Notícias

Diário do Clima é um dos vencedores do ‘Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina’

Oito organizações, incluindo ((o))eco, participam do projeto colaborativo que vai monitorar Diários Oficiais para ampliar o acesso à informação qualificada na área de clima

Redação ((o))eco ·
21 de julho de 2021

#Colabora, Agência Envolverde, ((o))eco, EcoNordeste, Política Por Inteiro, Open Knowledge Brasil, InfoAmazônia e ClimaInfo participam do projeto colaborativo Diário do Clima, um dos vencedores da edição 2021 do “Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina“. O projeto, encabeçado pelo #Colabora, irá monitorar diários oficiais para ampliar o acesso aos temas de clima e meio ambiente. Ao todo, oito projetos brasileiros foram selecionados no Desafio de Inovação do Google.

O Diário do Clima será uma plataforma que vai monitorizar os atos normativos publicados diariamente nos diários oficiais das capitais e dos governos dos estados, raspando e processando os documentos, com a utilização de mecanismos de inteligência artificial para categorizar cada ato e organizá-los por entidades relevantes de modo a permitir a filtragem e priorização da informação.

O objetivo é que a ferramenta seja útil principalmente para jornalistas, que terão acesso a listas diárias com as ações governamentais mais relevantes para publicar histórias. Uma vez mapeadas, outras áreas podem acompanhar os diários oficiais para outros tópicos de interesse, o que pode ter um impacto ainda mais amplo em todo o ecossistema de notícias.

Google seleciona 21 projetos na América Latina

O Desafio da Inovação da Google News Initiative na América Latina recebeu inscrições de mais de 300 organizações jornalísticas de toda a região. Ao todo, foram selecionados 21 projetos na América Latina: oito do Brasil, cinco da Argentina, dois do Peru, um da Bolívia, um da Colômbia, um da Costa Rica, um da Guatemala, um do México e um de El Salvador.

Leia também

Notícias
21 de julho de 2021

Um novo peixe é descoberto nas águas do rio Mamanguape, na Caatinga paraibana

O pequeno peixe cascudo, nomeado Parotocinclus jacksoni em homenagem ao Jackson do Pandeiro ocorre apenas na bacia do rio Mamanguape, no interior da Paraíba

Notícias
21 de julho de 2021

Estudo alerta que sem manejo do fogo, incêndios em áreas naturais vão se agravar

Pesquisadores apontam que para evitar que o país continue a sofrer com catastróficos incêndios em áreas naturais, é necessário investir em manejo de forma integrada e preventiva

Notícias
20 de julho de 2021

Kerry faz crítica velada ao Brasil em discurso em Londres

Enviado de Biden para o clima elogia Índia, China e África do Sul e diz que “outros países” estão “removendo os pulmões do mundo”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta