Notícias

⅓ das áreas queimadas este ano foi derrubado ilegalmente no passado, diz MPF

Segundo peritos do MPF, fogo é usado para finalizar ou espalhar desmatamentos antigos. Documento será levado para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Sabrina Rodrigues ·
16 de setembro de 2019 · 5 anos atrás
Fogo vem sendo utilizado para consolidar ou expandir desmatamentos antigos. Foto: Vinícius Mendonça/Ibama. Foto: MPF/Divulgação.

Um laudo produzido por peritos do Ministério Público Federal (MPF) do Projeto Amazônia Protege informa que um terço das áreas desmatadas ilegalmente e mapeadas pelo órgão este ano foi alvo de queimadas. A fração corresponde ao total de desmatamento ocorridos entre os anos de 2015 e 2017, ou seja, 170 mil hectares. 

O documento, que será enviado pela Procuradoria Geral da República (PGR) para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, aponta que o fogo está sendo utilizado para consolidar ou expandir desmatamentos antigos. São 816 locais com desmatamento ilegal e posterior queimada, o que representa 1/3 de todos os casos de desmatamento ilegal já mapeados e alvo de ação judicial proposta pelo MPF no âmbito do Amazônia Protege. 

Exemplo de áreas alvo do Amazônia Protege com presença de focos de calor em 2019.

Além disso, o laudo mostra que as áreas com focos de calor estão localizadas nos principais eixos de expansão de desmatamento na Amazônia Legal: BR -163, Sul do Amazonas, APA Triunfo do Xingu e Norte do Mato Grosso. Esse fato reafirma a indicação de uso e expansão dessas áreas abertas em anos anteriores. 

Metodologia

Para chegar a essa conclusão os peritos do MPF cruzaram as coordenadas das áreas de desmatamento ilegal já mapeadas pelo Amazônia Protege com as imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrando foco de calor.

O Amazônia Protege é um projeto idealizado pelo Ministério Público Federal que pretende combater o desmatamento ilegal na Floresta Amazônica brasileira. No projeto, o MPF analisa as imagens de satélite de corte raso na floresta e cruza as informações da área com bancos de dados do Terra Legal, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e autos de infração do Ibama.

Saiba Mais

Nota Técnica

 

 

Leia Também

Especialistas contradizem declaração de ministra da Agricultura sobre regeneração da Amazônia após queimadas

Propriedades privadas registram 33% dos focos de calor na Amazônia, diz IPAM

Crime organizado é responsável pelo desmatamento na Amazônia, diz Raquel Dodge

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
3 de setembro de 2019

Crime organizado é responsável pelo desmatamento na Amazônia, diz Raquel Dodge

Segundo a PGR, é preciso enfrentar o problema como um fenômeno transnacional, onde há quem desmata e quem usa essa madeira no exterior

Notícias
4 de setembro de 2019

Propriedades privadas registram 33% dos focos de calor na Amazônia, diz IPAM

Áreas públicas não destinadas respondem por 20% dos casos, segundo nota técnica publicada nesta quarta-feira pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia

Reportagens
8 de setembro de 2019

Especialistas contradizem declaração de ministra da Agricultura sobre regeneração da Amazônia após queimadas

Ao contrário do que sugeriu Tereza Cristina, floresta não consegue alcançar regeneração plena sozinha. Queimadas criam ciclo de destruição que se retroalimenta, modificando de forma permanente estrutura do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.