Notícias

Em audiência pública no STF, Maia cobrou mais empenho do Executivo nas pautas ambientais

Maia criticou o Executivo e garantiu que o Legislativo tem dado ao governo todas as condições de combater os desastres ambientais

Wanessa Alves ·
21 de setembro de 2020 · 4 anos atrás
Audiência pública sobre funcionamento do Fundo do Clima. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), cobrou ações do governo federal para a proteção do meio ambiente. As declarações foram dadas nesta segunda-feira (21), no Supremo Tribunal Federal (STF), durante uma audiência pública para debater questões sobre o Fundo Clima. 

Maia iniciou a fala citando o artigo 225 da Constituição Federal. “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Portanto, aqueles que ocupam mandatos ou cargos públicos não tem a opção de negligenciar essa obrigação”, disse. 

Segundo Maia, para este ano, foram destinados ao Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima) R$ 239 milhões, valor é 67% inferior a média desde a regulamentação em 2010. O programa é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem por objetivo garantir recursos financeiros para apoio a projetos ou estudos e o financiamento de empreendimentos que diminuam os impactos climáticos no meio ambiente. 

“Em 2019, o valor autorizado inicialmente encontra-se na média. Contudo, a execução efetiva dos recursos ficou próxima de zero, quase no final do ano um crédito de quase R$ 195 milhões foi adicionado ao inicialmente autorizado”, disse Maia. Ele relembrou que esse valor não pôde ser usado em 2019, pois foi liberado em dezembro e só serviu para “inflar” o orçamento que havia sido destinado ao Fundo Clima. 

Após mudanças no Comitê Gestor do Fundo Clima, em março deste ano, o plano foi entregue em junho, com atraso de quatro meses. Maia ainda ressaltou a atual situação do país com o avanço das queimadas no Pantanal e na Amazônia, além das invasões de terras indígenas e de unidades de preservação.

O Congresso vem lutando para assegurar dentro de suas atribuições condições orçamentárias e de políticas públicas para o pleno desenvolvimento das políticas ambientais”. Segundo Maia, dentre as contribuições da Câmara para as pautas ambientais estão as emendas constitucionais n° 100/2019 e n° 102/2019, que criam um orçamento impositivo. “Isso significa, basicamente, que o executivo tem o dever de executar as programações orçamentárias adotando os meios e as medidas necessários para com o propósito de garantir a livre entrega de bens e serviços a sociedade”, explicou. 

Por fim, o presidente da Casa Legislativa parabenizou o STF pela iniciativa da audiência e  cobrou mais empenho do Poder Executivo no cumprimento das medidas de enfrentamento. “Espero que o Supremo Tribunal Federal, a partir desse trabalho de escuta e reflexão, seja capaz de contribuir com a construção de saídas para esse estado de coisas inconstitucionais que atinge as políticas de proteção ao meio ambiente do país”, concluiu. 

A sessão foi presidida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, que apontou dois problemas no enfrentamento às questões ambientais brasileiras. Segundo Barroso, o primeiro deles é a falta de conhecimento e o ceticismo que há em torno do problema, mesmo com a afirmação de cientistas e pesquisadores que afirmam a gravidade da questão. “A segunda posição que dificulta um pouco o enfrentamento dessa matéria é que o impacto ambiental que se produz hoje, sobretudo em termos de emissões ou em termos de desmatamento, só vão produzir efeitos reais daqui uma ou duas gerações”, para o ministro isso gera atraso nas iniciativas do governo. 

*Wanessa Alves, da Agência Regra dos Terços, especial para ((o))eco.

 

Leia Também

Servidores denunciam em dossiê desmonte da política ambiental no Governo Bolsonaro

Organizações pedem que Judiciário aja em defesa do Pantanal 

No Dia do Meio Ambiente, entidades entram na Justiça contra política ambiental de Bolsonaro

 

Leia também

Salada Verde
7 de junho de 2020

No Dia do Meio Ambiente, entidades entram na Justiça contra política ambiental de Bolsonaro

Ações questionam liberação de exportação de madeira sem fiscalização prévia do Ibama e congelamento dos fundos Amazônia e Clima

Notícias
20 de setembro de 2020

Organizações pedem que Judiciário aja em defesa do Pantanal 

Em carta em defesa do Pantanal Matogrossense, mais de 35 organizações e 230 pessoas pedem afastamento e responsabilização dos omissos e culpados pela tragédia

Notícias
10 de setembro de 2020

Servidores denunciam em dossiê desmonte da política ambiental no Governo Bolsonaro

O documento de 34 páginas foi entregue ao Papa Francisco e será enviado a entidades como a ONU, Human Rights Watch e Anistia Internacional

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.