Notícias

Como diferentes populações lidam com a falta d’água é tema do Vozes do Planeta 

O fotógrafo Érico Hiller registrou ao longo de dois anos a desigualdade na distribuição do recurso em 10 regiões do mundo. Resultado virou livro

Marcos Furtado ·
4 de novembro de 2020 · 3 anos atrás
O acesso desigual à água impacta milhões de pessoas. Foto: Érico Hiller.

O acesso a água limpa é um direito humano e universal, declarado pela ONU há apenas uma década. O pouco tempo dedicado para acabar com esse problema se reflete na desigualdade hídrica em vários países. O fotógrafo Érico Hiller registou a busca pela fonte primária da vida em 10 regiões do mundo no seu livro Água, lançado neste mês. Os trabalhos de pesquisa e captação de imagens para a produção desta obra foram os temas da edição nº 156 do podcast Vozes do Planeta.

Originalmente transmitida em uma live no Instagram da jornalista e apresentadora do programa, Paulina Chamorro, a conversa começou com o fotógrafo contando que as experiências registradas em viagens anteriores inspiraram a ideia para a produção do livro.

“Nós, fotógrafos, temos que nos manter muito sensíveis as coisas da vida que nos chamam atenção. No meu primeiro livro (lançado) em 2008, o Emergentes, eu viajei muito e fotografei muitos bolsões de pobreza na Índia e na China. Na condição de uma vida difícil, que eu testemunho, a água costuma ser o primeiro indicador a gritar. Então desde aquela época eu via pessoas carregando água. Grandes comunidades, tanto rurais como urbanas, vivendo dilemas e dificuldades com a água”, revela.

Ele observa que as desigualdades econômicas se relacionam com os problemas hídricos. “A concentração de renda deprime a atividade econômica. A gente tem aquela ideia de que bilhões de pessoas estão se acotovelando que nem uns desesperados em torno do pouco disponível enquanto poucas pessoas acumulam muito. A água está no coração desse problema”, avalia.

A falta de água em boas condições é a causa de 80% de doenças e mortes em países com altos índices de pobreza, de acordo com dados da ONU. Para registrar a busca desse recurso natural por famílias e comunidades, Hiller visitou de 2018 a 2020 cidades e comunidades na Índia, Jordânia, Palestina, Etiópia, Bangladesh, Quênia, Bolívia, Chile e no Brasil.

Foto: Érico Hiller.

A escassez no saneamento básico também foi registrada no livro. Em Kiber, maior favela do mundo com mais de 1 milhão de habitantes, localizada no Quênia, o autor narra que algo comum como ir ao banheiro pode se mostrar muito mais complexo.

“Eu vi banheiros em Kibera que eram pequenos buracos no chão e aí eu conversei com os rapazes que limpavam aqueles dejetos. Eu fui em um desses banheiros fazer xixi e o cara falou que só aquele buraco que eu estava usando era um banheiro oficial desse distrito, sendo utilizado por pelo menos 60 famílias”, conta.

Apesar de sofrerem com as consequências dos problemas estruturais, os moradores locais onde Hiller visitou também têm percepções positivas sobre a água. Ele conta que os habitantes de uma comunidade africana acreditam que encontrar água é uma resposta divina.

“Isso me fez pensar que as vezes a fé e a dimensão do sagrado fazem com que as pessoas suportem essa extrema limitação que elas vivem”, conclui.

Na última parte do programa, Paulina comentou sobre a reportagem de ((o))eco, publicada na última semana (confira aqui), feita por Fernanda Wenzel e Pedro Papini, sobre um estudo que mostra com investimentos feitos pelo BNDES e BlackRock incentivam a violência contra indígenas no Brasil.

Confira aqui na íntegra a última edição do podcast Vozes do Planeta:

 

Leia Também

Vozes do Planeta discute lei que autoriza a doação de alimentos

Podcast apresenta a toninha, golfinho mais ameaçado do país

Estadão lança podcast sobre a Retomada Verde

 

  • Marcos Furtado

    Escreveu para ((o))eco, Estadão, Folha de SP, Colabora. Ganhou o Prêmio Santander Jovem Jornalista e teve o 3º lugar em concurso do ICFJ

Leia também

Salada Verde
27 de agosto de 2020

Estadão lança podcast sobre a Retomada Verde

A série de podcast do jornal Estado de São Paulo vai contar ao longo de quatro episódios as histórias de jovens ativistas ambientais

Notícias
1 de novembro de 2020

Podcast apresenta a toninha, golfinho mais ameaçado do país

Iniciativa do Projeto de Conservação da Toninha pretende dar visibilidade à essa espécie de golfinho ameaçado e pouco conhecido, através de um podcast de ficção ambiental

Notícias
19 de outubro de 2020

Vozes do Planeta discute lei que autoriza a doação de alimentos

Paulina Chamorro conversou com Dani Lima, criadora do Comida Invisível, hub de soluções inovadoras para a redução do desperdício de alimentos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.