Conheça o guia de bolso das Aves do Pantanal

Daniele Bragança 
terça-feira, 24 novembro 2020 22:03
Aves do Pantanal. Detalhe do guia de bolso. Crédito: Divulgação.

Em 2011, a dupla Renato Rizzaro e Gabriela Giovanka percorreram o Pantanal para produzir o pôster Aves do Pantanal, lançado no Avistar de 2012. Na ocasião, foram produzidas 85 imagens de aves para a obra, que contou com a parceria institucional da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e teve revisão científica de Vítor Piacentini, do Museu de Ornitologia da USP. Passados 8 anos, o mesmo material chega ao mercado agora como guia de bolso.

“Temos elaborado este tipo de guia de bolso há algum tempo para Parques, Unidades de Conservação, APAs [Áreas de Proteção Ambiental e RPPNs e, agora, resolvemos criar este mesmo tipo de guia tendo como base os nossos pôsteres. O primeiro lançado foi o guia das Aves da Floresta Atlântica, com 174 aves presentes nos dois pôsteres desse bioma. Agora estamos lançando o Guia das Aves do Pantanal, com 85 fotografias e na capa, a belíssima arara-azul”, explica Rizzaro.

Entre as mais de 85 aves retratadas no Guia de Bolso estão o Canário-do-campo, a Arara-canindé e a Tesourinha.

A popularização de guias de bolso ajuda principalmente os novatos na observação de aves na tarefa de fixar as espécies e identificar sozinhos o animal que conseguiram observar e/ou fotografar. Em trilhas mais longes dos centros urbanos, um guia de papel será de mais valia que aplicativos que necessitam de internet para funcionar.

Aquisição

O Guia de Bolso de aves do Pantanal está à venda por R$21 reais (mais as despesas de Correio) e pode ser enviado para qualquer lugar do Brasil e pode ser adquirido na loja do passarinho, que também vende os pôsteres das outras coleções (Guia da Aves da Mata Atlântica Atlântica, Pantanal, Amazônia, Pampa, Cerrado, Caatinga e Aves Costeiras). O combo pôster + guia de bolso está custando 50 reais.

Detalhes técnicos:

Guia de Bolso formato aberto: 23 x 50cm (dobra tipo sanfona, fechado: 23 x 10,5cm; Impresso em policromia de alta definição sobre papel couchê 300g com proteção em laminação fosca

 

Leia Também 

Lançamento de miniguia de aves do Parque Nacional dos Campos Gerais

Onde as harpias dormem: protegendo ninhos da maior águia do mundo

Estudo aponta relação entre cobertura florestal e ocorrência de aves na Mata Atlântica

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.