Dicionário Ambiental

O que é uma Armadilha Fotográfica

Apesar do nome ameaçador, este equipamento é inofensivo e permite monitorar a fauna sem capturá-la, além da chance de produzir belas imagens.

6 de abril de 2015 · 9 anos atrás

Uma armadilha fotográfica é uma câmera ativada à distância para fotografar animais em estado selvagem com a menor interferência humana possível. Seu objetivo é produzir imagens de espécies, principalmente aquelas de difícil visualização pelos pesquisadores, como espécies noturnas e raras. Desta forma, a “captura” ocorre por meio de registro fotográfico – daí o nome -, o que caracteriza este equipamento como não invasivos, ou seja, não causa incômodo e nem promovem qualquer tipo de lesão no animal monitorado.

A armadilha fotográfica é uma caixa estanque, normalmente camuflada, em cujo interior há uma máquina fotográfica ou outro sistema para armazenar imagens, atrelada a um facho de luz ou sensor de infravermelho capaz de detectar movimento e/ou calor, que se ativa quando animais passam à sua frente.

O uso de armadilhas fotográficas ocorre há mais de um século. As primeiras foram desenvolvidas pelo fotógrafo George Shiras na década de 1890. Shiras usava fios camuflados e uma lâmpada de flash para capturar seus animais em filme: a câmera e o flash eram ativados quando o animal esbarrava nos fios. As fotos foram as primeiras do tipo a ser publicadas na revista National Geographic. O primeiro uso puramente científico de armadilhas fotográficas foi na década de 1920, quando Frank Chapman pesquisou as grandes espécies na ilha de Barro Colorado, no Panamá. No entanto, por ser um equipamento volumoso, difícil de armar e de baterias com pouca carga, o uso de armadilhas só se popularizou na década 1990, com câmeras equipadas com sensores infravermelhos. Hoje, com o advento das câmeras digitais, a prática de estudar a vida selvagem através de armadilhas fotográficas se tornou ainda mais simples e acessível.

A grande vantagem das armadilhas fotográficas é a possibilidade de registrar informações precisas sem a necessidade do animal ser capturado, o que, em muitos casos, substitui o uso de técnicas como o anilhamento ou colares de rastreamento. As armadilhas fotográficas revolucionaram a investigação da vida selvagem produzindo imagens de espécies raramente avistadas, em perigo de extinção, ou mesmo ainda desconhecidas.

Leia também

Dicionário Ambiental
16 de março de 2015

O que é a Economia Verde

Entenda o controverso conceito pelo qual a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável podem ser alcançados por mecanismos de mercado.

Dicionário Ambiental
19 de março de 2015

O que é uma Floresta

Tentar definir o que é uma floresta não é tarefa fácil. Entenda neste verbete o porquê.

Dicionário Ambiental
30 de março de 2015

O que é Monitoramento Remoto de Animais

As tecnologias de rádio e os satélites facilitam a vida dos pesquisadores que estudam as rotinas dos animais dentro dos seus habitats.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Edilberto diz:

    Tem uma dessa na serie dark


  2. Henrique diz:

    Qual marca/modelo de câmera armadilha recomendada para um amador curioso da natureza como eu?


    1. Alex Arévalo diz:

      Tem a Bushnell e a Reconyx