Notícias

Desmatamento atinge 778 km² na Amazônia Legal em abril, revela Imazon

Dados colhidos pelo Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) registram valor histórico para o mês nos últimos 10 anos

Bruna Martins ·
18 de maio de 2021 · 3 anos atrás

Uma área superior a duas cidades de Belo Horizonte deixou de ser floresta no mês de abril na Amazônia Legal, segundo dados do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon). Uma área de 778 quilômetros quadrados foi desmatada em abril, este é o maior valor registrado para o mês nos últimos 10 anos. 

O desmatamento no mês cresceu 45% em relação ao mesmo mês no ano passado. A tendência de aumento expressivo do desmatamento na Amazônia tem sido verificada pelos órgãos que monitoram a floresta. O sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), também verificou um aumento recorde de desmatamento em abril.

Entre os estados campeões em derrubar florestas, o Amazonas lidera o ranking, com 28% do total, seguido pelo Pará (26%), Mato Grosso (22%), Rondônia (16%), Roraima (5%), Maranhão (2%) e Acre (1%). 

Crédito: Reprodução/Imazon.

Nos municípios de Lábrea e Apuí, no Amazonas, houve a perda de 126 km² de floresta, o que equivale a quase 60% de todo o desmatamento do Estado registrado em abril.

A maioria do desmatamento que foi registrado em abril deu-se em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse (68%), e o restante foi registrado em Assentamentos (19%), Unidades de Conservação (11%) e Terras Indígenas (2%), sendo o Mato Grosso o estado mais atingido, com TI Piripkura liderando o ranking, com 8 km² de área desmatada, seguido da TI Kayabi (MT/PA), TI Aripuanã (MT/RO) e TI Urubu Branco (MT).

Ao analisar as Unidades de Conservação, o Pará possui 5 dentre as 10 mais atingidas: APA Triunfo do Xingu (PA), Flona do Jamanxim (PA), Flona de Itaituba II (PA), Esec da Terra do Meio (PA) e Rebio Nascentes da Serra do Cachimbo (PA).

Saiba Mais

Acesse o boletim completo de desmatamento do mês de abril aqui.

  • Bruna Martins

    Jornalista em formação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Leia também

Notícias
14 de abril de 2021

Plano Amazônia: meta do governo é reduzir desmatamento a níveis maiores do que encontrou

Documento prevê a redução do desmatamento à taxa de 8.718,6 km² por ano, valor quase 16% maior do que o registrado no ano anterior ao início do mandato de Bolsonaro

Notícias
27 de abril de 2021

Verba para monitoramento do desmatamento e queimadas cai 60% em 10 anos

Com vetos presidenciais na LOA 2021, INPE terá somente R$ 2,6 milhões para monitorar queimadas no Brasil e desmatamento na Amazônia

Notícias
4 de março de 2021

Desmatamento põe municípios da Amazônia na liderança de emissão de gases de efeito estufa

Mapeamento inédito das emissões de gás carbônico por município no país revela que, impulsionado por desmatamento e agropecuária, municípios amazônicos lideram o ranking

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Paulo diz:

    A farra esta solta. E os governos……………………………..aliás que governo.