Notícias

Copa das áreas protegidas: França

Há anos a seleção francesa tem sido uma pedra no sapato do time canarinho. A França conhece bem o seu futebol, e também a conservação da natureza.

Rafael Ferreira ·
7 de julho de 2014 · 7 anos atrás

A partir da década de 80, sob o comando de Michel Platini, um dos melhores jogadores do mundo à época, a seleção francesa – Les Bleus (Os Azuis, em função da camisa) – se tornou uma premiada potência no futebol. Essa excelência seguiria na década seguinte com astros como Zinédine Zidane e Thierry Henry. E com eles mais títulos.

Surpreende que uma seleção tão celebrada seja detentora de apenas um título da Copa do Mundo. Para nós, brasileiros, enervante lembrar que este único título foi conseguido às nossas custas: em 1998, na final de uma Copa realizada em sua casa, a França venceu o Brasil por 3 a 0. E adiou o sonho brasileiro do pentacampeonato para a competição seguinte, em 2002.

Hoje em dia, o futebol francês não é o mesmo, mas não deve ser subestimado. A França conhece tanto o seu futebol quanto a sua natureza. De acordo com da UNEP-WCMC, o país mantém 3.170 áreas naturais sob proteção, o equivalente a 17% do território.

O sistema de proteção francês, diferente de muitos outros países, nunca adotou uma lei específica que regulamente áreas protegidas. A base legal da proteção ambiental francesa é o Código Ambiental de 2000, que consolida as várias leis e regulamentos existentes até então. O conceito de “área protegida” não é usado ou definido pela legislação francesa, que se refere apenas às diversas categorias por seus nomes (parques nacionais, reservas naturais, e assim por diante).

A ausência de uma definição, no entanto, não impediu o estabelecimento de 12 categorias de áreas protegidas com diferentes status. Os principais grupos são os Parques Nacionais (10, no total), Parques Naturais Regionais (48) e os Parques Naturais Marinhos (7).

O Parque Nacional dos Pirineus (Parc national des Pyrénées) é o mais visitado da França, com 1,5 milhões de visitantes por ano. Criado em 1967, ele protege os cumes, circos glaciares e vales de maior interesse ecológico da cordilheira. Seu clima ora tropical, ora gélido, criou uma flora única onde se destacam as ramondas, lírios-dos-pirineus e a flor de montanha Androsace ciliata. Entre as espécies animais protegidas estão a águia-real, o abutre, a marmota e o urso-pardo.

Do outro lado do Atlântico está a Guiana Francesa, na América do Sul. A antiga colônia, hoje é um departamento ultramarino, uma parte integrante da República Francesa e uma parcela de seu território. O Parque Amazônico da Guiana (Parc amazonien de Guyane) protege uma parte da floresta amazônica localizada dentro da Guiana Francesa. O projeto do parque foi concebido no contexto da ECO-92 (realizada no Rio de Janeiro), mas somente foi oficializado em 2007. Com 3.390.000 hectares é segunda maior área protegida de floresta amazônica do mundo, atrás do Parque Nacional das Montanhas do Tucumaque (3.846.429,40 hectares).

Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação da França.

Parque Nacional da Vanoise
Parque Nacional da Vanoise

Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.

 

Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Equador
Copa do Mundo das áreas protegidas: Japão
Copa do Mundo das áreas protegidas: Holanda
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa do Marfim
Copa do Mundo das áreas protegidas: Estados Unidos
Copa do Mundo das áreas protegidas: Espanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argentina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Alemanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica
Copa do Mundo das áreas protegidas: Itália
Copa do Mundo das áreas protegidas: Gana
Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°

 

Leia também

Salada Verde
23 de julho de 2021

Registro raro mostra uma mamãe onça com seu filhote na Serra do Mar

A cena foi flagrada por um armadilha fotográfica instalada pela equipe do Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar, que monitora a presença de animais como a onça-pintada e a anta na região

Análises
23 de julho de 2021

Termo ‘savanização’ precisa ser revisto nos discursos sobre degradação florestal

Associar a savana à ideia equivocada de que esta seria uma vegetação degradada e pobre favorece o discurso de que não há nada a ser conservado

Notícias
22 de julho de 2021

Ibama fecha acordo com agência japonesa para monitoramento via satélite da Amazônia

Acordo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira e terá duração de 5 anos. Expectativa do Ibama é aumentar precisão da detecção de desmatamento na Amazônia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta