Salada Verde

Viraliza vídeo que mostra 3 onças-pintadas mortas; Polícia investiga caso

Polícia Civil de Cocalinho, em Mato Grosso, de onde teriam partido as imagens, informa que não há registro do caso, mas que iniciou as investigações

Sabrina Rodrigues ·
12 de novembro de 2019 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Até o momento, não há informações oficiais sobre o vídeo com três onças-pintadas mortas a tiro em uma caminhonete. Foto: Reprodução.

Um vídeo de um pouco mais de um minuto com três onças-pintadas mortas a tiros em uma caminhonete vem circulando nas redes sociais. As imagens são narradas por uma mulher, que mostra os corpos das onças e apresenta um homem como autor do triplo assassinato. O clima é de celebração. 

O homem identificado no vídeo como “Rapicho” se deixa ser filmado sendo chamado de matador de onça.“Olha isso, três onças pintadas, que o Rapicho acabou de matar”, diz a mulher não identificada, enquanto filma os felinos sem vida na caminhonete. 

Segundo informações que circulam nas redes sociais, o fato teria ocorrido na região próxima ao Rio das Mortes, no município de Cocalinho, em Mato Grosso.

Não se consegue determinar o sexo ou a idade dos felinos mortos, mas parece se tratar de uma mãe e dois filhos jovens. 

((o))eco entrou em contato com a Polícia Civil de Mato Grosso que informou que não houve registro de ocorrência de crime ambiental contra a fauna na Delegacia de Cocalinho, mas que a Polícia Civil está tomando as primeiras providências para a apuração dos fatos, após ter acesso às imagens através de redes sociais. 

“O delegado responsável pela unidade, Valmon Pereira da Silva, determinou a realização de diligências com o fim de apurar a veracidade do vídeo e se o caso realmente aconteceu no município. O trabalho de apuração está na fase inicial e por enquanto ainda não há informações relevantes sobre o caso”, informou a Polícia Civil de Mato Grosso. 

((o))eco também entrou em contato com o Ibama, que se limitou a dizer que não tinha informações sobre o vídeo.

A proteção da onça-pintada (Panthera onca), o maior felino das Américas, é prerrogativa do Ibama e dos órgãos estaduais e municipais que fazem parte do Sistema Nacional de Meio Ambiente. Embora no mundo ela esteja classificada como quase ameaçada na lista vermelha feita pela IUCN, no Brasil ela está Vulnerável à extinção. A caça e perda de habitat estão entre as maiores ameaças à continuidade da espécie. 

Assista ao vídeo:

 

Leia Também

MPF denuncia grupo que matou mais de mil onças-pintadas no Acre

Encurralado por cães, filhote de onça-pintada é resgatado em Mato Grosso

Onças e outros gatos são ameaçados pela caça na Caatinga

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
16 de abril de 2018

Onças e outros gatos são ameaçados pela caça na Caatinga

Se não são vítimas diretas, perdem alimentos devido a concorrência do ser humano, que abatem as presas maiores e desequilibram a dieta dos felinos

Salada Verde
14 de fevereiro de 2019

Encurralado por cães, filhote de onça-pintada é resgatado em Mato Grosso

Felino estava perambulando sozinho em assentamento quando foi resgatado por agentes da Secretaria de Meio Ambiente

Salada Verde
1 de julho de 2019

MPF denuncia grupo que matou mais de mil onças-pintadas no Acre

Justiça Federal já aceitou a denúncia contra caçadores ilegais que atuavam no interior do estado. Grupo responderá por caça e uso de armas de fogo sem permissão

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 18

  1. julia diz:

    nao se faz isso com um animal tao lindo que pecado quem faz isso tem o coraçao de pedra nao tem sentimentos, nao tem dó, piedade, compaixao, amor, quem fez isso deveria tar chorando agora, a caça da onça pintada tem que acabar, muitos estudos indicam que tem pouco menos de 300 onças pintadas em todo o brasil mas de 1.00 onças foram mortas o pior humano é o que prejudica os animais isso é muito errado


  2. Sérgio diz:

    O dia que vocês ficarem frente a frente com bichão desse no mato acredito que vão rever os comentarios .


  3. APARECIDA SANTANNA diz:

    O Bicho mais desprezível é o SER que se ACHA RACIONAL. TEM QUE HAVER MUDANÇAS DAS LEIS., e sem PROGRESSÃO DE PENA.


  4. Rosana diz:

    Covarde!!!!!assasino!!!! Ainda posta ,deveria ir prezo,


  5. Jorge diz:

    É incrível como o ser humano consegue ser tão ruim e sem consciência.


  6. Luiz diz:

    impressionante é a pena ridícula de 6 meses a um ano de prisão! Deveria ser tratado como crime hediondo sem fiança! Os imbecis deveriam apodrecer na cadeia!


  7. Luciano diz:

  8. Reginaldo diz:

    Tomara que a polícia prende todos estes criminosos


  9. Ligiane uhry diz:

    Queremos nome ,sobrenome, multa gigantesca e cadeia aos culpados ,esses animais são patrimônio sagrado do Brasil, punição severa já!


  10. Adriano diz:

    Isso so pode ser eleitor de bolsonaro , cavaleiro das trevas …. não são de Deus


    1. Luiz diz:

      Você não passa de um imbecil, quer agora jogar a insanidade deste assassino nas costas do presidente ? Sou eleitor do Bolsonaro, e estou aqui revoltado com esse crime cometido as onças. Minha indignação a você e a esse ser desprezível que as matou.


      1. Bozo diz:

        Isso é coisa do 👻 capiroto (bolsonaro)


  11. Junior diz:

    Ainda tem coragem de dar parabens pro assassino maldito , tres oncas adultas mortas por um covarde travestido de ser humano…despresivel!


    1. julio diz:

      Boa noite Junior. Eu sou o julio biólogo. O impressionante é que nós nunca ficamos sabendo qual é o destino desse lixos de caçadores do inferno. Estamos nós seres desumanos acabando com o planeta. Estamos dando tiro no próprio pé.


  12. Dirce Sanchez Araujo diz:

    Como alguém tem a coragem de cometer tamanha crueldade, por favor quem conhece o cretino, denuncie, pois não podemos compactuar com essa atitude, o País está indignado.


  13. Paulo diz:

    Gente velhaca. Matança pelo sabor da morte.


  14. ... diz:

    Bicho homem é desprezível!


  15. Vera bicalho diz:

    O que posso dizer,além da indignação.?