Notícias

Canal Reload irá distribuir notícias voltadas para o jovem – e ((o))eco está lá!

A iniciativa, feita em parceria com 10 veículos, tem como objetivo tornar as reportagens mais acessíveis aos jovens e estreia nesta terça no Instagram e Youtube

Redação ((o))eco ·
1 de setembro de 2020 · 4 anos atrás

Nesta terça-feira (01/09), nasce um novo jeito de consumir notícias. Voltado especificamente para o público jovem, o Canal Reload é uma iniciativa que reúne 10 organizações jornalísticas nativas digitais e independentes – entre elas ((o))eco – com o objetivo de descomplicar os conteúdos e ampliar o alcance da informação. Presente nas principais redes – Instagram, Youtube, Twitter e Facebook (@canalreload) – a notícia será traduzida por diferentes vozes e de maneiras inovadoras, como história em quadrinho, poesia slam e até vídeos musicais. Estão juntos conosco nesse novo canal um time de peso do jornalismo: Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil.

A redação compartilhada decidirá colaborativamente a programação, as pautas e formatos; e o conteúdo final é construído junto com o time de 12 jovens influenciadores de diferentes origens e regiões do Brasil, que irão ser os porta-vozes das notícias, sempre com uma linguagem ágil e acessível, que se conecta diretamente com o público jovem.

“Um dos pontos que apareceu em nossas pesquisas foi que, para os jovens, credibilidade parte muito de uma conexão e proximidade entre quem passa e quem recebe a informação. Por isso, buscamos não somente aproximar a linguagem mas também trazer jovens comunicadores para o projeto. São 12 influenciadores entre 19 e 27 anos que vão trabalhar junto com os jornalistas na construção e apresentação dos vídeos e apresentação. E para tentar espelhar a diversidade da juventude urbana brasileira fizemos uma seleção entre quase 100 comunicadores para escolhermos uma equipe bastante plural e com bastante representatividade”, explica Hugo Cuccurullo, diretor do Reload.

O Canal Reload foi uma das iniciativas ganhadoras do Google News Innovation Challenge em 2019, projeto do Google News Initiative para ajudar o jornalismo a prosperar na era digital.

“Todas as organizações que fundaram o Reload já têm a inovação no seu DNA e um significativo público jovem. Sabemos que eles querem estar bem informados para participarem do debate público e decidimos oferecer um jornalismo de qualidade, pensado para esse público”, diz Natalia Viana, coordenadora geral do Reload.

No Reload serão produzidos três tipos de conteúdos: para engajar, para explicar e para encantar. O formato para engajar será uma produção diária, voltada para o Instagram, que contará com seções como o “Giro de Notícias”, onde membros das organizações aparecem contando as últimas notícias e bastidores de reportagens. Para explicar serão publicados dois vídeos semanais no Youtube com explicações mais detalhadas e contextualizadas sobre determinado assunto. E para encantar o público, o Reload vai publicar notícias em formatos inusitados: desde gifs animados até histórias em quadrinhos.

O conteúdo do Reload será publicado no Instagram e no Youtube, mas também terá contas no Twitter, Facebook e Whatsapp. Fiquem ligados nas redes!

 

 

Leia também

Divulgadores da Ciência: um papo sobre conservação da natureza sem firulas

Divulgadores da Ciência: uma conversa sobre cobras

Bióloga promove lives sobre projetos de conservação

Leia também

Notícias
2 de agosto de 2020

Bióloga promove lives sobre projetos de conservação

Coordenadora do projeto Aves de Noronha, Cecília Licarião iniciou divulgação de projetos de conservação que não são tão conhecidos. Os primeiros já aconteceram, mas dá para ver a gravação

Reportagens
20 de julho de 2020

Divulgadores da Ciência: uma conversa sobre cobras

((o))eco conversou com o pesquisador Rafael de Fraga sobre a importância da divulgação científica e sobre os riscos de ter uma cobra como animal de estimação

Reportagens
19 de agosto de 2020

Divulgadores da Ciência: um papo sobre conservação da natureza sem firulas

O podcast Desabraçando Árvores traz informações sobre ecologia e preservação ambiental com uma linguagem acessível para todos entenderem

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.