O que é uma Armadilha Fotográfica

((o))eco
segunda-feira, 6 abril 2015 13:32

Tigre-de-sumatra "capturado" pela câmera. Foto:
Tigre-de-sumatra "capturado" pela câmera. Foto:

Uma armadilha fotográfica é uma câmera ativada à distância para fotografar animais em estado selvagem com a menor interferência humana possível. Seu objetivo é produzir imagens de espécies, principalmente aquelas de difícil visualização pelos pesquisadores, como espécies noturnas e raras. Desta forma, a “captura” ocorre por meio de registro fotográfico – daí o nome -, o que caracteriza este equipamento como não invasivos, ou seja, não causa incômodo e nem promovem qualquer tipo de lesão no animal monitorado.

A armadilha fotográfica é uma caixa estanque, normalmente camuflada, em cujo interior há uma máquina fotográfica ou outro sistema para armazenar imagens, atrelada a um facho de luz ou sensor de infravermelho capaz de detectar movimento e/ou calor, que se ativa quando animais passam à sua frente.

O uso de armadilhas fotográficas ocorre há mais de um século. As primeiras foram desenvolvidas pelo fotógrafo George Shiras na década de 1890. Shiras usava fios camuflados e uma lâmpada de flash para capturar seus animais em filme: a câmera e o flash eram ativados quando o animal esbarrava nos fios. As fotos foram as primeiras do tipo a ser publicadas na revista National Geographic. O primeiro uso puramente científico de armadilhas fotográficas foi na década de 1920, quando Frank Chapman pesquisou as grandes espécies na ilha de Barro Colorado, no Panamá. No entanto, por ser um equipamento volumoso, difícil de armar e de baterias com pouca carga, o uso de armadilhas só se popularizou na década 1990, com câmeras equipadas com sensores infravermelhos. Hoje, com o advento das câmeras digitais, a prática de estudar a vida selvagem através de armadilhas fotográficas se tornou ainda mais simples e acessível.

A grande vantagem das armadilhas fotográficas é a possibilidade de registrar informações precisas sem a necessidade do animal ser capturado, o que, em muitos casos, substitui o uso de técnicas como o anilhamento ou colares de rastreamento. As armadilhas fotográficas revolucionaram a investigação da vida selvagem produzindo imagens de espécies raramente avistadas, em perigo de extinção, ou mesmo ainda desconhecidas.

 

 

Leia também
O que é Monitoramento Remoto de Animais
O que é uma Floresta
O que é a Economia Verde

 

 

 

2 comentários em “O que é uma Armadilha Fotográfica”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.