Salada Verde

PSOL quer convocar Salles para que explique combate às queimadas no Pantanal

O requerimento destinado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, foi protocolado na última sexta-feira (11)

Daniele Bragança ·
14 de setembro de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Queimada não dá trégua no Pantanal. Foto: Mayke Toscano/Secom/MT

A bancada do PSOL na Câmara protocolou um pedido convocação para que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, dê explicações sobre quais medidas o governo tem tomado e pretende tomar no combate a devastação do Pantanal. O bioma tem sofrido com queimadas, que já destruíram cerca de 2 mil hectares nos estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS). 

Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ), este mês de setembro registrou, em apenas seis dias, quase o total de área queimada registrado para todo o mês de agosto na porção do Pantanal do Mato Grosso. O mesmo laboratório estimou estimou que 1.131 mil hectares (ha) foram queimados no Pantanal do Mato Grosso (MT) e 667 mil hectares no Pantanal do Mato Grosso do Sul (MS) nos primeiros seis dias de agosto. 

“O cenário é crítico, demanda medidas de emergência e explicações do Ministério do Meio Ambiente sobre as ações de proteção, fiscalização e combate aos incêndios que estão sendo realizados e planejados para o bioma. Da mesma forma, o Ministro deve prestar esclarecimentos acerca das imediatas e necessárias medidas de contenção e prevenção conduzidas pelo Governo Federal aos Estados atingidos nas operações contra o fogo, seja quanto ao efetivo, à proteção dos povos e comunidades residentes do Bioma, à ordem orçamentária ou de estrutura e equipamentos necessários”, ressalta a bancada do PSOL. 

O documento é assinado pelos deputados Áurea Carolina (Psol/MG), David Miranda (Psol/RJ), Fernanda Melchionna (Psol/RS), Edmilson Rodrigues (Psol/PA),  Glauber Braga (Psol/RJ), Ivan Valente (Psol/SP),  Luiza Erundina (Psol/SP), Marcelo Freixo (Psol/RJ) e Sâmia Bomfim (Psol/SP). O requerimento n° 2359/2020 está em tramitação na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados aguardando avaliação do presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Maia. 

 

*Wanessa Alves, da Agência Regra dos Terços, especial para ((o))eco.

Leia Também 

Encontro das chamas ameaça parque com maior concentração de onças-pintadas do mundo

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
8 de setembro de 2020

Encontro das chamas ameaça parque com maior concentração de onças-pintadas do mundo

Mais de 1,6 milhão de hectares já foram consumidos pelo fogo no Pantanal apenas nos últimos dois meses e chamas avançam sobre refúgios da biodiversidade

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.