Zoológico de São Paulo divulgou o nascimento de dois micos-leões-pretos. A espécie, que é endêmica da Mata Atlântica paulista, é considerada Em Perigo de extinção e sua reprodução em cativeiro é parte de um projeto e esforço para garantir sua conservação feito pelo Zoo desde 1986. Com a chegada dos novos moradores, a população de mico-leão-preto na Fundação Zoológico soma agora 35 indivíduos – a maior do mundo mantida sob cuidados humanos.

O nascimento dos filhotes ocorreu no dia 16 de agosto na área conhecida como “Micário”, espaço construído especialmente para abrigo e reprodução dos micos, não apenas o preto, mas também o mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) e o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia). Segundo divulgado em nota, o esforço da Fundação com as três espécies de mico reflete o “compromisso institucional no desenvolvimento de estratégias para a manutenção de espécies geneticamente viáveis para futuros programas de reintrodução e reforço das populações na natureza”.

O mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) ocorre numa faixa restrita da Mata Atlântica, na porção oeste de São Paulo, com sua distribuição limitada entre os rios Paranapanema e Tietê. O animal é símbolo da conservação da fauna no estado de São Paulo e a Fundação Zoológico é uma das poucas instituições que consegue reproduzi-la com sucesso em cativeiro.

Foto: Ana Maria Macagnan/Fundação Zoo SP

De acordo com o censo realizado no ano de 2019, a população em cativeiro da espécie no mundo é composta porapenas 61 indivíduos, um número muito reduzido para um programa de conservação em longo prazo. Na natureza, estima-se que existam 1.400 indivíduos sob ameaça constante do avanço da ocupação humana e da perda e fragmentação do seu habitat.

Nestes últimos meses, o Zoológico registrou outros nascimentos de espécies nativas ameaçadas de extinção, tais como a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) e o sagüi-da-serra-escuro (Callithrix aurita).

PL 529

A Fundação Zoológico de São Paulo, criada em 1958, está entre as entidades sob risco de extinção pelo Projeto de Lei nº 529/2020 enviado pelo governador, João Doria (PSDB-SP), à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), para cortar despesas do estado. ((o))eco fez uma reportagem completa sobre o assunto, leia aqui na íntegra.

Leia também

Em risco de ser extinta, Fundação Zoo SP tem papel importante para conservação

Manifesto defende manutenção da Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Corações, ideias e braços para proteger o mico-leão preto

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Colunas
20 de março de 2013

Corações, ideias e braços para proteger o mico-leão preto

Aos 21 anos de Ipê, junto com a maioridade, há o reconhecimento que aprendemos com um mico, que mostrou os passos necessários à conservação.

Notícias
17 de agosto de 2020

Manifesto defende manutenção da Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Projeto de corte de gastos do governo paulista inclui extinção da Fundação e mobiliza pesquisadores que reforçam importância para conservação de espécies ameaçadas

Reportagens
31 de agosto de 2020

Em risco de ser extinta, Fundação Zoo SP tem papel importante para conservação

A Fundação atua na conservação e reprodução de espécies ameaçadas como a arara-azul-de-lear e o mico-leão-preto, além de ações de monitoramento e pesquisa da fauna

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.