Dicionário Ambiental

O que é a Megafauna

"Mega" quer dizer grande em grego antigo, e "fauna" significa animal em latim. O termo é usado para descrever animais de porte.

7 de outubro de 2013 · 10 anos atrás

O termo megafauna se refere a todos os animais de grandes proporções, mais especificamente, descreve os animais terrestres pouco maiores do que um ser humano que, em geral, não são domesticados. São incluídos neste grupo as espécies aquáticas gigantes, especialmente baleias; os maiores animais silvestres terrestres existentes, especialmente os elefantes, girafas, hipopótamos, rinocerontes e grandes bovinos; e também os dinossauros e outros répteis gigantes já extintos.

Entretanto, quando se diz megafauna, a associação mais comum é o conjunto dos animais pré-históricos de grandes proporções que conviveram com a espécie humana, e desapareceram no final do período Pleistoceno, a Era do Gelo. Estes animais – muitas vezes maiores do que suas contrapartes modernas, como por exemplo o mamute -, foram extintos há 10,000-40,000 anos atrás, principalmente no norte da Eurásia, nas Américas e a Austrália.

A extinção da megafauna foi um evento de extinção em massa que ocorreu simultaneamente em diferentes lugares do globo. A ciência especula que o desaparecimento destes animais teria ocorrido por um conjunção de fatores climáticos (o aquecimento do planeta com o fim da Era do Gelo e o início do período Holoceno) e também por fatores antrópicos (a coexistência com a espécie humana, que pode ter dizimado essas diversas espécies através da competição por alimentos ou pela ação direta da caça).

Os representantes da megafauna foram extintos em todos os lugares do mundo, exceto no continente africano. Na savana africana ainda são encontrados os grandes animais remanescentes da megafauna extinta, como o elefante africano, o maior animal terrestre do mundo; a girafa, o mais alto; e o maior dos felinos, o leão. A sobrevivência desta megafauna se explica pelas mesmas razões que extinguiram as demais: as mudanças climáticas entre o fim do Pleistoceno e inicio do Holoceno, na maior parte dos continentes transformou as savanas, um ambiente propício para grandes animais, em florestas densas devido ao aumento da umidade. Esse mesmo fenômeno agiu de forma contrária na África, transformando desertos em savanas.

Outro ambiente menos afetado pelos fatores climáticos e antrópicos da Era do Gelo foram os ecossistemas marinhos. Algumas espécies atuais também podem ser consideradas remanescentes da megafauna, como a baleia azul e o tubarão-baleia. Infelizmente, hoje a maioria corre risco de extinção em razão dos avanços humanos que permitiram a pesca e a caça em largas escalas.

No período do Pleistoceno, a América do Sul se parecia muito com a savana africana atual. E os dinossauros, desaparecidos com o fim do período Cretáceo, deram lugar a uma megafauna sul-americana: mastodontes, antepassados dos elefantes, preguiças gigantes de cinco toneladas e os gliptodontes, tatus do tamanho de um pequeno carro. No Brasil, sítios paleontológicos da região sudoeste do Estado do Piauí, como a Serra da Capivara, são uma das regiões de maior concentração de fósseis da megafauna Pleistocênica da América intertropical. Aqui, a extinção da megafauna se deu quase exclusivamente por fatores climáticos do aumento da umidade, uma vez que a glaciação da Era do Gelo não ocorreu. Os cerrados dominavam o cenário, mas foram reduzidos pela alteração do clima. Por isso hoje, numa região que seca onde a caatinga predomina, são achados tantos fósseis de animais da megafauna.

Leia também

Colunas
30 de setembro de 2013

Arqueologia pré-colombiana reforça teses de impactos ambientais

A chegada do ser humano nas Américas pode ter ocorrido há 50 mil anos, o que reforça teoria de que foi ele que causou extinções da megafauna.

Colunas
8 de novembro de 2011

O caso dos mastodontes de barriga cheia

Quem matou esse gigante vegetariano? A busca pela causa da extinção do mammut americanun compete com os melhores romances policiais.

Colunas
12 de novembro de 2012

A máquina do tempo: Flacourt e a fauna perdida de Madagascar

As ilhas não servem apenas como bons esconderijos de piratas. Seu isolamento também as transforma em laboratórios de biodiversidade.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 7

  1. daniel diz:

  2. Juan diz:

    E outra o termo Mega Fauna é usado somente para os grandes mamíferos, não inclui répteis e como não houve a glaciação no Brasil ? Se o aumento e a queda da temperatura aconteceu basicamente em todo Planeta e os animais que habitavam o Brasil não eram exclusivos , eram animais que habitavam todo o continente americano, nas áreas geladas do Norte e Sul do continente, mais ainda não só a África manteve sua Mega Fauna,o Sul da Ásia também


  3. daniel nunes diz:

    meu Deus tamtos erros que da vontade de ficar cego


    1. Alex diz:

      Da vontade de ficar cego com sua caligrafia


  4. maria fernanda diz:

    a baleia e o maior mamifero do mundo


  5. Jorge diz:

    O maior felino que existe não é o leão,é o tigre,e tigre vive na Ásia.


  6. Estevan diz:

    com certeza esse texto não foi escrito por um profissional, pois há vários erros. Primeiro que os mastodontes não foram antepassados dos elefantes, segundo que a megafauna não é atualmente exclusiva da África, pois o termo megafauna abrange a todos os animais com um peso igual ou a cima de 45 kg, sendo assim pode se encontrar representantes da megafauna em todos os continentes, e por último que a megafauna sul-americana se deu a extinção por quase completo pelas mudanças climáticas, está errada, pelo seguinte motivo que na America do Sul são encontrados muitos fósseis de animais da megafauna com marcas de consumo humano e até de marcas de flechas, e alem do mais que grandes animais como elefantes, rinocerontes, hipopótamos e etc, conseguem muito bem viver em florestas tropicais fechadas, e já foi provado que preguiças gigantes, algumas espécies de tatus gigantes, mastodontes entre outros, eram bem adaptados a vida em florestas.