Notícias

Alemanha enviará 50 ararinhas-azuis para o Brasil

Acordo de Cooperação Técnica para repatriação das aves foi assinado nesta sexta (7), em Brasília. Extintas na natureza, as aves chegarão em novembro e irão para Curaçá, na Bahia

Carolina Lisboa ·
10 de junho de 2019 · 5 anos atrás
Ararinha azul. Foto: Marcus Romero.

Em cinco meses, 50 exemplares de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) serão repatriadas, vindas da Alemanha. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7) durante a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a associação alemã mantenedora das aves, a Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP).

Ao chegarem ao Brasil, provavelmente no mês de novembro, as ararinhas serão levadas para o Centro de Reintrodução e Reprodução da Ararinha-azul, que está sendo construído no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) da Ararinha-Azul, uma unidade de conservação (UC) com cerca de 30 mil hectares criada em 5 de junho do ano passado. Somada à Área de Proteção Ambiental (APA) da Ararinha-Azul, de 90 mil hectares, as UCs serão os locais de reintrodução das aves, nos municípios de Juazeiro e Curaçá, na Bahia. A ararinha é endêmica da Caatinga e considerada uma das espécies de aves mais ameaçadas do mundo. O último exemplar conhecido na natureza desapareceu em outubro de 2000 e a espécie foi, então, classificada como Criticamente em Perigo (CR), possivelmente Extinta na Natureza (EW), restando apenas indivíduos em cativeiro.

“É a primeira vez em toda a história que a gente vai ter a repatriação de 50 indivíduos. É um terço do plantel, praticamente, que vai vir para o Brasil para a gente fazer todas as atividades de reprodução e reintrodução”, informou Camile Lugarini, coordenadora do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-Azul (PAN Ararinha-azul) do ICMBio, em evento na assinatura do acordo de cooperação.

((o))eco tentou entrevistar Camile, mas não obteve autorização da Assessoria de Comunicação até o fechamento dessa nota.

As ararinhas que estiverem preparadas serão soltas entre 2020 e 2024 em conjunto com maracanãs (Primolius maracana), uma outra espécie com hábitos semelhantes aos da ararinha-azul, e os grupos serão monitorados por cientistas.

Atualmente, existem apenas 166 exemplares da ave em cativeiro no mundo, sendo 13 no Brasil. A ACTP mantém 90% das ararinhas-azuis, após receber os exemplares da Al Wabra Wildlife Preservation, no Catar, que foi recentemente fechada. As 13 ararinhas brasileiras estão alojadas no Criadouro Fazenda Cachoeira, em Minas Gerais, onde nasceram dois filhotes nos dias 14 e 17 de maio. Há ainda 147 indivíduos na Alemanha, dois na Bélgica e quatro em Singapura, países que participam do Programa de Criação e Reprodução em Cativeiro da espécie, carro-chefe do PAN Ararinha-azul.

Foto: Marcus Romero.

 

Leia Também 

A saga da ararinha-azul para voar novamente em liberdade

Filhotes de maracanã-verdadeira somem de ninho na Bahia

Governo assina acordo para trazer ararinhas-azuis ao Brasil

 

  • Carolina Lisboa

    Jornalista, bióloga e doutora em Ecologia pela UFRN. Repórter com interesse na cobertura e divulgação científica sobre meio ambiente.

Leia também

Salada Verde
26 de junho de 2018

Governo assina acordo para trazer ararinhas-azuis ao Brasil

Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, assinou parceria com organizações conservacionistas que prevê retorno dos animais ao país no primeiro trimestre de 2019

Notícias
31 de março de 2019

Filhotes de maracanã-verdadeira somem de ninho na Bahia

Espécie serve de modelo para a reintrodução da ararinha azul na natureza. O ninho era monitorado há três estações reprodutivas e foi saqueado pela primeira vez

Reportagens
29 de abril de 2018

A saga da ararinha-azul para voar novamente em liberdade

Como andam as ações para a reintrodução da Cyanopsitta spixii na Caatinga de Curaçá, Bahia, e o que ainda precisa ser feito para concretizar sua volta à natureza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Juarez diz:

    Tentou… ele pulou do barco e tentou pegar uma gaivota que estava passando por cima dele. Quase conseguiu…


  2. O Presidente Bolsonaro, antes das eleições, foi multado por pescar em Unidade de Conservação. Se sabe se ele tentou também pegar aves em Unidade de Conservação? Não quero ser pessimista nem desrespeitoso, mas eu duvido que o governo federal vai providenciar proteção eficiente para as ararinhas. Se eu fosse ararinha-azul e eu pudesse decidir, eu ficaria na Alemanha. Mais seguro! Olá, ACTP?