Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Viraliza vídeo que mostra 3 onças-pintadas mortas; Polícia investiga caso

Sabrina Rodrigues
terça-feira, 12 novembro 2019 22:21
Até o momento, não há informações oficiais sobre o vídeo com três onças-pintadas mortas a tiro em uma caminhonete. Foto: Reprodução.

Um vídeo de um pouco mais de um minuto com três onças-pintadas mortas a tiros em uma caminhonete vem circulando nas redes sociais. As imagens são narradas por uma mulher, que mostra os corpos das onças e apresenta um homem como autor do triplo assassinato. O clima é de celebração. 

O homem identificado no vídeo como “Rapicho” se deixa ser filmado sendo chamado de matador de onça.“Olha isso, três onças pintadas, que o Rapicho acabou de matar”, diz a mulher não identificada, enquanto filma os felinos sem vida na caminhonete. 

Segundo informações que circulam nas redes sociais, o fato teria ocorrido na região próxima ao Rio das Mortes, no município de Cocalinho, em Mato Grosso.

Não se consegue determinar o sexo ou a idade dos felinos mortos, mas parece se tratar de uma mãe e dois filhos jovens. 

((o))eco entrou em contato com a Polícia Civil de Mato Grosso que informou que não houve registro de ocorrência de crime ambiental contra a fauna na Delegacia de Cocalinho, mas que a Polícia Civil está tomando as primeiras providências para a apuração dos fatos, após ter acesso às imagens através de redes sociais. 

“O delegado responsável pela unidade, Valmon Pereira da Silva, determinou a realização de diligências com o fim de apurar a veracidade do vídeo e se o caso realmente aconteceu no município. O trabalho de apuração está na fase inicial e por enquanto ainda não há informações relevantes sobre o caso”, informou a Polícia Civil de Mato Grosso. 

((o))eco também entrou em contato com o Ibama, que se limitou a dizer que não tinha informações sobre o vídeo.

A proteção da onça-pintada (Panthera onca), o maior felino das Américas, é prerrogativa do Ibama e dos órgãos estaduais e municipais que fazem parte do Sistema Nacional de Meio Ambiente. Embora no mundo ela esteja classificada como quase ameaçada na lista vermelha feita pela IUCN, no Brasil ela está Vulnerável à extinção. A caça e perda de habitat estão entre as maiores ameaças à continuidade da espécie. 

Assista ao vídeo:

 

Leia Também

MPF denuncia grupo que matou mais de mil onças-pintadas no Acre

Encurralado por cães, filhote de onça-pintada é resgatado em Mato Grosso

Onças e outros gatos são ameaçados pela caça na Caatinga

 

18 comentários em “Viraliza vídeo que mostra 3 onças-pintadas mortas; Polícia investiga caso”

  1. Como alguém tem a coragem de cometer tamanha crueldade, por favor quem conhece o cretino, denuncie, pois não podemos compactuar com essa atitude, o País está indignado.

    Responder
    • Boa noite Junior. Eu sou o julio biólogo. O impressionante é que nós nunca ficamos sabendo qual é o destino desse lixos de caçadores do inferno. Estamos nós seres desumanos acabando com o planeta. Estamos dando tiro no próprio pé.

      Responder
  2. nao se faz isso com um animal tao lindo que pecado quem faz isso tem o coraçao de pedra nao tem sentimentos, nao tem dó, piedade, compaixao, amor, quem fez isso deveria tar chorando agora, a caça da onça pintada tem que acabar, muitos estudos indicam que tem pouco menos de 300 onças pintadas em todo o brasil mas de 1.00 onças foram mortas o pior humano é o que prejudica os animais isso é muito errado

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.