O delegado Alexandre Saraiva, que comandou a operação que culminou na apreensão de 200 mil m³ de madeira em toras, não comanda mais a superintendência da Polícia Federal no Amazonas. O diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, decidiu afastar Saraiva. Em seu lugar, ficará o delegado Leandro Almada. A decisão sobre a mudança no comando ocorreu ontem (14), mesmo dia em o superintendente decidiu encaminhar uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, e o senador Telmário Mota (Pros-RR) por atrapalhar ações de fiscalização ambiental.
Saraiva pediu que o senador, o ministro do Meio Ambiente e o presidente do Ibama sejam investigados por crime de advocacia administrativa, obstrução de investigação ambiental e organização criminosa.
A Polícia Federal afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a instituição não comenta “eventuais nomeações e exonerações de cargos públicos federais”. Mas fontes dentro e próximas da PF afirmam que o delegado sabia da decisão sobre a troca desde a tarde desta quarta-feira (14). Hoje, no início da tarde, Saraiva deu entrevista para a Globo News e fez duras críticas à atuação do ministro do Meio Ambiente e ao Ibama.

“Não é todo dia que o superintendente faz isso [levar a notícia crime ao STF], mas também não é todo dia que um ministro de uma outra pasta se arvora a promover a defesa de infratores ambientais”, disse Saraiva, que afirmou que ainda não havia sido informado sobre possível substituição.
Não se sabe se Saraiva, que tem bom relacionamento com o presidente Bolsonaro – chegou inclusive a participar de uma live com o presidente quando ele acusava países estrangeiros de comprar madeira ilegal brasileira – voltará para o Rio de Janeiro.
Leia Também
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
É do Brasil a batata quente da madeira ilegal
Declarações presidenciais são cortina de fumaça sobre desmonte de órgãos e políticas ambientais e podem prejudicar negócios do país no futuro próximo →
MPF quer investigar presidente do Ibama por afrouxar regras para exportação de madeira
Eduardo Bim assinou despachos facilitando o comércio de produtos florestais de origem nativa. Câmara Ambiental do MPF pediu abertura de investigação →
Caminhoneiros autônomos reclamam de dificuldade na aquisição de veículos menos poluentes
Relatos mostram que em três anos de vigência do Proconve P8, Brasil não avançou para transição energética justa no transporte rodoviário de carga →

Parabéns ao Saraiva e sua equipe, sempre priorizando um trabalho sério e competente contra crimes ambientais.
A $alle$ sempre na velha política.
Tem dívidas aí, para sempre pagas. Via de duas mãos.