Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Vídeo: Por que devemos prestar atenção nos insetos? por Ricardo Lourenço

Daniele Bragança (Texto), Márcio Lázaro (Vídeo e Edição)
domingo, 22 dezembro 2019 12:16
Abelha, a rainha da polinização. Foto: Rebekka D/Pixabay.

Existem cerca de um milhão de espécies de insetos identificados no mundo. E mesmo compartilhando o espaço com o homem, a invisibilidade e ignorância acerca desses animais persistem. Mas por que devemos prestar atenção neles?

Foi a pergunta que fizemos para o veterinário e entomologista Ricardo Lourenço, chefe do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Há anos, a Fiocruz mantém um borboletário como parte do seu programa de educação ambiental para chamar atenção justamente para eles: os insetos.

As borboletas (ordem Lepidoptera) são chamativas, dóceis e mais raras em ambiente urbano. Para jovens que cresceram em uma metrópole longe de área verde, é a oportunidade de observá-las voando, se alimentando e pousando em desavisados. A diversidade de tamanhos e cores e de serviços ecossistêmicos que as borboletas exercem dá uma amostra do tamanho do universo dos insetos e por que não devemos menosprezá-los.

Assista o último Pense Verde da temporada de 2019.