Notícias

Contagem regressiva para Um Dia no Parque, evento que celebra as áreas protegidas

No dia 18 de julho, daqui há um mês, ocorrerá o evento que tem como objetivo promover e valorizar as unidades de conservação brasileiras

Redação ((o))eco ·
18 de junho de 2021 · 3 anos atrás

Desde 2018, um fim de semana em julho vira uma data para celebrar as unidades de conservação. Inspirado no National Parks Week, um evento nacional que reúne milhões de visitantes que frequentam as áreas protegidas nos Estados Unidos, Um Dia no Parque pretende criar vínculos, mostrar histórias e promover as Unidades de Conservação como espaços criados para – entre outros objetivos – conectar as pessoas com a natureza.

Desde a primeira edição, o auge do evento era trazer as pessoas para a área protegida mais próxima. Com as restrições impostas pela pandemia, em 2021 o evento será online. 

Para Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC e idealizadora da iniciativa no Brasil, a proposta a longo prazo “é criar uma cultura de valorização das áreas protegidas para que cada vez mais as pessoas entendam a importância dessas unidades e se sintam parte desses locais”.

Neste ano, o objetivo do Um Dia no Parque será privilegiar histórias de vínculo com as Unidades de Conservação, incentivando o compartilhamento de depoimentos em vídeos, textos ou áudios que contem experiências de pessoas que se apaixonaram por uma determinada área ou uma história marcante que vivenciaram no parque. O público também poderá enviar depoimentos via email ou postar nas redes sociais com a hashtag #umdianoparque que será utilizado para identificar as manifestações on-line.

Outra forma de participação é interagindo diretamente com o parque escolhido por meio dos eventos on-line. Cada região vai eleger um tema de interesse para expor em seus próprios meios de comunicação. Um exemplo de atividade é a discussão sobre como o clima influencia a visitação do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, quais seus efeitos para o ecoturismo e seus benefícios à rede hoteleira, setores de alimentação e turismo local, entre outros.

Algumas UCs também vão oferecer atividades presenciais, seguindo os protocolos de segurança que serão divulgadas ao longo dos 30 dias que antecedem o evento, no site oficial da campanha.

Sobre Um Dia no Parque

Serviço:

Quando: 18 de julho de 2021

Site: https://umdianoparque.net

Instagram: @umdianoparqueoficial

Facebook: @unidoscuidamos

Email: [email protected]

Inscreva sua Unidade de Conservação para participar do UDNP

Gestores de Unidades de Conservação e parceiros que queiram oferecer atividades presenciais ou on-line no Um Dia No Parque devem realizar uma inscrição gratuita pelo email [email protected]

Leia também

Salada Verde
31 de março de 2021

Minidocumentários destacam importância do contato das crianças com a natureza

Os curtas, disponíveis online, trazem reflexões sobre os benefícios do convívio com a natureza desde o começo da vida para o desenvolvimento das crianças

Análises
23 de julho de 2020

Conexão com a natureza: reflexões sobre saúde e conservação

Você já parou para pensar por que, mesmo demandando tempo, atenção e custo, faz bem para tanta gente manter plantas dentro e próximo de casa e ter contato com animais domésticos?

Notícias
11 de outubro de 2020

Um Dia no Parque: uma celebração às áreas protegidas

Mobilização nacional para promover as unidades de conservação terá semana com programação especial online a partir desta terça. E no domingo (18), a equipe do Pé no Parque estará no ar!

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.