Lucas Ferrante e Philip Martin Fearnside
Lucas Ferrante é doutorando em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Philip Martin Fearnside é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

Oxigênio para Manaus usado como manobra do lobby para uma rodovia inviável

Lucas Ferrante e Philip Martin Fearnside
quinta-feira, 11 fevereiro 2021 16:45
A pavimentação de trechos da rodovia é uma das prioridades do Governo na área de infraestrutura. Foto:PPBIO/CENBAM/Fernando O.G. Figueiredo.

A rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho) corta um dos blocos mais conservados de floresta amazônica, e a proposta de reconstrução desta rodovia antes abandonada implica na migração de grileiros, madeireiros e outros atores do arco de desmatamento para vastas áreas de floresta intacta. O DNIT vem descumprindo a legislação ambiental para pavimentar um trecho da rodovia que carece de estudos ambientais, fato que o Ministério Público Federal classificou como de “má fé”. O governo federal se recusa a realizar as consultas prévias obrigatórias dos indígenas. Como denunciado por um cacique do povo Apurinã, um ramal ilegal que está sendo construído para ligar com a rodovia tem dado invasores acesso à sua terra indígena, e, além do desmatamento já documentado, as comunidades indígenas temem espalhado do coronavírus.

No Twitter do Ministério de Infraestrutura, foi divulgada uma postagem anunciando uma rota emergencial via BR-319 para facilitar o transporte de oxigênio para Manaus. A segunda onda de coronavírus que Manaus enfrenta foi prevista em agosto do ano passado na revista Nature Medicine. O Amazonas sabia desde novembro que o oxigênio em Manaus seria insuficiente, e o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello sabia vários dias antes da atual crise. Mas o oxigênio não foi providenciado em tempo hábil.

Ministério de Infraestrutura anuncia rota emergencial via BR-319 para facilitar o transporte de oxigênio para Manaus. Imagem: Reprodução.

Mesmo se a BR-319 fosse completamente reconstruída e pavimentada, o transporte de carga entre Manaus e São Paulo via esta rodovia seria 19% mais caro do que pelo o sistema atual, que passa via Belém com barcaças no rio Amazonas, e se o sistema portuário de Manaus fosse ampliado (por exemplo, em Itacoatiara) para fazer o transporte até Santos em navios, este transporte seria 37% mais barato que o sistema atual.

Caso o Ministério da Saúde tivesse enviado oxigênio em tempo hábil, poderiam ter providenciado o oxigênio de Manaus com menos custo. Com uma demanda urgente como a atual, faz muito mais sentido utilizar o transporte aéreo, não sendo justificado relacionar a crise de oxigênio de Manaus com a rodovia.

De forma propagandista em prol de um lobby da rodovia, o prefeito de Manaus (David Almeida) tentou justificar a crise de falta de oxigênio com a ausência da rodovia. Em seguida, o DNIT anunciou na sua conta do Twitter que iria escoltar carretas que transportariam oxigênio até Manaus pela rodovia BR-319. O atolamento e reboca dos caminhões transportando o oxigênio via BR-319 não deve ser visto como uma estratégia heroica ou uma demonstração de isolamento da região, mas uma tentativa de lobby de uma obra inviável economicamente e ambientalmente, além de estar violando os direitos dos povos indígenas.

 

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17 comentários em “Oxigênio para Manaus usado como manobra do lobby para uma rodovia inviável”

  1. Lucas, parabéns pela matéria e por seus artigos na NaureMedicine, e outros com o Fearnside, outro entusiasta da Amazônia. Entrei no seu face e já sou sua fã incondicional. Estudei toda a problemática do virus e com certeza você e os seus colegas têm toda a razão. No entanto, tem o cara que acredita mais no vídeo do whatts enviado pelo robõ….

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  2. O povo amazonense não merece mais ficar isolado do país por conta da moralidade de um falso ambientalismo. 319 uma rodovia inviável? Pois será muito viável depois de estiver pavimentada. BR-174 está aí pra contar a história.

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  3. Infelizmente o Brasil é um país cheio de traidores, vende a alma pra aparecer como salvadores do meio ambiente, não vejo isso em país nenhum, pessoas que se dedicam a destruir o país por doutrinação que aprendem nas faculdades, crias da comunista Marina Silva, que vê todo problema pra asfaltar a BR 319, mas não viu crime ambiental nenhum ao rasgar a mata e abrir uma estrada de Porto Velho-RO ao Acre, ela não viu o tanto de árvores que foram derrubadas, não viu perigo de invasão de terras as margens da rodovia, não viu problema algum, mas na 319 não pode! O Brasil precisa se livrar desses traidores.

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    • Vc falou tudo em poucas palavras…… Concordo…. Acho que tem muitos interesses para não fazer a rodovia,,,, fui até este estado a passeio…
      E uma tristeza o pessoal que mora ao lado desta rodoviária,,, acho que os políticos tem que para de desviar o dinheiro dos impostos,,, e aplicar nas coisas necessárias…… Sabe até hoje eu não sei o que a Marina Silva fez pelo norte do Brasil….. E por estes fatos que destesto política,,, povo mentirosos e sem responsabilidade com seu próximo….

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  4. Eu só acho que um Estado da nossa Federação, não pode ficar refém só de transportes aéreos e de embarcações fluviais,,,, pelo que se da para ver de tudo isto ,, pode sim fazer uma Rodovia como a 319,,, e ter o meio ambiente consevado ,,,, olha só a mata Atlântica tem conservação,,, Moro na cidade de Peruíbe, SP,,, tem a Jureia com ótima conservação,,, pois tem fiscalização,,, uma polícia ambiental que trabalha mesmo com poucos policiais efetivos, e falta de ajuda de muitos,,, que só reclamam,,,,, já eu acho que muitos desejam que a 319 não seja pavimentada por interesses próprios,,, detesto política,,, não gosto do PT e nem tão pouco do Bolsonaro,,, mas tem sim que fazer a recuperação da 319 só quem mora ali sabe o sofrimento…… Desculpa aí me meter…. Abraços a todos

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  5. Essa rodovia tem que ficar pronto o quanto antes para a integração nacional,a amazônia não pode ficar sem a ligações com o resto do país br319 e br230 já!!!

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