Saiba quais são as áreas prioritárias para conservação de cavernas
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Saiba quais são as áreas prioritárias para conservação de cavernas

Sabrina Rodrigues*
terça-feira, 15 janeiro 2019 20:03
A publicação “Áreas Prioritárias para a Conservação do Patrimônio Espeleológico” foi resultado do trabalho de pesquisadores, especialistas, setores e órgãos da comunidade de Espeleologia. Foto: Gruta do Lago Azul em Bonito (MS). Foto: Sissi Karoline Bueno da Silva/Wikiparques.

O Brasil possui mais de 18 mil cavernas catalogadas, mas quais delas é importante, do ponto de vista da conservação, proteger? O Centro de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav) acaba de lançar uma publicação para responder essa pergunta. O documento Áreas Prioritárias para a Conservação do Patrimônio Espeleológico traz mapas que definem quais cavernas são importantes para se manter preservadas.

O documento atende o Plano de Ação de Conservação das Cavernas do São Francisco, fundamentado nas diretrizes do Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico (Portaria MMA nº 358/2009). Pesquisadores, especialistas, setores e organizações da sociedade civil, incluindo a WWF Brasil e a Sociedade Brasileira de Espeleologia, reuniram seus esforços e conhecimentos para a realização deste trabalho, que deverá ser revisto em 4 anos.

As cavernas foram divididas em categorias voltadas para a criação ou ampliação de UCs; fiscalização e monitoramento; educação ambiental e patrimonial; manejo; pesquisa e ampliação do conhecimento.

Clique aqui para acessar o documento, além dos dados vetoriais em formato Shapefile.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMBio.

 

Saiba Mais

Áreas Prioritárias para a Conservação do Patrimônio Espeleológico

Dados Vetoriais em formato shapefile

 

Leia Também

Brasil tem mais de 18 mil cavernas registradas

Primeiros efeitos da nova lei de cavernas

A viagem do espeleólogo Claude Chabert

 

2 comentários em “Saiba quais são as áreas prioritárias para conservação de cavernas”

  1. Olá Sabrina Rodrigues, bom dia. Gostaria de informar sobre a existência de uma caverna localizada no norte de Goiás denominada 'Itákwaga' (Buraco na pedra em Tupi) onde um Grupo de apenas 04 pessoas: os índios Avá Canoeiro' sobreviveran por ceexa de 12 anos refugiando-se das perseguições e nassacres que sifreram ao longo das decadas de 60 e 70 do século XX.
    Será que esta caverna não poderia entrar na.lista das Cavernas Brasileiras visto serem o último frupo humano vico que habitaram.em.cavernas?.Estive no local. É muito bonito.
    Grato pela atenção..
    Rebato3 Sanchez – Funai

  2. Corrigindo:
    Olá Sabrina Rodrigues, bom dia. Gostaria de informar sobre a existência de uma caverna localizada no norte de Goiás denominada 'Itákwaga' (Buraco na pedra em Tupi) onde um Grupo de apenas 04 pessoas: os índios Avá Canoeiro' sobreviveran por *cerca de 12 anos refugiando-se das perseguições e *massacres que *sofreram ao longo das decadas de 60 e 70 ainda no século XX..
    Será que esta caverna não poderia entrar na lista das "Cavernas Brasileiras " visto serem os Avá Canoeiro o último Grupo Humano vivo que habitaram em cavernas ?
    Já estive no local. É muito interessante e bonito.
    A disposição e grato pela oportunidade..

    Renato Sanchez /Funai

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.