Notícias

Consulta pública complementar para criação de parque no Cerrado será nesta quinta

Proposta de novo parque em Goiás terá mais uma etapa de consulta à população para suprir erros técnicos durante a primeira audiência que dificultaram a participação da sociedade

Duda Menegassi ·
9 de setembro de 2020 · 4 anos atrás
Pessoas reunidas em um dos pontos de apoio para acompanhar a primeira etapa da audiência pública, realizada na terça (08/09). Foto: Rede Pró-UC

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Goiás divulgou que haverá uma consulta pública complementar nesta quinta-feira (10/09), a partir das 16 horas, para debater a criação de um parque estadual na região da Chapada dos Veadeiros. A audiência estava originalmente prevista para ocorrer integralmente na última terça (8), mas devido a problemas técnicos, o evento – que ocorreu de forma online – teve atrasos e pôde ser acompanhado por um número restrito de pessoas. A etapa complementar também será virtual e visa continuar o esclarecimento de dúvidas da sociedade civil sobre a unidade de conservação proposta e terá participação de servidores da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás e do Incra.

Além de responder à dúvidas que foram coletadas nas redes sociais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), os participantes também poderão fazer novos questionamentos que surgirem durante a realização da audiência. Diversos pontos de apoio estão previstos para serem distribuídos pela região no entorno da nova área protegida, para garantir amplo acesso ao evento. Para consultar os pontos de apoio, confira o link da Secretaria, disponível aqui. Já o link para participação pode ser acessado aqui, via Zoom.

Segundo a Secretaria, na audiência realizada nesta terça (08), que durou cerca de 5 horas, mesmo com os problemas, houve a participação de aproximadamente 300 pessoas, tanto pela pela plataforma de vídeo-chamadas Zoom quanto pelo chat do perfil do Facebook da Semad. Todos os inscritos nesta primeira audiência serão inscritos, também, neste evento complementar.

Moradores do entorno diante de um cartaz com pontos positivos sobre criação do parque. Foto: Rede Pró-UC

O parque proposto ajudará a proteger uma área de 5 mil hectares onde estão as Cataratas do Rio dos Couros, na Chapada dos Veadeiros. Leia a reportagem de ((o))eco sobre a nova unidade de conservação proposta.

“A partir do complemento da consulta pública, ocorrerá a assinatura de decreto estadual criando o Parque Estadual com gestão compartilhada com a prefeitura de Alto Paraíso. Também estão previstas ações como a instituição do Conselho Consultivo da Unidade de Conservação, constituído por representantes de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil e a elaboração de um Plano de Manejo e do Plano de Uso Público, ambos utilizando metodologias participativas”, detalha a Secretaria em nota.

Leia também

Parque reforçará proteção do Cerrado na Chapada dos Veadeiros

A chance de proteger o último naco “do” Goiás

Pato ameaçado por energia limpa

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Reportagens
2 de outubro de 2009

Pato ameaçado por energia limpa

Hidrelétricas podem exterminar com habitats da espécie, uma das mais ameaçadas do mundo, na Chapada dos Veadeiros. Também há planos para siderúrgica na região.

Colunas
14 de setembro de 2015

A chance de proteger o último naco “do” Goiás

Ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é a melhor resposta e a esperança para conter a cobiça exploratória voltada à região.

Reportagens
7 de setembro de 2020

Parque reforçará proteção do Cerrado na Chapada dos Veadeiros

Reserva abrigará um mais belos cenários naturais goianos. Desenvolvimento sustentável regional também pede controle de desmatamento e loteamentos ilegais, de geração de energia e mineração

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.