Notícias

Desmatamento registrado na Amazônia em maio foi o 2º maior da década

Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon mostram que a Amazônia perdeu 649 km² de florestas apenas no mês de maio

Duda Menegassi ·
16 de junho de 2020 · 4 anos atrás
Desmatamento em maio de 2020 foi de 649 km² segundo SAD. Foto: Marcio Isensee e Sá.

Ao contrário do que declarou o vice-presidente General Hamilton Mourão, o desmatamento na Amazônia em maio não apenas não caiu como é o segundo maior dos últimos 10 anos. Apenas neste mês, a Amazônia perdeu 649 km² de florestas. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), monitoramento realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O desmatamento acumulado nos últimos dez meses é de 4.567 km², um aumento de 54% em relação ao período anterior.

Mourão disse durante uma reunião do Conselho de Governo, realizada no dia 9 de junho, que “o desmatamento no mês de maio caiu ao mínimo comparado com anos anteriores” e que esse seria um resultado que prova o sucesso da Operação Verde Brasil 2, coordenada pelas Forças Armadas, que atuou no mês de maio no combate ao desmatamento na Amazônia. Apesar dos dados do SAD confirmarem que houve uma queda de 19% no desmatamento quando comparado com o mês de maio de 2019, que registrou o infeliz recorde de 797 km² desmatados, basta uma olhada na série histórica da última década para ver que esse não é um resultado para se comemorar. Os 649 km² desmatados em maio deste ano só perdem, de fato, para 2019, e ocupam o segundo lugar no ranking de maior desmatamento no mês em 10 anos.

Gráfico mostra a série histórica de desmatamento no mês de maio da última década. Fonte: SAD/Imazon

Entre os estados, o Pará segue na liderança do desmatamento, sendo responsável por 40% do total desmatado no período, com 257 km² de florestas derrubadas. Amazonas, com 164 km² (25%), Mato Grosso com 123 km² (19%), Rondônia com 68 km² (10%), Acre com 23 km² (4%) e Roraima com 13 km² (2%), completam o ranking.

No estado paraense estão os dois municípios que mais desmataram, Altamira (97 km²) e São Félix do Xingu (57 km²), e é exatamente no território destes dois municípios que estão também as áreas protegidas mais desmatadas: a Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, onde foram desmatados 65 km²; e a Terra Indígena Kayapó (Área habitada por Isolados do Rio Fresco, Mebêngôkre Kayapó, Mebêngôkre Kayapó Gorotire, Mebêngôkre Kayapó Kôkraimôrô e Mebêngôkre Kayapó Kuben Kran Krên), onde foram desmatados 1,3 km². Ambas as áreas protegidas estão localizadas no sul do Pará.

De acordo com os dados do SAD, 60% do desmatamento registrado ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse, 22% em unidades de conservação, 17% em assentamentos e 1% em Terras Indígenas. Acesse o boletim do Imazon neste link.

 

Leia também

Total da área desmatada na Amazônia em 2020 já é maior que cidade de São Paulo

Desmatamento na Amazônia cresceu 279% em março, indica Imazon

Área de 3 cidades de São Paulo pode queimar na Amazônia em 2020, diz IPAM

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
8 de junho de 2020

Área de 3 cidades de São Paulo pode queimar na Amazônia em 2020, diz IPAM

Alta do desmatamento deixou vulnerável uma área 4.500 quilômetros quadrados. Qualidade do ar prejudicada pelas queimadas se somará à pandemia do coronavírus

Notícias
15 de abril de 2020

Desmatamento na Amazônia cresceu 279% em março, indica Imazon

Dados foram colhidos pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) que monitora a Amazônia e registrou 254km² de florestas derrubadas apenas em março de 2020

Reportagens
19 de maio de 2020

Total da área desmatada na Amazônia em 2020 já é maior que cidade de São Paulo

De acordo com o monitoramento do Imazon, desmatamento aumentou 171% em abril e acumulado de 2020 já é de 1.703km². Especialistas apontam dificuldade de reverter crescimento ainda esse ano

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Paulo diz:

    Não esqueçam dos Governadores, sem falta.


  2. Paulo diz:

    Alto lá.

    Cadê o Onixxxxx, Sallle$$$, Tereza do agri e o vice presidente Mourão, para responder o porque destes números.


  3. Vamos divulgar estes dados no blog da ecologia e da cidadania Folha Verde News,, citando a fonte da informação e com post de chamada no Facebook do seu editor, ecologista antonio padua silva padinha: vamos à luta, com paz.