Notícias

Copa do Mundo das áreas protegidas: Estados Unidos

Pioneiros na criação de áreas protegidas como conhecemos hoje, os Estados Unidos também surpreendem no campo de futebol.

Daniele Bragança ·
3 de julho de 2014 · 10 anos atrás

13ª melhor seleção do mundo no Ranking da FIFA, na frente da campeã mundial França. Vice campeões da Copa das Confederações de 2009, quando chegaram a estar vencendo o Brasil na final por 2 x 0. Pentacampeões da Copa Ouro da CONCACAF. Nada mal para os “Yanks” (uma corruptela de “yankees”), como é conhecida a seleção de soccer dos Estados Unidos da América.

Após os feitos realizados nos primórdios da história das Copas do Mundo, como seu melhor resultado até hoje, 3º lugar na Copa de 1930, e a histórica vitória sobre a seleção inglesa na Copa de 1950, os norte-americanos só voltaram a participar da competição em 1990. Em 1994 sediaram a competição e chegaram até as oitavas de final, perdendo um jogo difícil para o Brasil, que viria a se sagrar campeão da competição. Nesta Copa de 2014 os Yanks classificaram-se em segundo lugar no grupo G e foram eliminados na prorrogação pela forte seleção da Bélgica, com uma atuação heróica do goleiro Howard.

No campo das áreas protegidas, o país surpreende pelo pioneirismo e pela quantidade de áreas protegidas. De acordo com o Centro de Monitoramento da Conservação Mundial (UNEP-WCMC), os EUA possuem 22.599 áreas protegidas, cobrindo 12% do país.

Pioneiros

Se os ingleses foram responsáveis pela invenção das regras do futebol como as conhecemos hoje, coube aos Estados Unidos a criação do primeiro parque nacional no mundo: o Parque Nacional de Yellowstone, encravado nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. Inaugurado em março de 1872, o parque cobre uma área de 898 mil hectares. A criação de Yellowstone foi feita por Ulysses S. Grant, décimo oitavo Presidente dos Estados Unidos.

Atualmente o parque está rodeado de outras áreas protegidas, tais como o Parque Nacional de Grand Teton, popular destino para montanhismo, caminhadas, pesca e outras formas de lazer, e a Floresta Nacional de Shoshone, a primeira floresta protegida em nível federal nos Estados Unidos, cuja área de 998 mil hectares é maior que a do Parque Nacional dos Campos Amazônicos.

Outro parque antigo e de grande importância ecológica é o Parque Nacional de Everglades, criado em 1934 para proteger as planícies alagadas do Sul da Flórida. Foi o primeiro parque dos EUA criado não apenas por conta das beleza cênica, mas principalmente para proteger um frágil ecossistema. A história por trás da criação de Everglades e como esse parque é gerido na atualidade foi o tema da coluna do analista ambiental Thiago Beraldo aqui em ((o))eco.

Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação do EUA.

Parque Nacional de Mesa Verde
Parque Nacional de Mesa Verde

Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.

 

Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Espanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argentina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Alemanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica
Copa do Mundo das áreas protegidas: Itália
Copa do Mundo das áreas protegidas: Gana
Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.